Capítulo 2: O Teste com os Touros
Su Feng jamais imaginou, nem em seus sonhos mais ousados, que o primeiro jogador genial caído em desgraça que encontraria seria justamente o principal armador dos Bulls, o segundo escolhido do draft de 2002, Jay Williams.
Jay Williams era um dos melhores alunos de Duke, tendo conquistado todos os principais prêmios da NCAA. Ele era considerado um dos cinco maiores astros que a universidade já havia produzido.
No entanto, a maldição de Duke caiu sobre ele: durante a pré-temporada, sofreu um terrível acidente de moto.
Sua situação foi ainda mais trágica do que a de seu veterano Grant Hill, que ao menos garantiu um contrato milionário e permaneceu na NBA.
Mas ele...
Saindo do quarto de hospital, Su Feng sentou-se no corredor, ainda atônito com tudo aquilo.
Seu poder explosivo subira repentinamente de 65 para 78 (fundindo-se em 70), a velocidade alcançou 75 (fundida em 69), o salto atingiu 72 (fundido em 68), a coordenação chegou a 75 (fundida em 70), a flexibilidade alcançou 68 (fundida em 63), a força subiu para 66 (fundida em 61), a agilidade foi para 71 (fundida em 67), e o condicionamento físico subiu para 65 (fundido em 62).
Avaliação geral: nível de elite comum, ainda não excelente.
Após esse salto de potencial, o halo de energia, antes de se dissipar, informou Su Feng: dali em diante, só poderia extrair um tipo de talento por vez, embora em quantidade maior. Não seria mais possível misturar tantas habilidades, pois isso lhe causaria danos graves... acelerando o esgotamento da energia.
Impelido por essa nova força, Su Feng não resistiu e começou a se aquecer no corredor do hospital, ansioso para liberar por completo seu novo potencial físico.
Com a chegada dos familiares e amigos de Jay Williams, Su Feng e Thomas deixaram o hospital.
Pouco depois de saírem, o novo gerente-geral dos Bulls, John Paxson, entrou com a equipe de uniformes da franquia para visitar Jay Williams e avaliar sua condição.
A situação era péssima. O médico foi claro: talvez fosse necessário amputar, e mesmo que não fosse, a possibilidade de recuperar a habilidade atlética anterior era nula.
Para os Bulls, era como um raio em céu azul.
Desde a segunda aposentadoria de Jordan, eles estavam em um longo processo de reconstrução: primeiro escolheram Ron Artest, depois os pivôs prodígios saídos do ensino médio, Eddy Curry e Tyson Chandler, e, no ano anterior, com a segunda escolha, selecionaram o armador de elite de Duke, Jay Williams... estavam consolidando seu planejamento.
Este ano, pretendiam selecionar um pontuador dominante para a posição dois.
Tinham interesse em Dwyane Wade, da Universidade Marquette. Wade, natural de Chicago, impressionou na NCAA, levando sozinho sua equipe ao Final Four. Embora fosse júnior, na verdade não jogou no primeiro ano por questões acadêmicas e passou o segundo lesionado, fazendo deste seu verdadeiro primeiro ano na NCAA.
Logo na estreia, comandou Marquette até o Final Four, um feito que, para os Bulls, superava até mesmo Carmelo Anthony conquistar o título logo no primeiro ano — afinal, o elenco de Syracuse era muito superior ao de Marquette.
Se Dwyane Wade fosse escolhido antes da sétima posição, mirariam Jarvis Hayes, versátil ala-armador da Universidade da Geórgia, integrante do primeiro time da SEC e considerado, desde Dominique Wilkins em 1981-82, o jogador mais destrutivo do campeonato, com média de 28,5 pontos por jogo no torneio de 2002.
Agora, porém, com a lesão devastadora de Jay Williams, teriam de refazer todo o plano: restavam apenas seis dias. O draft seria em 26 de junho.
Possuíam a sétima escolha, mas não era certo que Wade estaria disponível. E, mesmo que caísse até lá, talvez precisassem optar por um armador mais adequado para comandar o time.
Esse draft estava repleto de armadores promissores: TJ Ford, Kirk Hinrich, Steve Blake, Derrick Zimmerman, Marcus Banks, Mo Williams...
“Chamem imediatamente um grupo de armadores e escoltas para um treino conjunto. Quero eu mesmo, junto ao técnico principal, avaliar cada um.”
John Paxson foi direto ao dar ordens aos olheiros.
