Capítulo 180: As consequências da ira são graves

A Grande Era Começa em 1983 Paraíso da Brisa Matinal 2407 palavras 2026-01-20 07:53:28

Depois que Zhao Tiechui foi embora, Bai Hao telefonou para a fábrica.

Mandou que organizassem com urgência uma produção de alta qualidade, em uma das fábricas cooperadas com a Fábrica Nove, de um lote de artigos para a delegação levar na viagem; além disso, pediu que preparassem algumas centenas de conjuntos para envio direto à Califórnia, nos Estados Unidos, onde ele mesmo designaria alguém para receber a mercadoria.

A pessoa de plantão na Fábrica Nove disse a Bai Hao que alguém havia telefonado procurando por ele. Como se tratava de um amigo estrangeiro, informaram ao sujeito que Bai Hao estava hospedado no Hotel da Amizade, na capital.

Antes de desligar, Bai Ru pegou o telefone.

“Bai Hao, arranje um tempo para visitar meu pai.”

“Ah, certo.”

Bai Hao também não sabia bem o motivo, mas acabou concordando.

Depois de anotar o endereço e repeti-lo duas vezes, Bai Ru disse:

“Você só sabe aprontar. Sabe por que eu não fui procurar você nestes dias?”

“Por, por quê?”

“Você tem coragem mesmo. Nem sabe o que é ter medo, e ainda faz os outros terem receio de serem arrastados para isso. Sai fazendo qualquer coisa. Dessa vez você teve sorte; da próxima, talvez não tenha.”

Bai Ru disse apenas isso e, sem esperar que Bai Hao dissesse mais nada, desligou.

Bai Hao pensou um pouco e, ao ouvir aquilo de Bai Ru, também sentiu um arrepio de medo.

Será que ele estava se deixando levar um pouco demais ultimamente?

Moderação, moderação.

Resmungando para si mesmo sobre moderação, Bai Hao pegou o telefone do quarto e ligou para a amiga estrangeira que havia deixado recado na Fábrica Nove, Natsuki Yuki.

Os dois combinaram de se encontrar no restaurante ocidental do Hotel da Amizade.

Assim que se viram, Natsuki Yuki empurrou um envelope para Bai Hao. Ao apalpar, ele percebeu que havia, dentro, um cartão magnético.

“Esta é a sinceridade do senhor Daiji: um milhão e duzentos e trinta mil dólares. Ele gostaria de mudar um pouco a forma do encontro. O senhor Bai vai para a Califórnia, então um voo normal, especialmente um com cabine de luxo, fará escala no aeroporto de Haneda, no nosso Japão. Depois disso, o senhor Bai poderá encontrar o senhor Daiji por acaso dentro do avião.”

Bai Hao imediatamente escreveu um cheque de um milhão e duzentos e trinta mil. Não importava o que houvesse ali dentro: ele não acreditava que o outro estivesse brincando com aquilo.

“Hum.”

Bai Hao guardou o envelope junto ao peito, pensativo.

Por que o outro estava com tanta pressa?

Nesse instante, um homem se aproximou. Lançou um olhar para Bai Hao, tirou do bolso um caderninho e o folheou; dentro dele havia uma fotografia de Bai Hao.

Depois de confirmar a identidade, o homem se aproximou.

E começou falando em japonês.

Tagarelou por um bom tempo, mas Bai Hao apenas o retribuiu com um olhar de desprezo.

Natsuki Yuki entendia, mas não pretendia traduzir nada para aquele sujeito.

Sem saída, o homem teve de falar em chinês:

“Senhor Bai, a nossa empresa Toshiba admira muito a sua coragem. Aqui há um pequeno presente, e esperamos que o aceite. Também esperamos que o senhor entenda que é impossível derrotar a nossa empresa Toshiba, portanto, por favor, ponha fim a esta palhaçada.”

Dito isso, um cheque foi colocado diante de Bai Hao.

Dez mil ienes.

Pela cotação do momento, duzentos e vinte ienes japoneses valiam um dólar, e um dólar equivalia a pouco mais de dois yuans.

Ou seja, aquele cheque valia cerca de nove mil e quinhentos yuans.

Bai Hao lançou um olhar ao cheque.

“Querem fazer as pazes?”

“Não. Isto é o que o senhor merece pela sua coragem. Também esperamos que o senhor Bai enxergue a si mesmo com clareza, assim como a situação atual.”

“Eu já lhes dei uma chance. Infelizmente, vocês não a aproveitaram.”

O homem empurrou o cheque mais uma vez para diante de Bai Hao.

“Isso equivale a seis anos do seu salário. Uma pessoa deve saber se contentar.”

