Capítulo Cento e Um: Ilusão (Segundo Atualização)
Ao retornar à sua residência particular, Nivaldo retirou seu cartão, observando o desenho de uma águia que lhe causava uma leve inquietação.
— Águia, hein? Na verdade, eu preferia uma serpente... — murmurou.
O grupo ao qual Nivaldo recentemente aderira se chamava Ilusão, uma organização internacional de “ilusionistas”. Embora o termo soe estranho, era exatamente isso: magos treinados com rigor, recrutando órfãos habilidosos por meios discretos ao redor do mundo e fornecendo-lhes mestres de primeira linha para aprimorar suas destrezas. No entanto, o talento humano é desigual; a maioria desses jovens só alcançava o status de “imperfeito”.
Claro, esses “imperfeitos” não eram descartados como acontece nos campos de treinamento de assassinos. Em vez disso, eram encaminhados para negócios ligados à organização ou para casas de jogos, teatros, gangues, enfim, tornavam-se técnicos, garantindo uma subsistência digna.
Aqueles que venciam as etapas exigentes e se tornavam verdadeiros ilusionistas ingressavam no núcleo da organização, deixando os armazéns escuros e apertados para chegar às bases reais, onde recebiam um treinamento ainda mais sistemático.
Tornavam-se ladrões de arte.
Sim, por mais peculiar que pareça, o esforço todo era para formar ladrões de arte, com um propósito claro: recuperar relíquias com valor religioso e histórico, quase sempre pertencentes a uma antiga civilização comum.
A estrutura da organização era igualmente singular. No topo estavam os Anciãos, que jamais mostravam seus rostos. Eles apenas decidiam o que seria furtado e forneciam recursos.
Os instrutores, que tinham contato direto com os Anciãos, não ocupavam o segundo nível, mas sim o terceiro. O segundo era formado por dezenove assentos, cada um simbolizado por um animal, representando a essência da organização. Apenas ao conquistar um desses lugares era possível ser considerado parte da família, e, ao se aposentar, entrar diretamente no conselho dos Anciãos.
A propósito, o mentor de Nivaldo era um dos dezenove, representado pelo Lobo.
Apesar de serem dezenove assentos, nem sempre estavam todos ocupados. Quando Nivaldo entrou para a organização, apenas sete estavam preenchidos, pouco mais de um terço.
Para conquistar um assento, era necessário completar uma série de tarefas complexas e simbólicas; a última delas era furtar, de museus ou cofres bancários de prestígio mundial, um objeto especificado pela organização. Só após realizar um roubo desse calibre era possível desafiar um assento.
Os dezenove assentos correspondiam a dezenove efeitos mágicos, e os respectivos animais também eram familiares a Nivaldo, pois frequentemente apareciam nas relíquias-alvo.
Essa coincidência fazia Nivaldo suspeitar que a organização fosse, na verdade, o remanescente de uma nação antiga, extinta ou em decadência, empenhada em recuperar tesouros dispersos de seu país.
Nivaldo pegou novamente o cartão com a águia desenhada e franziu o cenho. A águia simbolizava “deslocamento” na magia, mas ele preferia a serpente, que representava “leitura da mente”, ou o gato, associado à “percepção”.
— Será que o codinome veio com o cartão? Ou é porque sempre fico responsável por fechar as operações? — revirou os olhos, passando o dedo suavemente sobre o cartão.
As artimanhas dos ilusionistas são variadas, como os truques dos trapaceiros: pequenos arranhões em lugares estratégicos podem transmitir mensagens complexas.
— Quem chegou tão longe certamente domina o básico; por que insistir nessas formalidades? —
Nivaldo leu o endereço no cartão, suspirou, olhou para fora e se jogou na cama. Num instante, já estava diante de uma fila de armários com senhas.
Não era um efeito de teletransporte do cartão, mas sim um salto temporal típico de sonhos. Ao sair do estado de missão, o sonho pulava os processos técnicos e ia direto ao ponto, como um jogador apertando o botão de avançar.
Com as informações do cartão, Nivaldo encontrou o armário correspondente, digitou a senha e retirou um envelope.
Sem abrir imediatamente, foi a uma cafeteria e entrou no banheiro rotulado como “para amantes de felinos”. Só então abriu o envelope.
O objetivo era simples: um anel de águia incrustado com rubi. Mas ao olhar as fotos anexas, Nivaldo congelou; entre elas estava seu próprio rosto!
Não era o rosto de Nivaldo na vida real, mas o que usava naquele sonho.
— Como assim? O alvo sou eu? —
Ergueu os olhos para o espelho do banheiro e lá estava seu verdadeiro reflexo.
— Então, este sonho dura apenas quatorze anos? —
Assim que pensou nisso, uma névoa branca se formou diante de seus olhos, como a sensação de acordar de um sonho, que veio e se dissipou rapidamente. Nivaldo recuperou o equilíbrio e percebeu estar numa rua movimentada.
Ou melhor, não era exatamente uma rua, mas a praça diante de um grande museu.
— O Salão do Juramento dos Anéis Estelares... —
Ao ver o prédio familiar, Nivaldo sorriu levemente. Em sua carreira de quatorze anos como ladrão de arte, havia visitado aquele museu sete vezes, sendo o local mais frequente entre seus alvos.
A culpa não era sua. O problema é que muitas peças se danificam facilmente durante transporte e exposição, então o museu exibia réplicas em vez dos originais.
Por isso, mesmo o grupo internacional Ilusão só podia agir quando confirmava a localização real do alvo, em vez de capturar todos de uma vez.
Desta vez, porém, o objetivo de Nivaldo não era o museu, mas...
O jovem sentado do lado de fora.
Ele era discretíssimo, vestia roupas casuais semelhantes às dos transeuntes, sentava-se despreocupado num banco, pernas cruzadas, óculos de lentes marrons, fones sem fio nos ouvidos e dedos e pontas dos pés dançavam levemente ao ritmo da música, parecendo apenas alguém esperando por um encontro.
Nivaldo identificou o alvo não porque ele próprio costumasse agir assim, mas porque o jovem usava, no dedo indicador da mão esquerda, o anel de águia com rubi que era o objeto da missão.