Capítulo 200 — Quem é o rei do drama?

A Grande Era Começa em 1983 Paraíso da Brisa Matinal 2373 palavras 2026-01-20 07:55:44

Bai Hao, por sua vez, queria saber se o pai havia se divertido durante o passeio.

— Ah, não havia nada de bom. Era tudo caro demais — respondeu Zhang Jianguo, distraído.

— Pai, vá tomar um banho. Daqui a pouco vamos comer juntos.

— Está bem.

Ao ver que Bai Hao continuava normal, Zhang Jianguo não disse mais nada.

Guo Fengxian, porém, fora atencioso. Enquanto procurava aquelas mercadorias fora de linha, ele e Li Qingyue haviam comprado algumas coisas para Zhang Jianguo e Bai Yun.

Como quem comenta casualmente, Li Qingyue disse:

— Na volta, ficamos presos num engarrafamento.

Valia a pena mencionar um engarrafamento?

Li Qingyue continuou:

— Parece que eram os últimos funcionários da Toshiba que receberam ordem de deixar o país dentro do prazo. Alguém jogou ovos podres no ônibus deles. Depois, sabe-se lá o quê, os vidros ficaram todos estilhaçados e o ônibus acabou parando.

— Onde? — Bai Hao demonstrou grande interesse.

— Na curva da esquina, ali adiante.

Assim que ouviu isso, Bai Hao saiu alegremente em direção à rua.

— Aonde você vai? — gritou Zhang Jianguo.

— Ver o espetáculo.

Aquilo deixou os quatro sem palavras. O que havia de tão interessante em assistir àquela confusão?

Bai Hao realmente fora ver o espetáculo. Também queria descobrir até que ponto a situação havia se agravado.

Além disso, não era longe.

A esquina ficava a apenas alguns minutos de caminhada. Ao chegar aos fundos da multidão, Bai Hao viu um balde virado de cabeça para baixo, subiu nele e se pôs a observar, movido unicamente pela curiosidade.

Mas, assim que olhou melhor, caiu na gargalhada.

Conhecia alguém ali.

Um japonês de meia-idade gritava alguma coisa para os policiais americanos. Bai Hao o reconheceu, embora não soubesse quando aquele sujeito também havia chegado aos Estados Unidos.

Mas era compreensível.

Afinal, sendo o diretor do departamento de relações públicas da Toshiba, depois do acidente no metrô expresso ele certamente teria corrido para lá na primeira oportunidade.

Bai Hao coçou o queixo e, de repente, berrou em inglês:

— Aquele é Junichiro Koinu, o Junichiro Koinu da Toshiba!

As pessoas que assistiam não faziam ideia de quem era Junichiro Koinu.

Mas a multidão tendia a seguir o fluxo. Todos presumiram que ele fosse algum figurão da Toshiba, talvez até o responsável pelo acidente do metrô. Em seguida, incontáveis ovos podres voaram contra ele, acompanhados por garrafas de refrigerante.

Daquelas de vidro.

Bai Hao então voltou a gritar em chinês:

— Junichiro Koinu, vá para o inferno com toda a sua família!

Enquanto se esquivava das garrafas, Junichiro Koinu virou-se na direção da voz.

Seus olhos encontraram os de Bai Hao.

Bai Hao sorria.

Koinu ficou furioso. Quando Bai Hao se aproximou, ele se inclinou e falou em voz baixa:

— Vamos fazer um acordo? Acrescente mais uma linha de produção de chips de memória e eu darei à Toshiba uma chance de sobreviver. Caso contrário, continuaremos lutando até o fim. Se vocês também perderem o mercado chinês, aquela ilhota ridiculamente pequena onde vivem não será capaz de sustentar vocês. Não seja ridículo.

Assim que Bai Hao terminou de falar, Junichiro Koinu desmoronou por completo.

Com um baque, sentou-se no chão, cobriu o rosto e começou a chorar convulsivamente. Entre soluços, gritava em japonês:

— Isso viola o espírito do caminho do guerreiro!

Hã?

Bai Hao ficou completamente confuso.

Alguns americanos da multidão ainda seguravam garrafas de refrigerante, prontos para atirá-las, mas, ao verem um homem adulto chorando sentado no chão, de repente perderam a coragem.

Guo Fengxian e os outros quatro correram até lá por medo de que Bai Hao fizesse algo imprudente.

No entanto, também ficaram surpresos ao encontrar a multidão subitamente silenciosa.

Bai Hao pensou por um instante. Junichiro Koinu parecia realmente digno de pena. Então tirou um lenço do bolso e estendeu-o para ele.

