Capítulo cento e trinta e um: O menino
— Eu… — Seu Sun estava apavorado e suplicou: — Deixe eu ir, finja que nunca estive aqui.
— Explique tudo direito e eu deixo você ir.
Zhang Yichi sabia que, embora Seu Sun não fosse o homem que o espionara no dia anterior, certamente escondia algum segredo importante. Por isso, não podia permitir que ele fosse embora.
Ao perceber a situação, Seu Sun soltou um grito de desespero, empurrou Zhang Yichi meio passo para trás e bateu a cabeça contra o batente da porta.
— Mesmo que eu morra, não posso contar! É melhor me deixar morrer…
Zhang Yichi não esperava uma reação tão extrema. Correu para impedir que Seu Sun tentasse se matar e viu que ele já tinha aberto um corte profundo na testa.
— Conte-me o que sabe. Eu não vou revelar o seu envolvimento — disse Zhang Yichi.
Seu Sun não lhe deu ouvidos. Reunindo todas as forças, desvencilhou-se de Zhang Yichi, abriu a porta e fugiu mancando.
Na verdade, Zhang Yichi também havia afrouxado deliberadamente o aperto, permitindo que Seu Sun escapasse. Pelo modo como o velho batera a cabeça contra o batente sem hesitar, parecia realmente disposto a morrer. Zhang Yichi temia que, se o pressionasse demais, ele acabasse sofrendo algum acidente.
Como era evidente que não conseguiria arrancar nenhuma resposta dele, e mantê-lo ali ainda seria perigoso, Zhang Yichi simplesmente o deixou partir. Depois, poderia segui-lo às escondidas para descobrir aonde ia e com quem se encontrava.
Uma pista importante entregue de bandeja não era algo que Zhang Yichi deixaria passar.
Esperou até que Seu Sun se afastasse um pouco, fechou a porta silenciosamente e seguiu na mesma direção.
Embora já estivesse escuro, Zhang Yichi havia percorrido a região naquele dia guiado por Zhang Nanyang e Chen Chunsheng, conhecendo razoavelmente bem o terreno. Seguir Seu Sun, portanto, não foi difícil. Depois de caminhar por cerca de dez minutos, chegou à casa do velho.
Nos últimos passos, Seu Sun olhou repetidamente para os dois lados, com medo de ser visto. Em seguida, abriu depressa a porta, entrou e tornou a trancá-la.
Após esperar cerca de dez segundos, Zhang Yichi aproximou-se na ponta dos pés e ficou diante da porta, escutando os ruídos lá dentro. Infelizmente, ouviu apenas alguns latidos. Então espiou pela fresta e viu Seu Sun apagar a luz da casa. Depois disso, não houve mais nenhum movimento.
Zhang Yichi esperou cerca de vinte minutos, mas nada aconteceu.
Decidiu pular o muro para dar uma olhada. Porém, quando já havia escalado metade dele e se apoiava no topo, viu um vira-lata correndo cheio de energia pelo pátio.
Diante disso, só lhe restou desistir.
Ainda permaneceu cerca de uma hora do lado de fora da casa de Seu Sun, mas como nada acontecia, abandonou a vigilância e voltou para a escola.
Depois de toda aquela confusão, já estava quase meia-noite. No dia anterior, por ter sido espionado, Zhang Yichi praticamente não dormira. Agora estava tão cansado que mal conseguia manter os olhos abertos.
Ao voltar para o quarto, lavou-se rapidamente, trancou a porta e empurrou a escrivaninha contra ela. Só então se sentiu um pouco mais seguro e adormeceu aos poucos.
No terceiro dia, Zhang Yichi foi despertado pelo som de batidas na janela.
Ainda sonolento, levantou-se e viu Chen Chunsheng parado do lado de fora.
Bocejando, Zhang Yichi afastou a escrivaninha e deixou Chen Chunsheng entrar.
— O que aconteceu?
— Irmão, já está quase dando oito horas. Como você não apareceu na comissão da aldeia para comer, achei que tivesse acontecido alguma coisa — disse Chen Chunsheng, colocando sobre a escrivaninha uma sacola que trazia na mão. — Trouxe uns pãezinhos vegetarianos para você.
— Está bem, obrigado.
Como estava exausto e não tinha despertador, Zhang Yichi dormira até as oito. Ficou surpreso por ter dormido tanto e, esfregando os olhos, foi lavar o rosto.
Chen Chunsheng o seguiu, curioso:
— Irmão, por que você encostou a escrivaninha na porta?
Diante da bacia, Zhang Yichi curvou-se e jogou um punhado de água no rosto.
