Capítulo Centésimo Octogésimo Terceiro — Sem Débitos Entre Nós! (Terceira Atualização! Atualização extra por 6500 votos mensais!)
A noite já estava avançada.
O burburinho diminuía progressivamente.
No peito de Jorge Yang, uma inquietação intensa e sufocante crescia. Por fim, ele se aproximou novamente da janela e observou o que se passava lá embaixo...
Lá fora, restavam apenas alguns poucos jovens aguardando por ele; todos os outros que ele trouxera consigo já haviam partido. Seu semblante se tornou sombrio, quase lívido. Jamais teria imaginado, nem mesmo nos sonhos mais distantes, que algumas palavras de Vítor Zhang, somadas a alguns ovos, seriam suficientes para dispersar toda aquela gente!
Uma agitação que deveria ter sido grandiosa, capaz de estremecer a vila, o município e, quem sabe, até a cidade, terminava ali, de forma tão abrupta. Uma indignação profunda o consumia.
Logo depois...
Seus olhos recaíram sobre Renato Chen. Viu o entusiasmo de Renato esvair-se aos poucos após receber uma ligação; a alegria desapareceu de seu rosto. O silêncio se abateu, e um ar gélido pareceu pairar ao redor.
Automaticamente, Jorge esboçou um sorriso, tentando puxar assunto sobre o areal, mas Renato limitou-se a encará-lo com um sorriso enigmático, quase zombeteiro. Olhar que parecia despí-lo por completo, sem deixar nada oculto.
Alguns instantes se passaram, e Renato falou:
— Senhor Jorge...
— Diretor Chen...
— Senhor Jorge, acabo de receber uma ligação da polícia. Disseram que você está envolvido em alguns processos...
— O quê?!
Jorge ficou atônito. Prestes a falar, foi interrompido por batidas à porta. Logo depois, viu aproximarem-se alguns policiais, todos de chapéu. Apresentaram suas credenciais.
Sua mente explodiu, sentiu-se totalmente perdido. O rosto empalideceu ainda mais, como se todo o sangue tivesse se esvaído...
Naquele instante, compreendeu que fora vítima de uma armadilha.
Olhou, aturdido, querendo balbuciar algo, mas antes que pudesse emitir qualquer som, já estava algemado.
Os outros líderes locais também ficaram apavorados diante da cena.
***
O vento soprava.
Oito horas da noite.
Guilherme Zhang guiava seu trator de volta à aldeia. O título de propriedade, sob a supervisão do advogado trazido por Vítor, fora devolvido ao nome de Vítor Zhang. O contrato de transferência de imóvel foi rasgado na hora, pelo próprio advogado.
Esse advogado havia vindo diretamente de Pequim, aparentemente a mando de outro mentor de Vítor. Parecia até ser um antigo colega de estudos...
Maldição! Vítor Zhang não tinha se formado em Engenharia de Energia? Como podia ter um advogado como colega de turma? E mais: como ele conseguira dinheiro para cursar a universidade?
Guilherme estava atônito.
De acordo com tudo que sabia, era mais provável que Vítor tivesse morrido de fome, tornado-se um indigente sob as pontes, ou enlouquecido sob o peso dos infortúnios. Isso sim seria esperado.
Era difícil acreditar que Vítor não apenas voltara, mas de uma forma impossível de compreender.
Apesar disso, Guilherme cerrou os dentes. O chefe da aldeia, mais cedo ou mais tarde, encontraria uma maneira de lidar com Vítor. Ele mantinha boa relação com o chefe, jogavam cartas, bebiam juntos; era assim que, quando faltava transporte de areia, o chefe recorria ao seu trator — assim, Guilherme lucrava bastante.
A raiva inicial se dissipou. Por ora, engoliu o orgulho.
Chegando à entrada da aldeia, percebeu uma agitação incomum. Os idosos do vilarejo faziam fila, e ao longe, alguém distribuía ovos!
Instintivamente, parou para observar.
