Capítulo 133: O Divino Não Responde

Simulador de Divindades Homem-Cervo Ga 3556 palavras 2026-04-01 14:30:54

Cidade de Yao.

No templo, uma figura vestida de negro emergiu lentamente. Era um homem de constituição esguia, inteiramente envolvido por um manto de tecido escuro e largo. À sua frente, erguia-se uma imponente estátua de pedra cinzenta. A divindade, de semblante indefinido, permanecia sentada diante de uma mesa de pedra, como se contemplasse as incontáveis criaturas sob seus pés.

Abaixo da estátua, encontrava-se uma pessoa envolta em uma capa vermelha. Ela usava um elmo branco que cobria o rosto, adornado com dois chifres de veado curvados. Esse elmo bizarro parecia feito de osso, mármore ou jade branco, com uma superfície lisa que refletia um brilho gélido sob a luz das fogueiras. Dentro das cavidades oculares do elmo, brilhavam olhos vermelhos, afiados e desprovidos de emoção.

— O que deseja? — perguntou a apóstola de olhos vermelhos.

A figura encapuzada afastou o capuz, revelando um crânio esquelético. Filos, com o maxilar oscilando, disse de forma contida:
— Senhorita Sarina, a Cidade do Sal está um caos absoluto. Os mercadores de escravos transformaram aquela cidade além do reconhecimento...

— E daí? — Sarina demonstrou total indiferença. — Isso é assunto dos mortais. Desde que continuem a cultuar o Senhor Yao e a oferecer sua fé, pouco nos importa se eles se matarem até que o sangue flua como um rio.

— É que... temo que as coisas piorem. — O esqueleto escolheu as palavras com cautela. — Veja, um segundo sol surgiu no céu, o que por si só é algo extremamente bizarro. Além disso, parte dos cidadãos sofreu mutações, e não se sabe se foram infiltrados por homens-fera ou se eles próprios se transformaram em tais criaturas...

— Nem o Senhor Yao nem o Senhor Branco retornaram a este mundo.

— Pensei que talvez pudesse intervir para colocar as coisas em ordem. A população e a fé são aspectos que preocupam as divindades...

A tirana olhou de soslaio para o esqueleto:
— Você está tentando me ensinar a fazer o meu trabalho?

— Jamais, de forma alguma!

— Então cale a boca. — Sarina falou quase em tom de repreensão. — Lembre-se: servimos apenas ao Senhor, os mortais não são da nossa conta.

— Entendido.

— Onde está o Boneco de Neve? — perguntou Sarina.

— Não faço ideia do paradeiro dele... Jimmy vive correndo pelo mundo... Bem, vou retornar agora.

Filos suspirou e virou-se para deixar o templo, quando a voz de Sarina ecoou atrás dele:
— Quando chegar o momento necessário, eu agirei.

Filos sentiu-se um pouco mais aliviado. Aquela tirana era difícil de lidar; afinal, ela era uma semideusa de alto nível, e só se dignava a ser uma apóstola porque o Senhor Yao era suficientemente poderoso. Ele sentia saudades da Senhorita Isabel e do Cavaleiro de Sangue Neved. Só se compreende o valor do que se teve depois que se perde. A antiga apóstola-chefe, Isabel, era gentil e acessível, e Neved, embora silencioso, era digno de confiança.

*Senhor, quando o senhor retornará?*

Após sair do templo, Filos montou em seu tatu de ossos e seguiu pelo subsolo até os arredores da Cidade do Sal. Ele ajustou o manto e caminhou pelas ruas, observando tudo em silêncio.

A cidade mudara drasticamente. Muitas pessoas carregavam correntes nos pescoços; eram escravos. Ao lado, os senhores de escravos e mercadores brandiam chicotes, fustigando aquelas propriedades humanas de olhares apáticos. Vinte anos atrás, após a morte do prefeito Shang Li em um naufrágio, os mercadores assumiram o poder e alteraram uma série de políticas da Cidade do Sal.

Duas mudanças foram fundamentais. Primeiro, o fim do sistema de prefeitura, substituído por um Conselho de Cidadãos, que passou a gerir a cidade. Segundo, a legalização do comércio de escravos.

O Conselho de Cidadãos não passava de uma fachada, composto em sua maioria por mercadores e membros do Clã do Sal. O Clã do Sal, devido à sua linhagem superior e seus laços sanguíneos com o comandante Sal-Ger e o ancião da Ordem da Penitência, Sal-Jiu, era a facção mais poderosa entre os humanos da cidade. Eles controlavam o conselho e implementaram um plano centrado no tráfico de escravos.

Exigiram que cada cidadão pagasse impostos para a construção e manutenção da cidade. As taxas variavam conforme a profissão: mercadores pagavam menos, estudiosos em seguida, e os camponeses eram os mais taxados. Como resultado, muitos camponeses fugiram para a Cidade de Yao, estabelecendo-se e cultivando a terra por lá.