— Ei, não aja como uma criança. Desse jeito, você me faz sentir que não consegui nada.

Junichiro Koinu enxugou as lágrimas. Sem olhar para Bai Hao, continuou falando consigo mesmo:

— Aquele homem morreu. Descobriram esta manhã, quando ainda estava trabalhando até tarde. Mesmo que o presidente tivesse confirmado que foi uma morte por excesso de trabalho, ele jamais poderia descansar em paz. Era muito tolo. Depois que alguém morre, não resta mais nada. E, há pouco, outra pessoa já ocupou o lugar dele.

Bai Hao não entendeu uma palavra.

Junichiro Koinu continuou, absorto:

— Ainda tenho prestações da casa para pagar. Meus filhos estudam numa escola particular para a elite. Preciso continuar. Preciso aguentar. Mesmo que só possa comer arroz com molho de soja, ainda assim tenho de perseverar.

Ao ouvir aquilo, Bai Hao explodiu:

— Poupe-me desse teatro. Eu já comi mingau ralo com tiras de nabo salgado. Quem você pensa que é?

Em seguida, gritou em inglês:

— Não acreditem nessas lágrimas de crocodilo! Se o acidente tivesse acontecido algumas horas mais tarde, durante o horário de pico de uma segunda-feira, quando todos estivessem indo trabalhar, teria sido uma catástrofe, uma catástrofe terrível! A Toshiba não pode fugir da responsabilidade!

Dito isso, Bai Hao afastou-se rapidamente.

Uma nova chuva de garrafas de refrigerante voou contra o ônibus da Toshiba.

Junichiro Koinu, porém, observava Bai Hao com uma expressão serena. Quando o puxaram de volta para dentro do ônibus, fechou os olhos em silêncio.

Por coincidência, no instante em que as portas se fecharam, uma garrafa de refrigerante entrou voando e acertou-lhe o rosto. Metade da face de Junichiro Koinu inchou imediatamente.

Por fim, chegou um veículo para abrir caminho. O ônibus da Toshiba avançou lentamente entre a multidão, com as janelas estilhaçadas, seguindo na direção do aeroporto.

Bai Hao permaneceu à beira da rua, encostado a uma árvore, com um cigarro entre os dentes.

Pensava que Koinu certamente não tinha autoridade para tomar decisões, mas poderia transmitir sua proposta aos superiores. A partir dali, caberia ao pessoal da Toshiba decidir o que fazer.

Junichiro Koinu estava sentado no corredor do ônibus, de olhos fechados.

Refletia. De repente, percebeu que, dadas as circunstâncias, as condições de acordo oferecidas por Bai Hao talvez fossem justamente uma tábua de salvação. Como deveria apresentar aquilo aos superiores? Deveria defender a proposta ou apenas relatar os fatos?

Zhang Jianguo aproximou-se de Bai Hao sem dizer nada e ficou ao lado dele, observando a distância.

Guo Fengxian e os outros também vieram.

Foi então que Bai Hao disse:

— Junichiro Koinu, o diretor de relações públicas da Toshiba, é alguém extraordinário. E muito competente.

Ninguém perguntou o que Junichiro Koinu havia dito.

Bai Hao também não contou.

Ele sabia muito bem que a multidão já havia começado a sentir compaixão. As pessoas ao redor agora acreditavam que aqueles homens eram apenas trabalhadores tentando sobreviver a qualquer custo, sustentando-se com dificuldade e lutando para pagar as prestações das casas.

Mesmo que Bai Hao soubesse que tudo o que Junichiro Koinu dissera era verdade, o que isso mudaria?

— Vamos voltar e comer! — gritou Bai Hao.

Ao virar-se, porém, viu John Walker parado a vinte metros dali. Bai Hao rapidamente se pôs de lado.

— Pai, vocês podem ir na frente. Tenho trabalho.

Depois de dizer isso, caminhou na direção de John Walker.

— Ei, John.

— Bai.

John Walker assentiu.

— Eu vi o que aconteceu agora. Nesta manhã, no escritório da Toshiba, várias pessoas que haviam trabalhado horas extras consecutivas morreram de repente. Outras duas cometeram suicídio.

Bai Hao parou.

— É mesmo? Eu acabei de dizer: imagine se o acidente tivesse acontecido durante o horário de pico. Além disso, a tragédia deles não deveria ser transferida para outras pessoas.

— Não. Você entendeu errado.

— Entendi errado?

Bai Hao pareceu confuso.

John Walker explicou:

— Junichiro Koinu também está à beira do colapso. Neste momento, ele já não tem disposição para tramar nenhum jogo.