Seção duzentos e vinte e quatro: He he, parece que há uma conspiração.
Ao olhar para a lista entregue por Natsuki, Bai Hao sorria por dentro.
Coisas boas. Realmente, coisas muito boas.
Natsuki continuou:
— Senhor Bai, posso voltar com a lista para falar com você? Mesmo que eu consiga vender apenas um conjunto, poderei me estabelecer em Shinjuku e ter uma casa só minha.
— Venha — Bai Hao não recusou.
Bai Hao começou a se perguntar por que Natsuki tinha, de repente, tantos equipamentos e por que precisava que ele próprio negociasse aquilo.
Aquilo não era normal.
Mais anormal ainda era o fato de Natsuki ter batido à porta de Bai Hao à uma da madrugada.
Bai Hao olhou para o relógio de pulso. Desde o momento em que desligara o telefone de Natsuki Yugi até então haviam se passado quatro horas e quarenta e um minutos. Um voo do aeroporto de Haneda, no arquipélago japonês, levava entre três horas e meia e quatro horas, sem contar o trajeto do aeroporto até a hospedaria onde ele morava.
A única explicação era que Natsuki lhe telefonara do próprio aeroporto de Haneda.
— A senhorita deve estar exausta. Realmente deve estar muito cansada, senhorita Natsuki. Entre depressa, vou preparar um chá para você.
Por mais que sua mente estivesse cheia de suspeitas, Bai Hao demonstrou uma cordialidade extraordinária.
E, logo em seguida, mal conseguiu conter a impaciência para examinar a lista.
Depois de analisá-la, calculou que o valor total daqueles equipamentos chegava a pelo menos duzentos bilhões de ienes.
Bai Hao já sentira que havia algo errado. Agora, porém, tinha certeza: aquilo não era apenas estranho. Era uma conspiração.
Mas que tipo de conspiração?
Será que pretendiam recuperar o dinheiro que ele havia obtido ao vender a descoberto no mercado acionário japonês?
Depois de terminar de ler a lista, Bai Hao disse a Natsuki:
— Vou sair para fazer uma ligação.
Natsuki sabia que, diante de um assunto tão importante, Bai Hao certamente precisaria consultar alguém.
Ele foi até o quarto dos dois motoristas, pegou o telefone e ligou para os Estados Unidos.
Queria falar com Gwenlis.
— Senhorita Sorensen, o conglomerado japonês Takutomo está organizando uma operação para me oferecer uma grande quantidade de equipamentos que me interessam muito. Muitos deles estão com mais de setenta por cento de sua vida útil preservada, e a tecnologia tem entre quatro e sete anos de uso. Acredito que isso seja uma conspiração. Se possível, gostaria de ouvir sua opinião.
Depois de escutá-lo, Gwenlis respondeu:
— Você ligou para a pessoa errada. Há certas coisas das quais preciso me manter afastada. Seria melhor falar com John. Mas posso lhe dar uma informação: a Takutomo comprou uma grande quantidade de ações da Best Buy e da Fry’s. A previsão é que o valor de mercado combinado dessas duas empresas não ultrapasse cinco bilhões de dólares.
— Obrigado.
Bai Hao recebera duas informações importantes. A ação dos Estados Unidos contra os japoneses ainda não havia terminado.
Provavelmente, estavam preparando algo ainda maior.
Então…
Bai Hao se lembrou da conferência das cinco nações, liderada pelos Estados Unidos, que no ano seguinte elaboraria o Acordo do Plaza.
Depois de desligar para Gwenlis, ele ligou para John.
Não era John Walker, mencionado por Gwenlis, mas John McClane.
Bai Hao foi direto ao ponto:
— John, o que você acha que aconteceria se os japoneses comprassem a Fry’s?
John nem precisou pensar:
— Nesse caso, quando assumissem a empresa, a primeira pessoa que demitiriam seria eu. Mas acho que os japoneses deveriam comprar a Best Buy, porque assim poderiam demitir você diretamente.
— E se comprassem as duas?
John respondeu sem hesitar:
— Pagariam as multas contratuais e expulsariam você do mercado de eletrodomésticos americano. Você sabe que fez um trabalho bom demais. As vendas de eletrodomésticos nos Estados Unidos caíram oitenta e três por cento neste último mês. Quanto aos televisores, muita gente prefere pagar apenas o sinal e esperar, deixando os aparelhos americanos acumulando poeira nas prateleiras.
