Capítulo 2: A sensação de lar
A voz de Sangsang saía trêmula, quase prestes a chorar.
— Be... benfeitor, de-desculpe, eu não fiz por querer... Eu só queria perguntar, o coelho na mesa, eu... eu posso comer um pouco?
Em contraste com o nervosismo de Sangsang, a reação de Shen Yan era muito mais tranquila.
No campo, não era incomum um homem andar de torso nu, mas mesmo assim, bastava um olhar para causar certo constrangimento.
Ele respondeu com indiferença:
— Coma tudo.
Afinal, ele havia deixado para ela.
Com o calor que fazia, se não comesse tudo, estragaria.
Embora fosse um gesto de bondade, o tom dele soava quase como uma ordem.
Sangsang, por sua vez, acatou como se recebesse um comando, acenando mecanicamente com a cabeça.
— C-certo, está bem.
Sem esperar mais, ela entrou rapidamente na casa, enfiando o rosto entre as mãos.
A imagem do corpo alto e forte de Shen Yan ainda estava gravada em sua mente, difícil de afastar; suas orelhas ardiam, vermelhas de vergonha.
No fim, só conseguiu canalizar o constrangimento para o apetite, pegou o grande coelho gordo e começou a devorá-lo com mordidas vorazes.
O primeiro pedaço desceu inteiro, sem tempo para saborear, mas mesmo assim sentiu um sabor delicioso, que permaneceu em sua boca.
No segundo pedaço, provou com mais atenção, sentindo a pele crocante e o interior macio e suculento; seu corpo inteiro relaxou com tamanha gostosura.
Mordida após mordida, o sabor crocante e cheio de aromas a fazia sentir-se feliz e satisfeita.
Só quando estava saciada, pôde perceber outras coisas.
Sentiu, então, o cheiro de si mesma.
Socorro, que fedor!
Suas roupas estavam tão sujas que era impossível ver a cor original, o cabelo embolado e cheio de nós, as mãos expostas, pretas e amareladas, com a sujeira acumulada debaixo das unhas.
Precisava se lavar bem, ou não teria coragem de aparecer diante de ninguém!
Respirou fundo, recompôs-se e, enfim, criou coragem para abrir a porta.
Assim que abriu, Shen Yan estava bem diante dela, alto e imponente como uma montanha.
Sangsang, ao vê-lo, começou a gaguejar de novo:
— Be... benfeitor, eu...
Shen Yan franziu as sobrancelhas:
— Você é gaga?
Sangsang hesitou:
— N-não sou...
Mas, do jeito que estava, era difícil convencer alguém do contrário.
Ela murmurou, tímida:
— Eu só fico nervosa, e quando fico nervosa, começo a gaguejar.
Shen Yan cruzou os braços:
— Tem tanto medo de mim? Se tem tanto medo, por que quis que eu a comprasse?
Sangsang sacudiu a cabeça com força:
— N-não tenho medo! Eu sei que você é uma boa pessoa!
Falou com uma convicção e sinceridade incomuns.
Era de fato o que sentia: ela sabia que ele era uma boa pessoa.
Shen Yan ouviu aquilo e soltou um riso irônico, com um leve sorriso autodepreciativo nos lábios.
Boa pessoa? Era a primeira vez que alguém o chamava assim.
— Não sou nenhum bom homem — respondeu ele, com frieza.
Mas Sangsang reafirmou, convicta:
— É sim!
Ele apenas riu de novo, sem discutir.
O olhar pousou sobre ela, com um leve tom de desdém:
— Está imunda.
Sangsang ficou tão desconcertada que nem sabia o que fazer com as mãos e os pés.
Falou baixinho, quase um sussurro:
— Eu... eu queria me lavar, mas pensei em esquentar um pouco de água... Não sei se posso...
Shen Yan achou estranho ela querer tomar banho quente em pleno calor, mas não foi mesquinho a ponto de proibir.
Sangsang esquentou dois grandes baldes de água e, finalmente, pôde tomar um banho daqueles, sentindo-se limpa e renovada.
Depois de gastar toda a água, finalmente conseguiu se lavar direito.
