Capítulo Seis: O que Veta
Primeiro do Céu seguia, pela rota que Cal e os outros três haviam tomado pela manhã, em direção ao interior da ilha. Eles quebravam galhos ou dispunham pedras para deixar marcas, provavelmente por temerem perder-se na mata. Rastrear esses vestígios não era difícil para Primeiro do Céu; depois de cerca de uma hora de caminhada, as pegadas e os sinais cessaram, e sem dúvida foi por ali que haviam capturado o texugo.
Até ali, Primeiro do Céu não descobrira grande coisa. No denso bosque do centro da ilha, de fato havia rastros deixados por alguns animais, mas nada além disso. A ilha não guardava qualquer mistério mais especial; ainda assim, continuava impossível deduzir qual seria, afinal, o propósito de quem trouxera todos aqueles homens até ali.
Ele prosseguiu. Passada mais meia hora, o entorno tornava-se cada vez mais fechado, e a vegetação dificultava-lhe os passos. O suor já encharcava suas roupas. Ele tirou o paletó e o levou na mão, arregaçou as mangas da camisa, abriu dois ou três botões do colarinho; mesmo assim, continuava ensopado.
Pouco depois, o cenário se abriu de súbito. Havia, no meio do bosque, um trecho de terra lisa e ampla, de formato perfeitamente circular. No centro daquele espaço, naquele instante, estava em pé uma pessoa inteira coberta por uma túnica negra. O capuz lhe ocultava o rosto, e, pelo que se via do queixo, era impossível dizer se era homem ou mulher, velho ou jovem, vivo ou morto.
Primeiro do Céu suspeitou que fosse um fantasma, porque não conseguia perceber nada. Naquele corpo diante dele não havia “pecado”.
Para Primeiro do Céu, era como se não houvesse nada ali. E, no entanto, alguém cuja existência só podia ser confirmada pela visão estaria realmente vivo? Além da Face de Espelho, haveria mais alguém assim?
Quase sem pensar, Primeiro do Céu disse:
— De onde você tirou o método para me isolar dos meus poderes?
A voz do homem de manto negro parecia ter passado por algum tipo de aparelho de modulação, soando como um som abafado, encerrado dentro de um vaso:
— Então você descartou tão depressa todas as outras possibilidades?
— Ah? Tem uma explicação melhor? Por exemplo, você não é humano?
O homem de manto negro respondeu:
— Por exemplo, você nem sequer é um portador de poderes.
— O que eu sou, você saberia melhor do que eu? — perguntou Primeiro do Céu.
O homem de manto negro tornou a dizer:
— E se houver esta possibilidade: você é apenas uma pessoa comum, sofre há anos de uma doença mental e acredita ser um ser humano com poderes sobrenaturais; tudo o que você chama de “percepção” não passa de fantasia, de alucinações com que um doente tenta enganar a si mesmo.
Primeiro do Céu disse:
— Essa hipótese é interessante. Continue.
O homem de manto negro prosseguiu:
— O seu passado, aquelas pessoas extraordinárias que você conhece, as experiências fora do comum pelas quais passou... tudo isso não teria passado de um sonho de primavera, uma ilusão de um doente mental. Na realidade, você é apenas um dono de livraria. Sua loja quase nunca recebe clientes; por isso, você passa os dias atrás da escrivaninha, consumindo substâncias em excesso, e acaba produzindo toda sorte de fantasias. Com o tempo, passou a tomá-las por verdade. Na verdade, nunca existiram portadores de poderes neste mundo, e você, ainda menos, é um deles.
Primeiro do Céu sorriu.
— Então por que eu teria vindo parar nesta ilha deserta, preso aqui com um grupo de pessoas que jamais vi na vida? E por que você, alguém que sabe tantas coisas, apareceria diante de mim? Se tudo isso é fantasia minha, por acaso você é a minhoca dentro do meu estômago?
O homem de manto negro respondeu:
— Há ainda outra possibilidade: você é um turista comum que ficou preso nesta ilha deserta tempo demais e, por causa da fome, da sede e do tormento da solidão, enlouqueceu e inventou lembranças do passado, feitos extraordinários e poderes sobre-humanos.
Primeiro do Céu disse:
— A sua hipótese só explica por que eu estou na ilha. Não responde às outras duas perguntas.
