Capítulo 144: Uma Mudança Drástica

Quero desafiar o Super-Homem para um duelo. Macarrão seco quente com molho picante 4244 palavras 2026-04-01 12:23:44

“O plano é excelente, mas o nosso Monstro do Pântano morreu há apenas dois anos, e um novo ainda não nasceu. Acha que dará tempo?”, perguntou o Vidoeiro com preocupação.

“O que se passa com Alec Holland? Desde que era criança, ele despertou o poder da natureza e sua alma foi marcada pelo selo do Verde Universal. Por que motivo, já adulto e prestes a completar trinta anos, ainda recusa aceitar o seu destino?”, questionou a Sequoia.

“Os humanos são deveras problemáticos...”, resmungou a Figueira, antes de explicar: “Ele recusa-se a abandonar o seu corpo humano, as suas emoções, a sua moral e os seus laços terrenos, resistindo no seu subconsciente à fusão com a força da natureza.”

“Será que não podemos escolher outra pessoa? Por exemplo, a recém-awakened Ivy Pepper. Qual é a taxa de compatibilidade dela com o Monstro do Pântano?”, sugeriu a Sequoia.

“Superior a oitenta por cento”, respondeu o Pinheiro.

“Ora, é ainda mais alta do que a do Monstro do Pântano da geração anterior”, disseram as árvores ancestrais, bastante surpreendidas e rejubilantes.

“Infelizmente, ainda fica abaixo dos cem por cento de Alec. Se ele se tornasse o Monstro do Pântano, conseguiria manifestar o poder do Verde Universal a um nível sem precedentes, tornando-se muito mais forte do que nós fomos no passado”, afirmou a velha Figueira.

Acontece que todas aquelas árvores ancestrais eram, na verdade, os Monstros do Pântano das gerações anteriores.

Outrora, tinham sido humanos.

Agora, não só já não possuíam corpos humanos, como tinham renunciado por completo às emoções humanas.

Discutiam até, com total indiferença, planos para extinguir a humanidade moderna.

“Não podemos desistir de Alec”, afirmou a Sequoia.

“Onde é que ele está agora?”, perguntou a velha Figueira.

O Pinheiro respondeu de imediato: “Ele está a tirar o doutoramento na Universidade de Gotham, juntamente com a sua namorada, Abby. Os dois dão-se muito bem, vivem um romance apaixonado e planeiam casar-se assim que ele terminar o curso.”

“Eu oponho-me a este casamento!”, declarou o velho espírito arbóreo, exasperado.

“Uma vida feliz e realizada fará com que ele se afunde cada vez mais nessa humanidade barata e desprezível, tornando-o ainda mais resistente à fusão com a força da natureza. Temos de agir”, disse o Cipreste.

“Mas nós somos o Parlamento das Árvores; não podemos interferir nos assuntos do mundo mortal”, argumentou a Sequoia.

“Nós temos crentes, e cada criança do Verde Universal deve estar disposta a sacrificar-se pelo bem maior. Essa Ivy Pepper, visto que tem uma taxa de compatibilidade de oitenta por cento, não deverá ser fraca em termos de poder, pois não?”, perguntou a velha Figueira.

O Pinheiro explicou: “Ela acabou de despertar e tem um futuro risonho, mas, neste momento, o seu poder é extremamente fraco. Sem um Monstro do Pântano para servir de canal de ligação com todas as coisas, mesmo que quiséssemos acelerar o seu crescimento, seríamos incapazes de forçar a energia da natureza para dentro do seu corpo. Contudo, temos Jason Woodrue.”

“A taxa de compatibilidade daquele inútil é inferior a um por cento, batendo recordes negativos. Que utilidade ele poderia ter?”, exclamaram várias árvores antigas com irritação.

O Pinheiro continuou: “Ele não serve como herdeiro do Monstro do Pântano, mas é suficientemente devoto e tem alguma influência no mundo mortal. Desde que lheçamos uma migalha, como aquele poder da natureza que ele tanto implora e nunca consegue obter, ele fará qualquer coisa pelo Parlamento das Árvores. Mesmo que isso signifique pisotear as leis dos homens ou violar a ética e a moral.”