As roupas que usava estavam tão sujas que não dava mais para vestir, então pegou uma muda emprestada de Shen Yan.
Mas as roupas dele eram grandes demais para ela; vestindo aquilo, parecia uma criança brincando com as roupas do pai, com as mangas e barras enormes, e o decote tão largo que deixava o peito à mostra. Sangsang teve de enrolar as mangas e as pernas, e apertar o colarinho com força.
Saiu da casa, mas não viu Shen Yan por perto.
Chamou por ele duas vezes, mas não obteve resposta — provavelmente ele havia saído.
Só então ela se sentiu à vontade para explorar o pequeno quintal.
As paredes eram de barro, o telhado de telhas simples, uma cerca modesta delimitava o espaço, tudo era limpo e organizado, transmitindo uma agradável sensação de amplitude.
Na frente da casa, havia uma pequena horta, mas parecia negligenciada; havia poucas verduras, muitos matos e flores silvestres espalhadas, algumas bem coloridas, dando vida ao ambiente acinzentado.
No canto nordeste do pátio, uma árvore grossa se erguia, lançando sombras irregulares no chão, como se fogos de artifício coloridos tivessem caído sobre a terra.
Casa simples, quintal, árvore e uma horta pequena; toda essa simplicidade de uma típica casa rural despertou em Sangsang uma profunda sensação de segurança e pertencimento, como se finalmente estivesse em casa.
E todo esse sentimento vinha daquele homem.
Lembrando de algo, Sangsang retirou cuidadosamente de um bolso escondido nas roupas velhas um bracelete.
Era seu único objeto de valor, a única pista para encontrar sua família.
Passou os dedos delicadamente sobre ele, fechou os olhos tentando se lembrar, mas logo sentiu uma tontura e um aperto no peito; seu rosto empalideceu.
Parecia que, em algum lugar, alguém também pensava nela.
Respirou fundo, acalmou-se e decidiu guardar bem o bracelete, prometendo a si mesma que, de algum modo, encontraria sua família.
Com o espírito mais tranquilo, arregaçou as mangas e começou a lavar as roupas sujas.
Quando Shen Yan voltou, ouviu o barulho da água e pensou consigo mesmo que aquela mulher era mesmo devagar. Já tinha saído há tanto tempo, e ela ainda não tinha terminado.
Entrou a passos largos no pátio e, ao ver a cena, parou de repente.
Sangsang estava com o cabelo molhado caindo solto, o rosto coberto por um pano, deixando à mostra apenas a testa lisa e os olhos brilhantes como duas estrelas.
Vestia as roupas enormes dele e, ao levantar os braços, as mangas largas escorregavam, revelando pulsos brancos e delicados.
No início, Sangsang tomava cuidado com o decote, mas, ao se concentrar no trabalho, esqueceu-se completamente.
Não percebeu que o colarinho havia se aberto, deixando à mostra uma nesga de pele alva e sedosa, um vislumbre encantador.
Não era à toa que aquela cafetina tinha o olho afiado.
Bastou um banho para que, de uma pequena criatura suja, ela se transformasse em uma fada caída por engano no mundo dos mortais.
Ao vê-lo de volta, o rosto de Sangsang se iluminou com um sorriso delicado, e seus olhos cintilaram com uma luz suave, tornando seu semblante ainda mais encantador; por um instante, Shen Yan sentiu o coração vacilar.
— Benfeitor, você voltou.
A voz era doce, o tom leve, como um anzol que fisgava seu coração.
Shen Yan permaneceu calado, com o olhar profundo.
Sangsang percebeu o olhar dele e, por instinto, baixou a cabeça. Ao notar o decote aberto, soltou um gritinho e rapidamente cobriu o peito.
Num instante, as orelhas ficaram cor-de-rosa e o rosto escondido sob o véu incendiou-se de calor.
Assustada, virou-se e correu para dentro da casa, fechando a porta com um estrondo.
O barulho trouxe Shen Yan de volta à realidade, mas em seus olhos escuros restava apenas uma sombra difícil de decifrar.