Capítulo 13 — A Criança
Página 1 de 3
O homem de olhos azuis pareceu interpretar mal o silêncio de Alice e começou a persuadi-la incansavelmente:
— Não sou como aqueles que tratam todo extraordinário não oficial como um criminoso em potencial. Especialmente quando se trata de uma jovem como você, preferimos recrutá-las.
— Ao descobrir o problema, sua primeira sugestão foi chamar a polícia. Além disso, você não escolheu deixar o local depois disso. É evidente que confia bastante nos extraordinários oficiais.
— Imagino que talvez tenha amigos entre os extraordinários oficiais ou que já tenha colaborado bem com eles no passado.
Eu costumava ser uma Vigilante Noturna. Arredondando, pode-se dizer que agora sou uma favorecida da Deusa... Alice reclamou em silêncio, no fundo do coração. Depois, organizou os pensamentos e respondeu:
— ...Sou uma fiel devota da Deusa. Alguns anos atrás, por causa de um acidente, tornei-me uma extraordinária.
Que a Deusa seja minha testemunha, cada palavra dessa frase é... Bem, talvez eu não seja tão devota assim.
Enquanto se arrependia, Alice desenhou no peito o símbolo da Lua Carmesim.
O homem de olhos azuis percebeu o gesto, e seu sorriso se aprofundou:
— Então veja, temos uma base para cooperar.
— Se concordar, fornecerei alguns objetos que comprovem sua identidade. Assim, quando se deparar com uma situação semelhante no futuro, poderá usá-los para provar quem é.
— Além disso, se nos fornecer pistas ou assistência, também poderá receber uma recompensa como informante...
Ao se lembrar do capitão, Alice subitamente se sentiu melancólica. Perdeu a vontade de continuar provocando o homem e suspirou:
— Como você consegue permanecer consciente dentro de um sonho?
O homem de olhos azuis ainda parecia querer dizer alguma coisa, mas Alice já havia perdido a paciência para conversar educadamente.
— Eu já disse: sou uma fiel devota da Deusa — respondeu ela, com um sorriso que não chegava a ser exatamente um sorriso.
Alice olhou para ele, confusa.
O homem de olhos azuis ficou em silêncio por um instante. Então bateu na mesa e enfatizou:
— Isto é muito sério.
— Tenho uma pergunta — interrompeu Alice. — Você não precisa verificar minha identidade?
— Talvez ele tenha percebido o aviso que o destino lhe enviou? — Alice deu de ombros. — Como eu haveria de saber o que um cachorro pensa? Eu não sou um cachorro.
A expressão dele tornou-se séria. Depois de observar Alice atentamente por algum tempo, perguntou:
— Como pretende provar o que está dizendo?
Uma perplexidade evidente surgiu no rosto do homem de olhos azuis.
Página 1 de 3
Página 2 de 3
O homem de olhos azuis pareceu perceber algo nas palavras de Alice. Franzindo lentamente a testa, perguntou:
— Você parece conhecer muito bem os Vigilantes Noturnos.
O sorriso de Alice desapareceu. Ela o encarou friamente por um longo momento e, de repente, sorriu:
— Por que não pergunta à Deusa?
Alice achava muito mais divertido provocá-lo do que provocar o capitão — principalmente porque não se atrevia a falar assim com o capitão.
— Não tenho certeza de que deveria lhe contar... Porque, se não estou enganada, seu nível de autorização certamente não é suficiente.
— Suspeitamos que você tenha consigo um artefato selado extremamente perigoso — disse ele com seriedade. — Caso contrário, explique por que o cão demoníaco fugiu de repente naquela ocasião.
— Então eu também tenho uma pergunta — disse o homem de olhos azuis, sorrindo.
— Por que eu deveria provar isso a você? — perguntou Alice, confusa.
Alice esboçou um sorriso:
— Que tal perguntar à Deusa?
