Capítulo 40: Os Tártaros entram pessoalmente em campo
Antes que Kuadai pudesse compreender de onde surgira aquela multidão de plebeus ou por que Qingyadun possuía tantos mosquetes, o próximo instante se consumou.
Dezenas de mosquetes dispararam em uníssono, o clarão repentino expelindo uma saraivada de projéteis. Entre o estalar dos disparos, gritos de agonia e lamentos ecoaram. Instantaneamente, uma densa cortina de fumaça de pólvora pairou sobre o campo de batalha, obscurecendo a visão. Os tártaros, incertos, hesitaram em avançar.
Quando o vento frio dissipou a fumaça, viram que, sobre o parapeito de Qingyadun, um novo grupo de plebeus da Dinastia Ming ocupara as posições, empunhando mosquetes de três canos já recarregados. O pavio queimava com um sibilante constante.
A cena no campo de batalha tornou-se clara: à frente das tropas auxiliares de Houjin, jazia uma massa de plebeus da Dinastia Ming que haviam sido forçados a preencher as trincheiras. Havia mais de uma centena de corpos, e até mesmo uma dúzia de soldados auxiliares de Houjin tombaram atingidos.
Ao verem os mosquetes de três canos apontados novamente, os plebeus sobreviventes, usados como escudo humano, começaram a implorar por clemência.
— Tio Ge, sou eu, Datou! Não me mate!
— Sanwa, abra o portão, deixe-nos entrar...
— Não nos matem, por favor, tenham piedade!
— Irmão! Não importa se eu morrer, não tenho medo! Mas mate alguns tártaros para me acompanhar na morte, caso contrário, morrerei em vão!
— Parem de chorar, vamos nos voltar contra os tártaros e lutar até o fim!
O caos reinava fora das muralhas. Havia choro, súplicas e, entre aqueles plebeus, muitos eram vizinhos e parentes que fugiam juntos. Os habitantes da Dinastia Ming postados sobre as escadas dentro da muralha tremiam, lágrimas escorrendo por seus rostos, o coração dilacerado pela compaixão.
Contudo, sob as ordens severas de Wen Yue, mesmo banhados em lágrimas, eles mantinham a coragem e apontavam seus mosquetes para a multidão lá fora. Pois aquilo era uma guerra. Era a vida deles ou a morte deles.
A guerra nunca conheceu a compaixão; apenas o frio e a crueldade.
"Pum, pum, pum..."
Mais uma salva de tiros. Quase uma centena dos plebeus forçados caíram. Essas duas rodadas de carnificina reduziram drasticamente o número de civis; dos quatrocentos originais, restavam apenas setenta ou oitenta. Estes, inflamados por um desespero sangrento, pararam de avançar e, liderados por um soldado desertor, voltaram-se contra os auxiliares de Houjin.
Os auxiliares, pegos de surpresa pela resistência daqueles que antes pareciam cordeiros, hesitaram. Quando reagiram, mais de trinta soldados de Houjin já haviam sido derrubados pelos plebeus furiosos, que, sem armas, usavam as mãos e os dentes para estraçalhar seus inimigos.
Mas foi apenas isso. Os soldados de Houjin, armados e protegidos por armaduras, massacraram os plebeus com facilidade. O soldado desertor que os liderava foi capturado e brutalmente imobilizado no chão. Os malditos tártaros não o mataram de imediato; arrancaram suas roupas e verteram água gelada sobre ele para congelar o sangue, impedindo uma morte rápida. Em seguida, usando pequenas facas, começaram a retalhar sua carne, fatia por fatia.
Como estavam a mais de cento e cinquenta passos de distância, fora do alcance dos mosquetes e arcos, Wen Yue e seus homens não puderam abreviar o sofrimento do soldado, sendo forçados a assistir à sua tortura lenta. O soldado, porém, não emitiu um único som. Mesmo com o solo congelado tingido de vermelho, tremendo de frio e sendo retalhado, ele não implorou. Apenas manteve-se imóvel, usando os dedos para gravar algo no solo.
Após a tortura, os tártaros riram alto, dividindo e devorando a carne do soldado ali mesmo, com expressões de satisfação cruel. Depois, cavalgaram a poucos metros de Qingyadun, exibindo-se, na esperança de incutir terror. No entanto, quanto mais agiam assim, menos medo os defensores sentiam; apenas um ódio e uma determinação inflamada restavam.
Wen Yue respirou fundo, forçando-se a manter a calma, repetindo a si mesmo que não podia ser dominado pelas emoções.
— Disparem! — ordenou Wen Yue, fazendo com que Zu Bai e os outros usassem seus arcos para retribuir enquanto os demais recarregavam os mosquetes.
Fora de Qingyadun, a expectativa de que os defensores abririam os portões em um ataque impulsivo ou fugiriam não se concretizou. Kuadai mantinha um semblante sombrio, mas, secretamente, admirava o comandante daquela guarnição. Aquela determinação e frieza eram algo que ele só vira no Oitavo Príncipe. E, justamente por isso, ele precisava conquistar aquele posto; se não pudesse capturar o comandante, ele não poderia deixá-lo retornar para as forças Ming, ou se tornaria uma ameaça perigosa.
Um dos centuriões aproximou-se, franzindo a testa:
— Ezhen, os plebeus Han acabaram. Devemos buscar outros para continuarmos o ataque?
Kuadai lançou-lhe um olhar de desprezo:
— Se não há plebeus Han, vocês perderam a capacidade de lutar? Isto é apenas um pequeno posto Ming. Se fosse uma grande cidade, vocês desistiriam por falta de escudos humanos? Vão! Ordenem aos guerreiros das armaduras brancas, de ferro e de infantaria que desmontem e avancem. As trincheiras já foram preenchidas. Aqueles Ming só dependem de armas de fogo, que são ineficazes contra nossos verdadeiros guerreiros!
— Sim!
O centurião, repreendido, não ousou dizer mais nada e apressou-se a transmitir as ordens. Em pouco tempo, centenas de guerreiros de Houjin desmontaram, ajustaram seus elmos e avançaram.
Os defensores dentro de Qingyadun perceberam o movimento. As expressões tornaram-se tensas. Como Kuadai previra, os mosquetes de três canos eram eficazes contra auxiliares desprotegidos, mas contra guerreiros de Houjin com armaduras completas, seriam necessários disparos a menos de vinte passos para causar danos reais. E, a essa distância, com a pontaria precisa dos tártaros, as baixas dentro do posto seriam avassaladoras.