Encontro com um Velho Conhecido em Terra Estranha

Simulador de Divindades Homem-Cervo Ga 3574 palavras 2026-04-01 14:31:03

Pava desceu do convés da galera e ajeitou o capuz.

O sol do sul era acolhedor, o chão era coberto por cascalho macio e limpo, e a brisa do mar trazia um leve aroma salgado.

Pava olhou ao redor para os demais.

Exploradores carregando mochilas caminhavam em duplas ou trios, portando arcos, flechas e escudos, com diferentes sotaques e tons de pele. A maioria vestia armaduras de couro macio, com espadas e adagas na cintura, seguindo em direção à floresta logo após desembarcar.

Os marinheiros, em pequenos grupos, sentavam-se nas rochas da costa para descansar e comer uvas passas.

À sombra da galera, um estudioso de pele bronzeada montara um cavalete de madeira, esticando sobre ele um rolo de pergaminho, onde desenhava com carvão o mapa do novo continente.

Outro boticário, com uma malha de remédios nas costas, colhia diversas ervas medicinais na periferia da floresta.

Além deles, havia três anões conversando.

Pava já havia lidado com a raça dos anões. Eles viviam em uma fortaleza fora da cidade fantasma de Saniro, todos eram excelentes ferreiros, embora tivessem pouca resistência para a bebida e, paradoxalmente, adorassem beber.

Aqueles três anões haviam discutido com o capitão ao embarcar, o que deixara uma profunda impressão em Pava.

O capitão argumentara que cada anão vestia uma armadura de bronze cujo peso equivalia ao de duas ou três pessoas, exigindo, portanto, o pagamento de passagem dupla.

Após a contenda, os anões ajudaram o capitão a consertar um lote de artefatos de ferro e aprimoraram sua coraça. Como recompensa, o capitão não apenas isentou a tarifa, como ainda lhes presenteou com um barril de hidromel.

Pava observara tudo aquilo com inveja.

Quem possui um ofício de maestria nunca passa fome, onde quer que vá.

Nesse momento, Pava chamou a atenção dos anões.

Um deles aproximou-se, fez gestos e apontou para a frente: "Você?"

"Eu, eu, eu."

O anão apontou para si mesmo e, em seguida, para seus dois companheiros.

"Lá."

O anão apontou para a floresta adiante.

Pava compreendeu a intenção.

Então, ele apontou para os três anões, depois para si e, por fim, para a floresta: "Vamos juntos?"

O anão líder soltou uma gargalhada: "Isso, isso!"

Eles queriam fazer companhia a ele.

Pava não entendia o motivo. Seria por causa de suas vestes pretas?

Elas eram o distintivo de quem havia estudado no seminário. Contudo, em seu peito não havia o direito de ostentar a [Flor Sagrada], pois, por cinco anos consecutivos, Pava reprovara nas provas finais de teologia.

Ele lera o 《Evangelho》 e a 《Breve História das Tribos》 repetidas vezes, a ponto de as páginas ficarem desgastadas e peludas, mas ainda assim não conseguia fornecer as respostas que os estudiosos exigiam.

Em contrapartida, Pava devorava com entusiasmo e sabia de cor a 《História das Transformações da Cidade do Sal》, escrita pelo profeta Doronunu.

Cada trecho estava gravado em sua mente: a brutalidade da centenária batalha fora dos castelos, a solenidade com que a divindade subjugou o Cavaleiro de Sangue, a grandiosidade da fundação da Cidade do Sal, o orgulho do farol urbano, a emocionante harmonia entre as cidades gêmeas... e, por fim, a tragédia e o sofrimento da era dos escravos.

Após falhar nos exames do seminário pelo sexto ano, Pava fora expulso da instituição.

Ele não pôde usar a [Flor Sagrada], reservada aos estudiosos formados. Continuava sendo apenas um aprendiz, obrigado a usar o manto preto que indicava sua passagem pelo seminário.

Pava jurou a si mesmo que, à semelhança do profeta Doronunu, registraria as histórias de cada pessoa, para que mais gente pudesse vê-las e ouvi-las.