“Excelente. Façam-no usar os seus métodos para trazer Alec Holland até aos pântanos”, ordenou a velha Figueira.

“Então não vamos ter em conta a vontade do próprio Alec?”, gritou a Sequoia, alarmada.

“Já não há tempo para hesitações ou dúvidas. Até aquele grupo de bruxos negros da Seita dos Feiticeiros Malignos se esforça ao máximo; que direito tem ele de ser negligente? Façam com que Woodrue atraia os Caçadores da Morte até Gotham... Perante uma crise de vida ou morte, Alec não terá escolha. Ou é morto, ou transforma-se no Monstro do Pântano”, sentenciou a velha Figueira, encerrando a discussão.

O Pinheiro hesitou antes de perguntar: “Ivy Pepper é uma excelente promessa. Se os caçadores forem para Gotham e a descobrirem... devemos enviar alguém para a proteger? Ou talvez devêssemos ordenar a Woodrue que a traga até ao Parlamento das Árvores para que possamos instruí-la pessoalmente?”

“Não! Permitir que os Caçadores da Morte encontrem Alec já é, por si só, uma jogada extremamente arriscada. Deixem Ivy em Gotham; se acontecer algum imprevisto, ela poderá prestar ajuda”, respondeu a velha Figueira.

O tom do Pinheiro mantinha-se hesitante: “Ao menos deveríamos avisá-la, não?”

A velha Figueira replicou com frieza: “Se ela souber dos Caçadores da Morte e mais tarde o contar a Alec, como é que lhe explicaremos a situação? Lembrem-se: só é preciso um Monstro do Pântano por geração. Alec é insubstituível; todos os outros podem ser sacrificados.”

......

Harley não fazia ideia do que se passava com Ivy, mas tinha a certeza absoluta de que algo havia mudado nela.

Naquela mesma tarde, levou-a ao santuário de exorcismo da Madame Xanadu.

“Ela provavelmente despertou a força da natureza”, disse Madame Xanadu calmamente, após um exame minucioso. “No mundo natural, existem cinco grandes colétivos de consciência, que são os cinco deuses da natureza detentores do poder natural: o Verde Universal, que representa a vida vegetal; o Vermelho, que representa a vida animal; o Negro, que representa a podridão e a morte; o Cinzento, que simboliza a transição entre a vida e a morte; e o Podre, que governa os processos de decomposição. Juntos, formam o Parlamento da Vida.”

Harley franziu o cenho: “O Parlamento da Vida soa... demasiado antropomórfico. Embora digam que são representantes da natureza, parecem menos entidades naturais e mais conceitos inventados pelos homens.”

“Não estás errada ao dizer isso”, respondeu Xanadu. “Eu não conheço muito bem o Cinzento e o Podre, mas o Vermelho, o Verde e o Negro dependem todos, obrigatoriamente, da existência da humanidade. Por exemplo, se Ivy for escolhida pelo Parlamento das Árvores e se fundir com o Verde Universal, ela tornar-se-á a encarnação do deus vegetal, o Monstro do Pântano.”

“Eu não quero ser um Monstro do Pântano!”, retorquiu Ivy de imediato.

Xanadu sorriu com diversão: “Sabes sequer o que é um Monstro do Pântano?”

“Mas não deixa de ser um monstro! Eu gosto da minha vida atual e não me quero transformar numa aberração”, protestou Ivy.

Xanadu levou a mão ao queixo e soltou uma risada peculiar: “O Monstro do Pântano é basicamente uma salada de vegetais ambulante.”

“Meu Deus, que nojo!”, o rosto de Ivy ficou pálido.

Harley recordou vagamente que o Monstro do Pântano parecia ser um super-herói da DC. Aquele grandalhão verde? De facto, era um monstro, parecendo uma verdadeira salada de vegetais.

Xanadu continuou: “O Monstro do Pântano possui o poder de uma divindade. Todas as plantas da Terra são os seus olhos e ouvidos, fazendo parte do seu próprio corpo. Se ele assim o desejar, pode transformar as cidades de betão e aço de todo o planeta numa floresta luxuriante e num jardim em poucos dias. Sabendo disto, ainda recusas ser o Monstro do Pântano?”