Ouviu dizer que uma grande empresa de Pequim pretendia instalar uma fábrica ali, e que, por ora, funcionários estavam distribuindo ovos para se familiarizarem com os habitantes. Ao perguntar mais, soube que a tal empresa era famosa, fundada por uma universidade renomada de Pequim, sob autorização especial do Ministério do Comércio.
Ministério do Comércio! E de Pequim ainda por cima! Que prestígio!
Os olhos de Guilherme brilharam; vendo tantas caixas de ovos, apressou-se a entrar na fila, já imaginando como se aproximaria dos chefes da empresa para conseguir algum serviço.
No entanto, algo soou estranho. Aproximando-se, reconheceu, vestindo o uniforme da Bosch, o encarregado pela lista: era alguém demasiadamente familiar.
Ao chegar mais perto, seus olhos se arregalaram em susto.
Era Vítor Zhang! Sim, era ele, mesmo se virasse cinzas, Guilherme o reconheceria. Mas por que Vítor estava distribuindo ovos? E como ele se envolvera com aquela grande empresa de Pequim? Será que...?
Perguntou a alguns aldeões, mas ao vê-lo, todos desviavam o olhar e se afastavam, como se ele fosse um portador de má sorte. Perguntou a outros, mas todos mantinham distância.
Por fim, alguém com quem mantinha alguma amizade suspirou:
— Guilherme, você não deveria ter expulsado Vítor. Agora... bem, por que está na fila?
— O quê?
— Você acha mesmo que Vítor vai te dar ovos?
— Como não? Se vão instalar uma empresa na aldeia, eu também sou morador, tenho direito aos ovos! Não é justo que, por causa de um desentendimento entre nós, ele me exclua. Além disso, precisa de aprovação, não? Se eu não assinar, nem o chefe, nada acontece!
Sentindo-se humilhado, Guilherme elevou a voz, irritado.
Ninguém lhe deu atenção.
Logo chegou sua vez.
Respirou fundo, pronto para causar confusão caso não recebesse os ovos.
Vítor conferiu a lista, olhou para ele e, com expressão serena, perguntou:
— Trouxe o título de propriedade?
Guilherme apertou os punhos, sentindo vontade de esmurrá-lo, mas conteve-se e entregou o documento:
— Trouxe, está aqui.
Vítor apenas assentiu:
— Certo, próximo...
— E meus ovos? Onde estão meus ovos?!
— Desculpe, seu nome não está na lista.
— Mas sou morador! Todos recebem, por que eu não? Você não pode ser parcial por causa de nossas desavenças! Chame o chefe para resolver!
Guilherme gritava, olhava em volta procurando apoio.
Ninguém atendeu.
Sentiu-se isolado, como se uma barreira invisível o separasse de todos.
O chefe não estava ali. Como era possível, em evento tão importante? Teria ele se ausentado, ou acontecido algo?
Intuindo que algo estava errado, Guilherme encarou Vítor:
— Quero uma explicação!
Vítor, inalterado, tornou a consultar a lista:
— Há pendências criminais envolvendo você. Nossa empresa não pode se associar a pessoas de má reputação...
— Você...
— Volte para casa. O chefe está sendo investigado. Melhor resolver seus problemas antes de falar comigo novamente.
Guilherme fitou Vítor, trêmulo:
— Vai mesmo me forçar ao extremo?
— Cada um traça o próprio caminho. Ninguém força ninguém...
— Você...
— Próximo!
Guilherme tentou incitar os demais aldeões, mas foi em vão.
Os que estavam na fila começaram a reclamar, pedindo que ele saísse.
O olhar dos moradores, antes submissos, agora era de frieza absoluta.
Sentiu um calafrio. Teria a carta conjunta do chefe falhado? Não podia ser...
Seu coração afundou, tomado pela incredulidade.
Montou no trator e voltou para casa.
Lá, viu uma viatura policial estacionada e sua esposa, aos gritos.
Desceu do trator. Viu policiais conversando com alguns homens que carregavam ovos. Um deles disse algo que fez sua esposa explodir em fúria.