Bai Hao apenas sorriu.

Natsuki Yuki também sorriu e, em seguida, pegou a chaleira para servir chá a Bai Hao.

“Senhor Bai, por favor.”

Pá!

Uma bofetada atingiu o rosto de Natsuki Yuki, fazendo-a tremer.

De medo.

Bai Hao se levantou, ergueu a mão direita e estava prestes a desferir um tapa quando Natsuki Yuki lhe abraçou o braço.

“Senhor Bai, não.”

O homem, porém, riu.

“Ela não ousa resistir, porque sabe o quão desprezível é. Entender o próprio lugar é a chave para sobreviver. Você é muito sem-noção.”

Bai Hao sorriu.

“Você sabe quem ela é?”

“Não importa. Uma mulher nobre do Japão jamais serviria chá a um chinês como você.”

Bai Hao bateu palmas de leve.

“Brilhante. Realmente, brilhante demais. Você conseguiu me irritar. Entre você e eu ainda haverá um jogo. Você apertou o botão de começar; quanto ao momento de terminar, isso quem decide sou eu.”

“Então, o senhor rejeita a boa vontade da Toshiba?”

“Não, eu não rejeito. Mas isso não basta. Dez mil é pouco. Eu quero um trilhão de ienes. Este cheque eu vou considerar um adiantamento — o adiantamento do pedido de perdão de vocês.”

Ao terminar de falar, Bai Hao pegou o cheque e o enfiou no bolso.

“Você pode pedir o cancelamento do cheque. Mas este aqui eu vou guardar.”

“Hum.”

O homem soltou uma risada fria e virou-se para ir embora.

Bai Hao retirou o cheque, examinando-o com atenção e cuidado, e então disse a Natsuki Yuki:

“Providencie a passagem para mim. Eu lhe pagarei o valor no meu cadastro na Califórnia. E, quando eu tiver verificado o cartão magnético, mandarei compensar o cheque.”

“O nome dele é Koen Junichiro. É o diretor do departamento de relações públicas da Toshiba.”

“Já não importa. A partir daqui, será lâmina contra lâmina.”

O sorriso no rosto de Bai Hao estava gelado.

Mesmo não sentindo grande coisa por Natsuki, apanhar de alguém na frente dele era o mesmo que bater no próprio rosto.

Aquilo não terminaria assim.

A eficiência de Natsuki era altíssima. Apenas uma hora depois, a passagem já estava arranjada: um voo de primeira classe de luxo da Companhia Aérea Asahi, daqueles com bar, saindo da capital da China, fazendo escala em Haneda e depois voando para a Cidade de Hollywood.

Bai Hao guardou a passagem na carteira. Era para o dia seguinte.

Ele se preparava para voltar ao quarto e dormir, quando percebeu que havia muita gente em seu andar; além disso, um bando de pessoas estava parado bem em frente à porta do seu quarto, algumas carregando vinho, cigarros, frutas e latas de conserva, e coisas do gênero.

A cena lembrava estranhamente uma visita a um paciente no hospital.

“B-Bai, diretor Bai, dê mais uma chance à nossa fábrica de buchas!”

Quando alguém viu Bai Hao na entrada da escada, saiu correndo em sua direção. Num instante, a multidão veio logo atrás.

O que estava acontecendo?

Bai Hao se assustou e, virando-se, saiu correndo.

Contornou uma pequena porta e entrou na sala de ferramentas dos funcionários da limpeza, mas viu do lado de fora um bando de pessoas passando apressado, enquanto alguém perguntava:

“Viram o diretor Bai?”

Pulando pela janela, ele decidiu primeiro escapar daquele monte de gente.

Bai Hao confiava que ainda tinha boas habilidades físicas e, com a ajuda de uma árvore grande, escalou o muro do Hotel da Amizade.

Só que então várias senhoras passaram a prestar atenção nele.

“Aí, tem um sujeito ruim pulando o muro.”

Droga.

Aproveitando o instante em que a porta de um ônibus se fechava, Bai Hao subiu correndo e, vendo várias daquelas senhoras apontando para cá e para lá, soltou um longo suspiro de alívio.

Ao longo do caminho, trocou de condução várias vezes. Planejava se esconder por uma noite na casa do avô materno de seu pai adotivo e, de quebra, telefonar para a fábrica para perguntar o que estava acontecendo e por que tanta gente estava à sua procura.

Mas, ao chegar à entrada do conjunto residencial e perguntar, soube que Bai Shan havia saído com alguns velhos amigos para pescar no reservatório do norte e talvez não voltasse à noite.

Sem jeito, Bai Hao só pôde ir novamente ao Departamento da Indústria.