“Recuso, é claro!”, decidiu Harley por Ivy.

“Não há almoços grátis; o poder dos deuses exige sempre um preço. Ou melhor, será que o Monstro do Pântano é apenas um mero receptáculo para o deus vegetal? Se assim não fosse, qual seria a necessidade de organizar seleções para o cargo? Não seria muito mais simples fazer do primeiro Monstro do Pântano um deus imortal?”

Madame Xanadu suspirou: “Se o Parlamento das Árvores tiver posto os olhos em Ivy, de nada adianta recusarem. E se decidirem não a escolher, também não terão oportunidade de o fazer. Desde o momento em que ela despertou a força da natureza, o seu destino ficou irrevogavelmente entrelaçado com o Verde Universal.”

“O que é que o Verde Universal me trará?”, perguntou Ivy.

“Poderás ouvir a voz das plantas, controlar o seu crescimento e, à medida que a tua maestria aumentar, o teu próprio corpo transformar-se-á numa planta com forma humana”, sorriu Madame Xanadu.

As pupilas de Harley contraíram-se ao compreender de repente a verdadeira identidade de Ivy: aquela moradora de Gotham capaz de controlar as plantas... não seria ela a Hera Venenosa? A Hera Venenosa ainda tinha alguma fama, mas o seu nome verdadeiro ficava a milhas da enorme celebridade de Harley Quinn, a princesa do crime.

“Eu adoro plantas, mas transformar-me eu própria numa...” Ao imaginar-se com braços de galho, tronco por corpo e uma cabeça com a cara de um girassol, Ivy ficou com a tez ligeiramente esverdeada.

“Madame, será que a Ivy vai ficar sempre verde a partir de agora?”, perguntou Harley.

“Se ela conseguir controlar a energia dentro de si, conseguirá manter a sua forma humana. Mas, se a sua magia se descontrolar, esquece a pele esverdeada: ela poderá mesmo acabar por crescer e tornar-se numa árvore imensa. Os membros do Parlamento das Árvores não passam disso mesmo: velhas árvores conscientes”, explicou Xanadu.

Ivy ficou ainda mais aterrorizada: “O que é que eu devo fazer?”

Madame Xanadu pensou por um momento e propôs: “Ivy, que tal fazermos um acordo? Eu ensino-te técnicas para controlares a tua magia, e tu ajudas-me a cultivar ingredientes para poções mágicas.”

Harley interveio: “Para quê tantas complicações? A senhora que aceite logo a miúda como sua aprendiz.”

Xanadu abanou a cabeça: “A melhor professora para ela será o próximo Monstro do Pântano.”

......

Tanto Bruce como Alfred ficaram estupefactos ao saberem que Ivy se tinha transformado numa maga das plantas, sentindo que os seus conhecimentos sobre magia bizarra não paravam de se expandir.

Selina, por seu lado, sentiu uma enorme inveja, redobrando os seus treinos de ioga na esperança de desbloquear o potencial do seu corpo e despertar poderes mágicos milagrosos.

Devido à nova identidade de Ivy, Harley procedeu a pequenas remodelações no terraço do edifício, aumentando sobretudo a área de vegetação ao redor da estufa de vidro.

O jardim com mais de mil metros quadrados deixou Ivy radiante. Ela abandonou o seu posto de bilheteira lá em baixo e passou a desejar ardentemente mergulhar na folhagem vinte e quatro horas por dia.

Assim se passou meio mês de relativa tranquilidade, até que o sistema de segurança da Mansão Wayne ficou totalmente atualizado, levando Bruce e Alfred a despedirem-se finalmente de Harley.

Antes de partir, Bruce chamou Harley à parte e disse com expressão solene: “Harley, tenho de te pedir desculpa. Quando soube que te tinhas juntado à família Falcone, pensei que te tinhas perdido. Agora percebo que a realidade apenas te deixou poucas alternativas de vida. Nos últimos dias, nunca te vi cometer nenhum ato vil por iniciativa própria; pelo contrário, tens mantido os teus subordinados na linha, limitando-vos a negócios perfeitamente legais. Mudaste de identidade e de ideais, mas continuas a ser a mesma de sempre. Talvez não sejas propriamente bondosa ou compassiva, mas sabes manter os teus princípios inegociáveis. Desejo sinceramente que daqui a cinco, dez ou vinte anos, continues a ser exatamente quem és agora.”