— Suponhamos que eu realmente tenha comigo um artefato selado extremamente perigoso. Suponhamos que esse artefato seja capaz de fazer um cão demoníaco se virar e fugir sem hesitar. Nesse caso, diga-me...
— Será que ele também conseguiria fazer você morrer sem deixar o menor ruído?
A atmosfera subitamente ficou pesada e imóvel. Alice observou o homem de olhos azuis, agora em estado de alerta, e soltou uma risadinha:
— O fato de eu estar disposta a entrar na sala de interrogatório e ser interrogada não é a melhor prova do que estou dizendo?
O homem de olhos azuis lançou-lhe um olhar profundo e, por fim, disse:
— Isto é Backlund.
— Sim — suspirou Alice. — Isto é Backlund. Estamos no Distrito Oeste, e a Igreja de São Samuel fica aqui perto... Ora, você não sabe que vou à igreja rezar quase todos os dias?
O homem de olhos azuis caiu em profunda reflexão.
Depois de sair por algum tempo, ele logo se tornou igual ao policial de antes: não disse uma palavra e conduziu Alice para fora.
— Você não quer saber por que aquele cão demoníaco fugiu? — perguntou Alice, virando-se antes de deixar a sala de interrogatório.
— Isso por acaso é algo compatível com o meu nível de autorização? — perguntou o homem de olhos azuis, pensativo.
— Não — Alice balançou a cabeça. — Só perguntei se queria saber. Nunca disse que pretendia contar.
Por fim, Alice observou com satisfação a expressão dele e deixou a sala de interrogatório.
— Senhora... — disse o doutor Alan, que não havia partido.
Alice parou. Olhou para Alan e perguntou com um sorriso:
— Tenho uma sugestão. Quer ouvi-la?
Página 2 de 3
Página 3 de 3
— O quê? — perguntou Alan, confuso.
— Sua esposa está grávida? — Alice piscou.
— Sim. — Alan assentiu, com uma agitação mal contida no fundo dos olhos.
— Esta criança trará desastres para você e sua família.
Alice balançou a cabeça, fingindo solenidade, e então se virou para partir, ignorando o olhar perplexo do homem.
O doutor Alan voltou-se para Klein, que estava ao lado, e perguntou com preocupação:
— Sherlock, você acha que devo acreditar nela?
Klein, que pretendia apenas assistir tranquilamente à cena, ficou em silêncio por dois segundos antes de responder:
— Não sei. Afinal, também não tenho experiência semelhante.
O doutor Alan franziu a testa e refletiu por um momento. Por fim, olhou para Klein e perguntou com toda a seriedade:
— Sherlock, meu amigo, posso encarregá-lo de investigar aquela senhora?
Dividido entre a amizade, o vínculo com um conterrâneo e o medo da “Serpente de Mercúrio”, o pobre Klein escolheu cinquenta libras.
Depois que Klein aceitou o trabalho, o doutor Alan voltou para casa, ainda carregando o mesmo peso no coração.
Após o acidente, sua esposa havia reduzido a frequência com que saía, pois ambos estavam felizes com a chegada inesperada daquela criança e aguardavam ansiosamente o seu nascimento.
Eles não queriam que nada acontecesse ao bebê.
Mas e se a criança trouxesse desgraça para ele e sua esposa?
Sua esposa interrompeu a leitura da revista, levantou-se sorrindo e foi recebê-lo, perguntando com ternura:
— Você voltou?
Alan não respondeu. Seu olhar deslizou até a tigela de sorvete pela metade sobre a mesa de centro.
Sua esposa percebeu para onde ele olhava. Também fitou o sorvete e disse sorrindo:
— Hoje, o bebê de repente quis tomar sorvete, então...
— O bebê quis? — Alan franziu a testa. — Mas como uma criança que ainda nem nasceu poderia querer tomar sorvete?
— Veja só o que está dizendo — repreendeu-o a esposa, lançando-lhe um olhar afetuoso. — Fui eu que quis. Está satisfeito?
Fim do capítulo.
Página 3 de 3