Capítulo 38: O Rei do Cinema mergulha fundo demais no papel 06

【Viagem Rápida】O obcecado sempre me força a amá-lo Nuvens remanescentes e lua da aurora 2889 palavras 2026-07-29 18:37:04

Página (1/3)

Beatriz: “…”

Era uma afirmação impossível de refutar.

De fato, bastava encontrar um lugar adequado e vazio para que pudessem conversar em particular.

A situação anterior fizera Beatriz querer fugir, voltar para casa e recuperar a calma.

Ela não havia pensado em procurar depois um lugar para conversar a sós com Gustavo.

Então deveria encontrar um lugar para conversar com Gustavo agora?

Conversar sobre a maneira como ele a tratava?

Seria adequado falar naquela noite?

Ou seria melhor esperar alguns dias, até organizar os pensamentos?

Enquanto Beatriz permanecia mergulhada em suas reflexões, olhares discretos, vindos de todos os lados, pousavam sobre os dois.

Joana rompeu o impasse no momento certo:

— Beatriz, sinto muito por ter lhe causado tantos problemas hoje. Daqui a pouco pedirei ao motorista que a leve para casa. Na próxima vez, farei Gustavo se desculpar devidamente com você.

Joana posicionou-se diante de Gustavo e, suportando o olhar profundo dele, terminou de falar rapidamente.

Depois, lançou um olhar de canto para os arredores.

Ao perceber isso, Beatriz ficou imediatamente alerta.

Se ela saísse sozinha com Gustavo para conversar, o que aquelas pessoas pensariam?

E quem poderia garantir que ninguém espalharia rumores?

No estúdio, aquelas questões podiam ser contidas graças à supervisão de Fábio e aos contratos de confidencialidade. Mas, fora dali, o que fariam caso alguém os fotografasse?

Aquele certamente não era um bom momento para conversar.

Beatriz reagiu depressa.

Lançou um olhar agradecido para Joana.

Joana assentiu e fez um gesto para que Beatriz fosse embora logo.

Ao mesmo tempo, virou-se para Gustavo e começou a explicar algo em voz baixa, garantindo repetidamente que ele logo voltaria a ver Beatriz.

Quando Beatriz já estava distante, Fábio percebeu que tudo havia terminado. Entregou a ela os mil reais combinados e ainda lhe deu um envelope vermelho com trezentos reais, como consolo pelo coração ferido.

Depois de se despedir rapidamente de Fábio, Beatriz correu até o camarim para tirar o figurino e vestir as roupas que usara ao chegar.

Assim que terminou de se trocar e ligou o celular, o aparelho começou a vibrar.

Beatriz viu que era sua querida mamãe ligando.

Ao olhar as horas, percebeu que já passava das oito e atendeu depressa.

— Alô, mãe. Aconteceu alguma coisa?

— Nada. Você saiu de manhã para brincar com seus colegas e disse que voltaria para jantar. Já está quase dando oito horas, então queria saber a que horas você volta — respondeu a mãe de Beatriz, com suavidade. Havia um evidente alívio oculto em sua voz.

Era claro que os pais estavam preocupados porque ela passara tanto tempo sem mandar notícias.

Beatriz olhou, arrependida, para as três chamadas não atendidas em seu celular.

Uma era do pai; as outras duas, da mãe.

A mais antiga fora feita às sete.

Naquele momento, já havia escurecido. Seus pais provavelmente tinham preparado o jantar e, cansados de esperar, decidiram ligar.

Página (1/3)

Página (2/3)

Como estava ocupada com as filmagens, Beatriz não levara o celular consigo e não ouvira as chamadas.

Ela se apressou em dizer:

— Não fiquem me esperando. Eu me empolguei brincando com meus colegas e já comi. Estou me preparando para voltar para casa, então não me esperem, está bem? Trouxe a chave.

— Hum… — A mãe de Beatriz hesitou, como se quisesse dizer algo, mas, depois de pensar um pouco, decidiu pedir apenas que a filha voltasse logo. Poderiam conversar no dia seguinte. — Está bem, volte depressa.

— Ah, é verdade. Seu pai fez costelas empanadas, que você adora. Deixou tudo aquecido na panela. Quando chegar, coma um pouco; não deixe todo o esforço do seu pai ser desperdiçado.

— Está bem, já estou indo. Obrigada por se preocupar comigo, mamãe. Beijinhos!

Beatriz respondeu sorrindo.

Depois, as duas desligaram.

Ao se lembrar das famosas costelas salgadas e crocantes preparadas pelo pai, Beatriz ficou com água na boca.

Na verdade, estava com fome, pois ainda não havia jantado.

Depois de guardar suas coisas, Beatriz saiu do camarim.

À porta, Joana e Gustavo estavam parados do lado de fora, como se estivessem esperando por ela.

E, de fato, era exatamente isso que faziam.

Beatriz olhou para os dois.

De repente, o aviso do sistema surgiu: o nível de hostilidade aumentara. Agora estava em vinte e cinco pontos.

Beatriz: “…”

Não, espere. O que aconteceu com você? Por que sua hostilidade aumentou de repente? Quem o deixou de mau humor?

Gustavo, naturalmente, não explicaria nada a Beatriz.

Apenas a observava com seriedade, de maneira tranquila e indiferente, sem examiná-la nem demonstrar admiração.

Ele simplesmente olhava para ela, guardando-a no coração e nos olhos.