Os Bulls tinham três escolhas naquele draft: a sétima, a vigésima sexta e a trigésima sétima.
Ainda havia tempo para ajustar o rumo do navio.
Contudo, os olheiros estavam pressionados. O draft seria em breve, e a maioria dos novatos já tinha compromissos com outras equipes, relutando em fazer mais testes de última hora.
Estavam em desvantagem.
Mas ordens são ordens.
Holland, chefe do departamento de scouts, lembrou do novato recomendado por Jay Williams no hospital: Su Feng, ou Tony Su.
Ele já havia assistido a jogos da Universidade de Syracuse e tinha simpatia pelo arremessador de físico mediano. Apesar das limitações, Su Feng era empenhado na defesa. E, sendo chinês, poderia abrir caminho para o mercado asiático de Chicago.
Decidiu convidá-lo para compor o grupo, já que estava na cidade.
Assim, a tarefa estaria parcialmente cumprida.
...
“Su, voltemos para Syracuse. Se cancelarmos o pedido de transferência agora, você ainda pode voltar a estudar. Se realmente não for escolhido, aí sim não haverá mais volta,” aconselhou Thomas em frente ao hospital. “Veja, Jay Williams foi um sucesso na universidade, escolhido no topo do draft, e agora está numa cama. Não se prenda tanto a isso.”
“Jay Williams cavou a própria cova. Se não dirigisse tão rápido, nada disso teria acontecido,” respondeu Su Feng.
“Mas o draft está chegando e não recebemos sequer um convite para testes. Não há time algum interessado em nós,” lamentou Thomas, desanimado ao encarar a dura realidade. Estava derrotado, em dúvida sobre sua própria capacidade.
“Não desista até o último instante. E, se não der certo, não tem problema. Vários não-draftados triunfaram na NBA: Rodman, Ben Wallace...”, respondeu Su Feng, cheio de otimismo.
Thomas sorriu, gostava desse espírito.
Mas, no fundo, sabia que otimismo não resolveria o problema.
“Tony, se até hoje ninguém ligar com um convite para testes, volto para Nova York e sigo procurando trabalho em Wall Street. Não posso continuar apostando nisso, já tenho 25 anos. Você tem 18 e pode esperar, eu não...”
A frase mal havia terminado quando... triiim, triiim!
O celular de Thomas tocou insistentemente.
Era um número desconhecido.
O coração de Thomas quase saltou pela boca. Pensou: “Deus, será que ouviu mesmo meu pedido?”
Com cautela, atendeu: “Alô?”
Do outro lado, uma voz grave e segura.
“Olá, aqui é Jason Thomas, agente do campeão universitário Tony Su, de Syracuse,” respondeu Thomas com entusiasmo — era sua apresentação padrão há um mês e meio, mas sempre recebia do outro lado perguntas de desdém: “Quem?”, “Agente?”
Desta vez, não houve dúvidas, nem ironias, nem brincadeiras.
“Olá, aqui é Stan Holland, chefe do departamento de scouts do Chicago Bulls. Gostaria de saber se Su Feng tem disponibilidade para participar de nosso treino conjunto na manhã de depois de amanhã.”
Ao ouvir isso, Thomas cerrou os punhos, socou o ar repetidas vezes, tentando conter a emoção que lhe transfigurava o rosto.
Respirando fundo, respondeu: “Claro, senhor Holland. Qual o horário? Estamos em Chicago por esses dias.”
“Nove e meia. Podem chegar às nove. Enviarei o endereço e detalhes do treino por e-mail. Preparem-se bem. Boa sorte!”
Holland desligou.
Yes! Yes! Yes!
Thomas pulou de alegria.
Disse a Su Feng: “Tony, chegou nossa hora de brilhar. A partir de depois de amanhã, nove e meia, vamos invadir a NBA. Seremos a dupla mais lendária da história do esporte. Vamos dominar o mundo do basquete!”
Su Feng estendeu a mão: “E agora, ainda quer procurar emprego de operador de telemarketing em Wall Street?”
“Nem pensar! Isso é uma bênção de Deus. Não vou desistir.” Thomas bateu palma com Su Feng, e apertaram as mãos com força.
Eram como todos os jovens que, diante do céu, juram conquistar o mundo.
Mas, desta vez, Su Feng sentia-se seguro.
Para ele, bastava entrar na NBA para que tudo desse certo, para chegar ao topo!