……

No antigo Teatro de Hidromel da Cidade de Yao, ele ouvira os relatos sobre o fantasma que vagava pelo local. Todos diziam que se tratava de Moke, o talentoso inventor que perecera ali.

Moke perdera para Hemira, o profeta da geração anterior, e sua alma persistia em não partir.

Diziam que, ao jogar com o Estandarte da Tribo no teatro, às vezes era possível ouvir a risada de Moke.

Ali, no teatro, Pava aprendera a tocar melodias com chifres de boi e conchas marinhas.

……

Nas montanhas entre a Cidade de Yao e a Cidade do Sal, Pava visitara a Ordem dos Ascetas, ouvindo a trajetória sinuosa do Grande Ancião Yanjiu. Nos monges que reprimiam os desejos, Pava testemunhou como a chama da fé purifica a vontade.

Através do ascetismo, eles obtinham a orientação e a graça das divindades; uma minoria rarefeita alcançava um plano além dos mortais, detendo habilidades extraordinárias.

……

Ao chegar à Cidade do Sal, Pava ouvira as histórias dos dois prefeitos. No passado, Shangli e Yulian espremiam a criatividade para vender residências e arrecadar fundos para pavimentar estradas e erguer muralhas.

Devido à extrema escassez, o prefeito Yulian chegara a cogitar alugar temporariamente o farol emblemático a comerciantes, com a intenção de resgatá-lo assim que a Cidade do Sal tivesse recursos.

Naquela época, o profeta Doronunu ainda era chefe e comprara consecutivamente três mansões dos prefeitos. Não por tolice, mas por achar Shangli e Yulian divertidos, comprando-lhes duas casas para fazer amizade.

……

Na Cidade Fantasma de Saniro, no sul, Pava vira os vermes da areia trabalhando com afinco, bem como os tritões preguiçosos estirados ao sol, ressecando na terra.

Apesar de não conseguir enxergar os habitantes espectrais daquela urbe, Pava anotara inúmeras histórias ali. Colhera algodão e consertara diques ao lado dos tritões, e escavara minérios com os vermes da areia. Quando os anões empurravam carroças para a cidade a fim de vender artefatos de ferro e cobre, Pava os ajudava a calcular contas e recolher conchas marinhas.

……

Com a experiência de conviver com os anões em Saniro, Pava rapidamente entrosou-se com os três companheiros.

Eles se chamavam Alto e Forte, Poderoso e Feroz, e Nuvem em Chamas.

Pava conseguia pronunciar os nomes deles com precisão e entendia o básico do idioma yao.

O trio formava o grupo de aventura [Prodígios do Alto-Forno]. Como não encontraram o que procuravam na Terra do Pôr do Sol, no mar, decidiram buscar tesouros no novo continente do sul.

A razão pela qual convidaram Pava foi terem percebido, a bordo, que ele também viajava sozinho.

Aquele jovem yao gostava de escrever e sabia extrair melodias encantadoras de uma concha marinha — algo de suma importância, equivalente à perícia dos anões na forja.

O grupo de aventureiros fez um pedido a Pava.

Caso perecessem ali, que Pava registrasse a aventura deles e a transmitisse aos demais anões na fortaleza, para que o nome dos [Prodígios do Alto-Forno] perdurasse.

Pava aceitou.

Aquele esquadrão improvisado mal entrara na floresta quando deparou com um inimigo formidável.

Uma alcateia de lobos silvestres vagava pela mata, patrulhando o território.

Cada uma daquelas feras transcendentais exalava uma aura aterradora, totalizando mais de cinquenta animais.

De início, Pava ficou paralisado de medo, com cãibras nas pernas.

Os anões o puxaram para trás.

Formando uma linha defensiva, protegeram Pava e recuaram lentamente enquanto encaravam a alcateia.

Os lobos não atacaram; limitaram-se a lançar-lhes um olhar relanceador e continuaram a marchar para a frente, como se cumprissem alguma missão crucial.

Por um instante, os anões ficaram confusos e olharam para Pava.

Pava sentiu o coração apertado.