Ao contrário da Cidade do Sal, o templo de Yao não impunha impostos obrigatórios. No entanto, devido à forte atmosfera teológica, os cidadãos doavam anualmente uma quantia ao templo para manter sua dignidade e cobrir as despesas da Cidade Sagrada, um costume informal. Com a nova política fiscal, as inclinações das populações tornaram-se claras: Yao era o destino de agricultores, caçadores e estudiosos, enquanto a Cidade do Sal tornou-se o reduto de mercadores, artesãos e ricos.

A longo prazo, a Cidade do Sal sofreria com a falta de mão de obra. Assim, a legalização da escravidão surgiu como solução para preencher essa lacuna. Escravos tornaram-se produtos comuns e a cultura da cidade mudou rapidamente. Os ricos compraram escravos para limpeza, transporte, agricultura e proteção, podendo maltratá-los à vontade. Como os escravos eram propriedade privada, não exigiam impostos adicionais.

Filos testemunhou toda essa transformação. Ele sempre suspeitou que os mercadores estivessem envolvidos na morte do prefeito Shang Li, mas faltavam provas. Ninguém tocava no assunto, como se fosse um tabu, como se Shang Li nunca tivesse existido. Outro personagem-chave era o comandante Sal-Ger. Filos não encontrava falhas em sua conduta: ele patrulhava com seus corrompidos incansavelmente. A menos que houvesse uma invasão de poder sobrenatural, Sal-Ger nunca interferia nos conflitos internos dos humanos.

A escravidão, em si, não era o problema que preocupava Filos. Ele temia que o segundo sol desencadeasse uma reação em cadeia. De repente, ouviu um grito de pânico:
— O sol apareceu! Rápido, voltem!
— Pelos deuses, por que tão cedo hoje?!

As pessoas na rua entraram em desespero, correndo para suas casas, deixando um rastro de caos. Filos olhou para o alto. Embora fosse apenas um amontoado de ossos, ele podia observar o mundo através do fogo da fé, o poder concedido pelas divindades.

No céu, atrás do sol dourado habitual, um segundo sol surgia lentamente. Era como uma sombra, inteiramente negro. À medida que emergia, sombras se espalhavam pelo céu, como se rachaduras negras surgissem na abóbada celeste. O sol negro trouxe consigo névoas sombrias, mergulhando o mundo no crepúsculo.

Em um canto, um cão vadio arqueou o corpo, seus pelos eriçaram e seu tamanho aumentou, enquanto sons de ossos se quebrando ecoavam de seu interior. Seus olhos ficaram tomados por filamentos negros como sangue, e ele salivava, buscando uma presa. O monstro focou em um menino que perdera um sapato. A criança, paralisada pelo terror, viu a besta saltar, sentindo o hálito podre dos dentes afiados.

No entanto, antes do bote, uma garra óssea emergiu do solo e agarrou o monstro, esmagando-o com um movimento leve. A fera caiu inerte. Filos pegou o sapato e entregou ao menino.
— Vá para casa.

— Obrigado! Embora eu não tenha uma... — O menino ganhou coragem. — Pode me dizer o seu nome? Quero me lembrar de quem me salvou.

— Apenas um viajante.

O capuz de Filos foi movido pelo vento, revelando por um instante o crânio assustador. O menino arregalou os olhos, radiante:
— É você! O Rei dos Ossos, Lorde Filos!

Filos puxou o capuz rapidamente:
— Você se enganou, sou apenas um transeunte. Vá logo.

— Sim, obrigado, Lorde Filos! — gritou o menino enquanto corria.

Filos suspirou. *O que estou fazendo?* Inicialmente, queria apenas investigar a relação entre o segundo sol e a transformação em feras para ganhar o reconhecimento do Senhor Yao durante seu retorno. A pressão era imensa, pois os outros apóstolos eram poderosos demais, e ele se sentia marginalizado. O que não previu foi que, ao eliminar monstros, ganharia a admiração do povo e a alcunha de Rei dos Ossos. Agora, ao ver civis em perigo, ele não conseguia evitar agir.

*Um erro leva a outro... não há mais volta.*

O esqueleto olhou para o céu:
— Senhor Yao, perdoe minha vaidade e fraqueza.

...

No outro extremo do mundo, o Boneco de Neve corria freneticamente por uma planície gelada, seu corpo de neve rolando desajeitado, o gorro de lã vermelha flutuando ao vento. Atrás dele, uma horda de gigantes de gelo avançava, usando árvores inteiras como armas, tentando despedaçá-lo.

Jimmy gritava:
— Parem de me perseguir! É apenas um ovo de dragão, não é como se tivessem sido vocês a botá-lo! Procurem outro! É um presente para o Senhor!

Os gigantes, furiosos, lançaram as árvores contra o pequeno boneco.