Bai Hao caiu na gargalhada.
— E se isso for verdade? Além disso, eles estão usando alguns artifícios porque temem que eu também tente comprar as empresas. Sabem que tenho dinheiro suficiente: se eu alcançar vinte e cinco por cento das ações, tudo o que estão fazendo perderá o sentido.
John perguntou:
— Você tem alguma sugestão?
— Abra uma empresa para mim. Abra-a imediatamente. Depois, vamos experimentar um modelo de negócios completamente novo.
— Que modelo?
— Faremos o seguinte: cada franqueado nos dará um depósito de duzentos mil dólares em mercadorias e mais cem mil dólares para a reforma da loja. Depois, a operação será extremamente simples: usaremos o mínimo possível de mão de obra para realizar o máximo de tarefas. Assim, o salário de cada funcionário poderá aumentar pelo menos setenta por cento.
— E depois?
John acreditava que ainda havia um ponto central.
Bai Hao explicou:
— O essencial é dividir o dinheiro no mesmo dia. Todos os dias, nós ficamos com uma parte do faturamento e eles com outra. A nossa parte cobre o custo das mercadorias e um pequeno lucro. A deles é o lucro que terão obtido naquele mesmo dia.
— Bai, você é um gênio. Desde que o conheci, sempre tive certeza disso. Vou hipotecar minha casa; provavelmente conseguirei levantar quatrocentos mil dólares. Quanto você vai investir?
— Cinco por cento, mais três.
— Tenho alguns bilhões de dólares, mas pretendo comprar os equipamentos dos japoneses. Quero que eles pensem que gastei todo o meu dinheiro. Então, quando vierem atrás de mim nos Estados Unidos, você entende.
— Entendo. Oito por cento, certo? Aceito. Mas também quero mais sete por cento. Precisamos de colaboradores: os melhores profissionais de finanças, advogados, administradores de transporte e assim por diante…
Bai Hao concordou prontamente:
— Não há problema. A propósito, John, você se lembra de quando os japoneses atacaram o porto de vocês?
— Ha, ha.
John riu junto com ele.
Entendera perfeitamente o que Bai Hao queria dizer.
Além disso, se alguém podia ser o patrão, quem desejaria continuar trabalhando para os outros?
Bai Hao certamente não permaneceria muito tempo nos Estados Unidos. Aquela empresa sem dúvida cresceria e se tornaria poderosa.
Depois de desligar para John, Bai Hao fez outra ligação, desta vez para a Nona Fábrica.
Quando o funcionário de plantão chamou Wu Qingdao ao escritório, ele apareceu com os olhos brilhando de entusiasmo. Eram duas e meia da madrugada; Bai Hao era uma pessoa normal, portanto, se ligava àquela hora, só podia estar acontecendo algo interessante.
— O que foi? Tem alguma coisa especialmente divertida?
— Preciso movimentar alguns fundos.
— Quanto?
— Quinze bilhões. Temos essa quantia?
— Temos, mas por se tratar de um montante tão grande, precisaremos registrar um relatório detalhado. O dinheiro pertence à Nona Fábrica, mas tanto você quanto o dinheiro são do nosso país.
Bai Hao respondeu:
— Não posso explicar pelo telefone. Voltarei o mais rápido possível. Isso é interessante demais. Se der certo, os três grandes conglomerados do arquipélago japonês, com exceção da Mitsui, vão chorar até desmaiar dentro do banheiro.
Wu Qingdao refletiu por alguns instantes.
— Então teremos de elaborar um plano. Vou lhe falar com toda franqueza: parte do dinheiro está em moeda estrangeira, mas é composta de ienes. Além disso, para impedir que os japoneses descobrissem, fiz alguns pequenos investimentos conservadores. Como você está com pressa para retirar os fundos, treze bilhões é o limite para o próximo mês.
— Entendido. Espere até eu voltar.
A voz de Bai Hao transbordava entusiasmo.
Ele cerrou os punhos, deu alguns pulinhos de excitação e os agitou no ar.
Aquilo era bom demais.
Bai Hao saboreou secretamente a alegria e depois correu até a recepção para pedir que preparassem uma suíte de luxo para Natsuki Yugi. Afinal, ela era uma hóspede estrangeira; de qualquer modo, precisava ser bem recebida.