Aquela situação... ele jamais havia enfrentado algo semelhante.

Tomando coragem, Pava cerrou os dentes e gesticulou vigorosamente: "Deve haver algo na floresta atraindo essas criaturas transcendentais. Pode ser um tesouro, ou talvez..."

"Tesouro!"

Os três anões reagiram agudamente à palavra, contagiados por súbita euforia.

"Avante, avante, avante!"

O trio de anões brandiu machados e martelos.

Pava loucamente desejou sugerir que voltassem outra vez, mas, ao deparar com os olhares expectantes e confiantes dos anões, faltou-lhe voz para dizê-lo.

Restou-lhe apenas propor: "Vamos esperar eles partirem antes de darmos uma olhada."

……

Dois dias depois, Pava e os anões escaparam da floresta em completo desalinho.

Atrás deles, a alcateia exibia presas e dentes, com chamas ferozes brilhando em olhos esverdeados. Ser fitado por tantos olhares causou calafrios a Pava.

Ele sabia perfeitamente que aquele era o aviso final dos lobos.

Ao constatarem que os intrusos haviam recuado, os lobos viraram-se gradualmente e retornaram à mata.

Os três anões e Pava acenderam uma fogueira à beira da praia. Valendo-se de sua experiência como insular, Pava capturou peixes no mar e encontrou água potável em uma poça, conseguindo aplacar temporariamente a fome.

No mesmo dia, viram diversos aventureiros fugindo esfarrapados de dentro da mata. Alguns retornaram direto para a galera, enquanto outros praguejavam, mas nenhum ousava aventurar-se novamente na floresta.

Diante daquela cena, o ânimo de Pava e dos outros melhorou um pouco.

No meio da noite, um homem aproximou-se da fogueira.

Apresentava um semblante exausto, com o rosto e as mãos marcados por cicatrizes. Vestia uma armadura de cobre desgastada e carregava um martelo às costas, exibindo um estilo deveriam-se muito aos anões.

"Posso me aquecer ao fogo?"

Com um sotaque impecável da Cidade do Sal.

Pava olhou para os anões, que não opuseram resistência.

O forasteiro sentou-se de pernas cruzadas.

Pava teve a impressão de que o rosto daquele homem lhe era familiar.

Memórias distantes despertaram de súbito.

Pava congelou por um momento, antes de exclamar com emoção: "O senhor é o Libertador de Escravos, senhor Tonghai? O senhor me salvou uma vez; talvez nem se lembre, mas guardo sua ajuda na memória..."

Tonghai piscou, contendo um sorriso ligeiramente melancólico.

"Esta floresta foi tomada por lobos, lagartos gigantes e ents; não deve haver traficantes de escravos por lá. Eles são covardes demais para isso", disse Pava, oferecendo um peixe assado a Tonghai.

Conversaram amenidades por algum tempo, e Pava, sem perceber, embalou-se em um fluxo contínuo de palavras.

Ao rememorar as façanhas de Tonghai, ele demonstrava conhecer os detalhes melhor do que o próprio interlocutor: as manobras navais de cerco, os três ataques ao porto, o incêndio do farol e a derrocada da falange escravagista...

"Isso são águas passadas."

Tonghai mascava o peixe assado lentamente, mudando de assunto: "Encontrei um monstro interessante neste continente. Gostariam de ir vê-lo?"

"A criatura se autodenomina 'Fada do Lago'."

"Mas não me engana; na verdade, é uma dríade. Só não sei por que gosta de rondar a costa."

Notando o entusiasmo faiscando nos olhos dos anões, Pava inquiriu com cautela: "Essa dríade é perigosa?"

"Difícil dizer."

"Se alguém se dispuser a ser o marido dela e contar histórias todos os dias, ela presenteia essa pessoa com muitas riquezas. Eu acho..."

Tonghai fitou Pava.

Os três anões também voltaram os olhos para Pava.

"Por que vocês me encaram desse jeito..." Pava franziu a testa.

Contar histórias todos os dias?

As histórias humanas também têm limites!

Como seria possível realizar algo assim!