— Para me proteger dos ratos.
— Se fechar a porta, os ratos não entram. Não precisa ficar empurrando a escrivaninha contra ela — disse Chen Chunsheng, sentando-se numa cadeira. — Irmão, o que vamos fazer hoje?
— Hoje vou dormir.
Zhang Yichi começou a escovar os dentes.
— Hoje? Nada?
— Isso.
Chen Chunsheng pareceu desapontado.
— Irmão, você não conseguiu nenhuma pista? Temos que capturar o assassino logo.
— Pff.
Zhang Yichi cuspiu a espuma.
— Não tenha pressa.
— Então… ah…
Chen Chunsheng ia insistir, mas logo percebeu que não tinha o direito de interferir nos planos de Zhang Yichi. Limitou-se a resmungar.
Zhang Yichi lançou-lhe um olhar de soslaio e continuou escovando os dentes.
É claro que não pretendia passar o dia dormindo. O prazo da missão no mundo da reencarnação era de apenas sete dias e, como ainda não tinha encontrado nenhuma pista concreta, não era alguém capaz de prever tudo com perfeição a ponto de desperdiçar seu tempo dormindo.
Na verdade, só queria dispensar Chen Chunsheng para poder agir sozinho.
— Irmão, você dormiu mal ontem? Ou está cansado demais? — perguntou Chen Chunsheng, ainda relutante em ir embora.
— Ontem eu estava exausto. Tenho a pele delicada e passei o dia inteiro andando pelas montanhas — explicou Zhang Yichi.
A frase era metade verdade, metade mentira, mas soava bastante convincente.
Chen Chunsheng ficou ali por algum tempo. Como não encontrou nada interessante, recomendou a Zhang Yichi que fosse almoçar na comissão da aldeia e partiu.
Quando julgou que já era hora, Zhang Yichi pegou uma garrafa de água mineral e os pãezinhos trazidos por Chen Chunsheng e partiu em direção ao local onde Liu Cuilan havia morrido.
A situação envolvendo Seu Sun era mais complicada. Ele ainda precisava escolher um momento adequado para vigiá-lo. Também planejava comprar algum laxante e misturá-lo à comida do vira-lata da casa do velho. Quando o animal ficasse abatido e sem forças, poderia entrar tranquilamente para investigar.
Naquela manhã, Zhang Yichi pretendia ir até o caminho da montanha que ficava não muito longe do local da morte de Liu Cuilan.
No dia anterior, Chen Chunsheng contara que os moradores costumavam passar por ali para entrar nas montanhas, colher verduras silvestres ou cortar lenha. Zhang Yichi queria verificar se havia alguma testemunha.
Na verdade, não depositava muita esperança nisso. Mas, como havia poucas linhas de investigação possíveis, ainda precisava tentar.
Já havia percorrido aquele caminho três vezes e o conhecia bem. Depois de evitar deliberadamente alguns moradores e entrar na parte mais acidentada da trilha, Zhang Yichi relaxou um pouco.
Não caminhara muito quando avistou, mais adiante, um menino conduzindo um cachorro em direção às montanhas.
Zhang Yichi acelerou o passo e o cumprimentou:
— Você também está indo para as montanhas?
— …Estou.
O menino parecia desconfiado.
— Ah, é a minha primeira vez aqui e não conheço muito bem o caminho. Vou andar com você, então.
Depois de explicar, Zhang Yichi estendeu ao garoto os pãezinhos que carregava.
— Tenho pãezinhos. Quer um?
O menino balançou a cabeça.
Era uma criança difícil de abordar. Zhang Yichi mudou o assunto para o vira-lata que ele conduzia. O animal lhe parecia familiar.
— Seu cachorro tem nome?
— Tem.
O menino respondeu de cabeça baixa.
— Como ele se chama?
— O nome oficial é Rei. O apelido é Majestade.
Zhang Yichi achou aquilo divertido.
— Ele tem dois nomes? Por que escolher esses?
— Nome humilde dá sorte e ajuda a criar.
— Entendi.
Zhang Yichi ficou entre o riso e o choro.
Os dois continuaram avançando pela montanha. À medida que conversavam, o menino foi ficando menos tímido e, de vez em quando, também fazia algumas perguntas a Zhang Yichi.
— Você veio colher verduras silvestres ou cortar lenha? — perguntou Zhang Yichi.
— Cortar lenha.
— Você não vai à escola?
— Meu avô diz que estudar não serve para nada — respondeu o menino.
Zhang Yichi assentiu levemente.
— Você vem cortar lenha todos os dias?
— Sim… Mas ontem não vim.