Aproximou-se para ouvir melhor.
E então, um nome aterrador chegou aos seus ouvidos.
Descobriu que a confusão provocada pelo chefe da aldeia chamara a atenção das autoridades da cidade, que ordenaram à polícia do município uma investigação rigorosa.
A situação evoluíra de simples perturbação para crime organizado.
Parecia que havia muita sujeira envolvendo o areal...
O rosto de Guilherme se tornou cadavérico.
As pernas fraquejaram, quase não se sustentou.
Como, em apenas um dia, tudo mudara tão drasticamente desde que deixara o tribunal?
Tremeu.
Logo depois, viu os policiais aproximando-se, mostrando-lhe os documentos.
Ao ouvir a palavra “criminal”, sentiu-se congelar até a alma.
Só então compreendeu: não apenas o chefe da aldeia fora preso, mas o próprio chefe também estava sendo investigado.
O tal João Li, apanhado no dia anterior, seria condenado e confessara tudo.
Guilherme caiu de joelhos, sentindo a cabeça zunir, o corpo gélido, como se mergulhasse no inferno.
***
A noite se aprofundava.
Os aldeões, após receberem seus ovos, dispersaram.
Vítor Zhang retornou para casa.
Observou o ambiente familiar e esboçou um sorriso.
Ao longe, viu sua suposta tia, chorando copiosamente.
Vítor recolheu o sorriso, mantendo o rosto impassível.
Ao vê-lo, ela correu em sua direção, agarrando-se a ele como se fosse sua tábua de salvação, proferindo palavras doces.
Ela insistia que, independentemente de tudo, ele era sobrinho de sangue; eram da mesma linhagem, unidos pelo sangue...
Suplicou pelo primo, dizendo que ele não suportaria o golpe...
Prometeu ajoelhar-se, implorar...
Disse que aquela casa não poderia ficar sem Guilherme...
Durante todo o tempo, Vítor manteve-se sereno, olhando-a friamente, como se diante de uma estranha.
Passado um momento, tirou novecentos reais do bolso:
— O que me deviam, vocês já pagaram. Agora, devolvo os oitocentos que devia a vocês, e mais cem de juros...
Abaixou-se e colocou o dinheiro nas mãos dela.
Ela atirou as notas ao chão, sentindo-se ultrajada, e começou a praguejar.
Vítor olhou de relance para o dinheiro, não recolheu, e seguiu até a porta, indicando a câmera montada ao lado.
— Registrei tudo o que precisava...
Disse isso e fechou a porta.
O vento gélido soprava, opressor.
Ela se ergueu, prestes a protestar, quando viu alguns jovens da aldeia se aproximando...
Ela tentou relatar as injustiças que sofrera, clamando pela frieza de Vítor.
Mas os jovens baixaram a cabeça, fingindo não ouvir.
Bateram à porta.
Vítor abriu, sorridente, devolvendo a cada um o dinheiro que lhes devia...
Depois, ajudaram-no a retirar todos os pertences da casa.
Eram objetos que Guilherme havia introduzido ali! Nem mesmo um espelho ou um par de hashis ficou: tudo foi colocado no terreno ao lado, junto à casa de Guilherme.
Ela assistiu a tudo, impotente.
Quando quase tudo estava fora, viu Vítor sair, olhos semicerrados, fitando-a com seriedade:
— A partir de hoje, não temos mais dívidas entre nós.
O vento uivava, cortante, como se gelasse até a alma.
Ela não pôde evitar um arrepio.
Maldição! Como Guilherme foi se meter com alguém tão implacável?
(Terceira atualização do dia!)
(Já estamos em 53 votos este mês! Vocês são incríveis! Ufa, finalmente concluí este arco!)
(Fiquei preso por muito tempo, finalmente posso respirar!)
(Agora, vou preparar os próximos capítulos; serão difíceis, mas quero escrevê-los bem... Conto com seus votos, vamos ver até onde chegamos este mês...)
(Fim do capítulo)