Era como se, muito tempo antes, já tivesse permanecido em silêncio, observando-a por um período imensamente longo…

Beatriz não conseguia entender o que estava acontecendo, e tampouco queria entender naquele momento.

O melhor era ir embora depressa.

Aproximar-se de Gustavo não apenas não reduzira a hostilidade dele, como ainda fizera o número continuar subindo. Aquela missão era capaz de tirar a vida de qualquer um!

— Joana, você queria falar comigo? Se não for nada, vou embora. Meus pais estão me esperando em casa.

Aos olhos de Beatriz, Joana era uma pessoa que a tratava bastante bem, embora houvesse uma grande possibilidade de isso acontecer por causa de Gustavo.

Ainda assim, Beatriz era sinceramente grata por tudo o que ela fizera naquele dia.

Ao ouvir suas palavras, Joana lançou um olhar brusco para Gustavo. Só depois de confirmar que ele não havia mudado de expressão é que respirou aliviada e disse a Beatriz:

— Eu não tinha falado que nosso motorista levaria você para casa? O carro é nosso. Basta entrar, está bem? Não recuse.

Joana falou com tanta franqueza e naturalidade que Beatriz também não fez cerimônia. Apenas assentiu:

— Está bem. Obrigada, Joana.

— Não precisa agradecer — respondeu Joana, sorrindo e acenando com a mão. — Ah, pode me passar seu contato?

Beatriz girou os olhos.

É claro que deveria trocar contatos. Ela ainda queria se aproximar de Gustavo e reduzir o nível de hostilidade dele.

Como poderia deixar de fazer isso?

Em pouco tempo, as duas trocaram seus contatos.

Depois, Beatriz olhou para Gustavo, que permanecia em silêncio, e se lembrou de que ele era autista.

Pensando nisso, disse-lhe com sinceridade:

— Hoje fui escolhida por acaso pelo diretor Fábio para interpretar sua irmã. E foi uma surpresa maravilhosa descobrir que você interpretaria meu irmão. Apesar de tudo o que aconteceu depois, fiquei muito feliz por ter conhecido você e me tornado sua irmã.

— Só que está muito tarde, e meus pais estão preocupados. Preciso ir para casa. Tchau.

Beatriz acenou para Gustavo e partiu rapidamente.

Gustavo observou sua silhueta se afastar e murmurou:

— Até logo.

Página (2/3)

Página (3/3)

Depois que Beatriz desapareceu ao longe, restaram apenas Gustavo e Joana.

— Gustavo, você ouviu Beatriz falando ao telefone com os pais dela. Ela parecia tão íntima deles… Você ficou incomodado? — perguntou Joana, franzindo as sobrancelhas, apreensiva.

Gustavo ergueu os olhos para ela, mas não disse nada. Em seus olhos escuros e profundos, só era possível perceber uma opressão intensa.

Joana ficou ainda mais preocupada.

Aquela atitude de Gustavo em relação aos pais de Beatriz não era nada boa.

Se, no futuro, ele realmente se envolvesse com Beatriz, a resistência dos pais dela não seria pequena.

—

Beatriz chegou em segurança em casa. Ao olhar na direção do apartamento, percebeu que ainda havia luz acesa.

Provavelmente sua mãe deixara a luz ligada para ela.

Beatriz apertou rapidamente o botão do elevador e subiu.

Abriu a porta com cuidado e fechou-a sem fazer barulho.

Depois de calçar os chinelos e atravessar o hall de entrada, encontrou o pai cochilando.

A televisão da sala estava ligada no modo silencioso, lançando clarões fracos e intermitentes.

O coração de Beatriz se aqueceu.

Ela caminhou silenciosamente até atrás do pai e bateu de leve em seu ombro.

— Pai, pai, vá dormir no quarto.

O pai despertou assustado. Esfregou os olhos e, ao perceber que era Beatriz, resmungou:

— Finalmente você chegou. As costelas estão quentes. Se quiser que fiquem mais crocantes, coloque-as um pouco no forno. Vou dormir, está bem? Amanhã ainda preciso trabalhar.

Arrastando os chinelos, ele caminhou até o quarto.

Depois de vê-lo entrar, Beatriz se aninhou inteira no sofá.

Inúmeras vezes agradecera por ter pais tão maravilhosos.

Compreensivos e gentis.

Eles lhe davam espaço e respeitavam sua privacidade.

Eram realmente incríveis. Ela os amava muito.

Beatriz passou algum tempo feliz, agradecida pela própria sorte, mas logo se levantou para pegar na cozinha os pratos que sua mãe havia deixado e as costelas.

Comeu em silêncio, lavou a louça e, quando se deitou, já eram onze horas.

A maior característica dos jovens contemporâneos era inverter completamente o dia e a noite.

Beatriz também tinha um pouco desse mau hábito.

Conversou casualmente com os colegas que haviam saído com ela naquele dia, contou-lhes que trabalhara como figurante e, quando perguntaram sobre os detalhes, disse que assinara um contrato de confidencialidade e não podia revelar nada. Então encerrou o assunto.

Deitada na cama, Beatriz de repente sentiu sono.

Quando não tinha compromissos no dia seguinte, normalmente conseguia ficar acordada até uma ou duas da manhã.

Talvez estivesse cansada demais. Assim que terminou de conversar com os colegas, seus olhos já mal conseguiam permanecer abertos.

Sem alternativa, semicerrando os olhos, ela começou a pensar nos acontecimentos daquele dia.

Quando será que o sistema despertara?