“Não venhas com sentimentalismos, tu estás apenas a voltar para a tua mansão, não é nenhuma despedida eterna”, retorquiu Harley com um leve tom de reprovação.

“Estou apenas a falar com o coração”, disse Bruce, visivelmente embaraçado. “Percebi que a minha antiga visão do preto e do branco era incrivelmente superficial. O que vi e ouvi aqui nos últimos tempos foi extremamente enriquecedor. Muitos criminosos com longos registos de maldades não passam, afinal, de trágicas vítimas de uma realidade cruel. Em vez de punição, sinto por eles uma profunda compaixão. Tenho um plano a germinar na minha mente: largar a auréola de herdeiro dos Wayne e voltar a conhecer Gotham a partir da perspetiva mais baixa da sociedade. O teu carrinho de mão ainda está no meu armazém; talvez o peça emprestado por uns tempos.”

“O Alfred permite isso?”, perguntou Harley com estranheza.

“Já não depende dele. Não posso ficar atrás de ti”, respondeu Bruce com um sorriso enigmático. “Se tu consegues fazê-lo, eu também serei capaz. Harley, és o meu exemplo e o objetivo que pretendo superar.”

No mesmo dia em que Bruce partiu, a pequena gata selvagem também apareceu com a sua bagagem para se despedir de Harley.

“Podes ir embora, mas tens de me prometer uma coisa: não voltes a meter-te com receptores de artigos roubados nos próximos tempos. Há apenas três dias, o novo ‘príncipe’ do Velho Carmine, Saviano, foi executado com um tiro na cabeça na zona portuária, a menos de quinhentos metros da minha arena de combate...”

Nesse ponto, a expressão de Harley tornou-se peculiar.

“Cometer um assassinato de um peso-pesado da máfia mesmo à porta do meu território... não sei se foi pura coincidência, se a Fish o fez para me tramar, ou se foi apenas uma forma de matar a galinha para assustar os macacos? De qualquer forma, a família Falcone anda turbulenta ultimamente, e a tua grande chefe, Fish, é a própria fonte dessa instabilidade.”

Selina hesitou antes de responder: “Sei perfeitamente do que estás a falar. Na verdade, até estava a preparar-me para um confronto direto com a irmã Fish, aproveitando a ocasião para subir na hierarquia.”

“Estiveste a beber água do pântano?”, perguntou Harley, incrédula.

“Mesmo que o mundo inteiro traia o velho Carmine, enquanto eu estiver ao lado dele, a posição dele estará segura. Ou achas mesmo que a Fish é capaz de me despachar?”, gabou-se ela com altivez.

“Primeiro, quero deixar bem claro: mesmo que a irmã Fish me prometa o lugar de chefe, eu nunca serei tua inimiga. Segundo, da mesma forma que o velho Carmine foi generoso comigo, a irmã Fish também me salvou a vida várias vezes...”

A voz da gata tornou-se soturna e melancólica: “Ando nestas ruas desde os nove anos. Para uma criança de nove anos sobreviver até hoje, quantos erros achas que teve de cometer e de quantos perigos teve de escapar?”

“Muito bem. Se ela cair nas minhas mãos, poupo-lhe a vida. Afinal, não tenho nenhuma rivalidade pessoal com ela, nem ambições de me tornar chefe”, disse Harley com indiferença.

Selina alertou-a com seriedade: “Aviso-te já: conheço a irmã Fish há mais de dez anos, e ela nunca entra em batalhas que não saiba que vai vencer. Não me admiraria nada que, em vez de um banho de sangue, ela conseguisse apanhar o calcanhar de Aquiles do velho Carmine de imediato.”

“Há, por favor, estás a subestimá-lo demasiado. O homem já tem oitenta anos, que tipo de ponto fraco ainda poderia ter?”, desdenhou Harley.

Contudo, no dia seguinte ao meio-dia, levou uma bofetada moral.

“Harley, decidi retirar-me do submundo. A Fish ganhou”, anunciou o velho Carmine com voz exausta do outro lado da linha.