Capítulo 39: Mais cinquenta mosquetes!
Wen Yue tomou a decisão de trazer as armas de fogo de três canos, ainda que imperfeitas, com um propósito simples: permitir que o povo da Dinastia Ming subisse às muralhas para combater o inimigo. Se os defensores de Qingyadun não eram suficientes, a solução era aumentar o número de combatentes. Diferente dos arcos, que exigiam meses de prática, as armas de fogo eram mais acessíveis; bastava saber acender o pavio, carregar a munição, apontar para o inimigo e manter a mão firme.
Após retirar o pano que cobria as armas, Wen Yue aproximou-se de Zhong Dacheng, pegou um bolinho de arroz de uma cesta e lançou-o na palma da mão.
— Os bárbaros estão lá fora e as armas estão diante de vocês! — bradou Wen Yue. — Agora, só preciso que peguem nessas armas, apontem para os inimigos e disparem algumas vezes para fazê-los recuar. Se não o fizerem, esperem que os bárbaros destruam este posto e os torturem até a morte! A sobrevivência de vocês depende apenas de si mesmos. Os corajosos que venham aqui, peguem um bolinho de arroz e subam na muralha para lutar!
Os camponeses olharam uns para os outros, hesitantes. Logo, um ancião de cabelos brancos aproximou-se de Wen Yue e virou-se para os demais:
— O que ainda estão pensando? Os bárbaros são cruéis, invadiram nossas terras e mataram meus filhos e netos. O ódio que sinto por eles é profundo. Agora que temos armas para matá-los, não é uma oportunidade maravilhosa?
Dito isso, o velho tomou o bolinho de arroz e cravou os poucos dentes que lhe restavam. Infelizmente, o frio intenso do inverno congelara o alimento durante a noite, tornando-o duro como pedra. O ancião mal conseguiu deixar marcas no bolinho, mas continuou a mastigar com ferocidade, como se não estivesse comendo arroz, mas sim arrancando a carne dos bárbaros.
— Isso mesmo! Matar um bárbaro já valerá a pena mesmo que eu morra!
— Vamos lutar! Vamos enfrentar esses bárbaros!
— Eu vou! Contem comigo!
Com o exemplo dado, a multidão reagiu. Homens, mulheres e até crianças queriam lutar. Em seus rostos, estampava-se um ódio profundo contra os invasores. O sangue fervia, avermelhando as faces e fazendo com que o frio cortante do inverno desaparecesse. As mais de cinquenta armas foram rapidamente tomadas; alguns chegaram a lamentar por não terem conseguido uma.
Wen Yue já esperava por isso. Diante do perigo, só restava o dever. O ódio pela pátria e pela família, misturado à fome de uma noite inteira, criava uma determinação inabalável: se era para morrer, que fosse de barriga cheia e levando um inimigo consigo.
— Todos são bravos! À nossa Dinastia Ming não faltam homens de sangue quente!
Wen Yue elogiou a todos em voz alta e reuniu o grupo para ensinar como carregar a pólvora e as balas, e como realizar o disparo. Esses passos não eram difíceis, exigindo apenas atenção à quantidade de pólvora e à compactação com a vareta de madeira. Se ficasse frouxa, o disparo seria fraco; se ficasse muito apertada, a arma corria o risco de explodir. Essa etapa era a mais complexa e exigia treinamento. Felizmente, Wen Yue descobriu que, entre os camponeses, quatro ou cinco eram soldados que já haviam manuseado armas de fogo anteriormente. Ele os encarregou de carregar as armas, enquanto os outros cuidariam dos disparos.
"Pum, pum, pum..."
Nas torres, o som das descargas intensificava-se. Contudo, havia um limite. Após cada disparo, a arma precisava ser limpa e recarregada, um processo que, mesmo para veteranos, levava mais de vinte segundos.
— Comandante! Não dá mais! — gritou Zu Bo lá de cima. — Temos poucas armas, não conseguiremos contê-los. Os civis que os bárbaros estão usando como escudo humano já estão chegando à muralha!
— Fique tranquilo, já estou indo! — respondeu Wen Yue.
Nesse momento, uma flecha sibilou, passando perto de Zu Bo. Se ele não tivesse se esquivado, teria morrido diante de Wen Yue.
— Subam as escadas! — ordenou Wen Yue, enviando o grupo de civis para a muralha.
Várias escadas, algumas feitas com lenha que Wen Yue mandara coletar e outras deixadas pelos cinquenta bárbaros do dia anterior, foram encostadas. O espaço na muralha foi rapidamente ocupado por mais de vinte pessoas, enquanto os demais, incluindo mulheres, preparavam as armas na base para a próxima rodada.
***
A cento e cinquenta passos do posto, Kuadai observava com o semblante sombrio, mas sem a fúria inicial. Quinze minutos antes, após ver sua catapulta ser destruída pelo canhão de cerco do posto, ele recuperara a calma. Percebera que caíra na estratégia do inimigo, que usara provocações para distraí-los enquanto destruía sua máquina de cerco.
Kuadai refletiu sobre seus erros: a raiva o cegara, levando-o a perseguir o inimigo sem pensar, e a arrogância o fizera subestimar o poder de fogo dos defensores. "Se fossem as tropas principais da Dinastia Ming, o resultado não seria apenas a perda de uma catapulta e alguns guerreiros", pensou ele, sentindo uma crescente admiração pelo comandante inimigo. Um homem tão astuto seria valioso para o Império Jin.
— Comandante, parece que os Ming não têm mais recursos. Nossos homens estão quase chegando à muralha — disse um dos oficiais, apontando para a frente com um olhar feroz. — Quando os dominarmos, farei questão de retalhar o líder deles pessoalmente por ter insultado o Grande Khan!
Kuadai sorriu e assentiu, mas retrucou:
— Não, o líder não será entregue a você. Como dizem os chineses, devemos tratá-lo com cortesia. Ele é um guerreiro astuto; se o levarmos ao Khan, seremos recompensados. É uma pena que ele seja apenas um comandante de posto; se tivesse mais homens e armas, seria muito difícil vencê-lo.
Mal terminara de falar, a cena mudou. Na muralha de Qingyadun, uma multidão de camponeses surgiu de repente, empunhando armas de fogo com pavios acesos que sibilavam prontos para o disparo.