O homem de manto negro respondeu:
— Não, eu já respondi. Se você tem um problema mental, por que eu não poderia aparecer aqui? Talvez eu seja uma imagem gerada por uma versão racional de você, uma alucinação. Sou a realidade cruel que você enterrou bem fundo no coração. Vim para lhe dizer que seus chamados poderes são apenas fantasia, que suas memórias também são falsas, e que tudo o que você viu e registrou é mentira.
A expressão de Primeiro do Céu mudou de repente. Porque, quando o homem de manto negro terminou de falar, o “pecado” daqueles onze homens na praia desapareceu quase no mesmo segundo.
Parece que o homem de manto negro percebeu o sumiço da percepção de Primeiro do Céu. Ele continuou:
— E então? Ainda acha que há mais alguém nesta ilha? Além de você, existe mesmo outra pessoa aqui? Você é realmente um portador de poderes? O seu nome... é mesmo Primeiro do Céu?
Será que você é apenas uma pessoa comum que, aprisionada nesta ilha, enlouqueceu e passou a moldar, dentro de si, a imagem de um homem que considera o mais perfeito de todos, existindo apenas na imaginação?
A expressão de Primeiro do Céu tornou-se muito complexa. Ele pensava: quando não há nenhum ser humano à minha volta, quando não consigo perceber nenhum “pecado”, como posso provar que sou um portador de poderes? Pelas capacidades físicas um pouco superiores às de uma pessoa comum, próprias de um portador de classe papel? Mas até esse critério foi apenas informação dentro da minha cabeça. Se eu estiver louco, então a informação na minha mente não tem valor de referência. Eu acho que o limite de uma pessoa comum é correr cem metros em cerca de dez segundos, mas, na realidade, talvez todos consigam fazer isso, ou talvez ninguém consiga. Como saber? Não há como saber...
Se admito a hipótese de já ter enlouquecido, então não posso confiar em mim mesmo. Perco qualquer parâmetro; o senso comum pode ser apenas imaginação minha. Sem uma referência objetiva, não se pode provar que sou diferente de um mortal. Como poderia uma dialética puramente subjetiva alcançar uma conclusão absoluta?
O homem de manto negro perguntou:
— Entendeu?
Primeiro do Céu respondeu:
— Se eu concordar com o que você diz, negarei minha própria singularidade e admitirei que estou mentalmente doente. Mas como alguém mentalmente doente poderia perceber isso de forma racional? O homem que sonha desperta quando percebe que está sonhando. E o fato de você surgir como essa chamada “autoconsciência racional” significaria, então, que minha doença mental se curou sozinha?
O homem de manto negro falou com calma:
— E se houver uma terceira possibilidade? Você é apenas uma pessoa imaginada, não existe de fato. Talvez seja alguém de um quadro, uma personagem de cinema, um personagem de romance ou uma fantasia na mente de outra pessoa. Sua consciência foi imposta por outrem, seus gestos e palavras foram inventados por outrem, e até o fato de você me encontrar agora também foi arranjado por outrem.
Primeiro do Céu respondeu:
— Então a minha reação a tudo isso também está sob o controle dessa pessoa?
O homem de manto negro disse:
— Neste instante, a razão da minha aparição não ficou evidente?
Primeiro do Céu disse:
— Para negar a minha existência? E fazer com que eu mesmo perceba isso.
O homem de manto negro respondeu:
— Eu sei que você não vai acreditar, ao menos não por enquanto.
Primeiro do Céu soltou uma risada fria.
— Quer dizer que, à medida que esse seu jogo avança, eu vou aos poucos acreditando que sou um personagem fictício? E que, no fim, talvez eu não enlouqueça... mas me mate? Heh... já vi muitos finais assim.
O homem de manto negro não respondeu; apenas se virou e entrou no bosque.
Como Primeiro do Céu o deixaria partir? Avançou de imediato, disposto a agarrá-lo, e ainda disse, com um sorriso:
— Se você quer provar que é só a minha imaginação, não seria melhor desaparecer como uma rajada de vento?
A figura do homem de manto negro sumiu atrás de uma árvore. Primeiro do Céu o seguiu de perto, mas viu, então, que o outro realmente desaparecera, como se tivesse se dissolvido no ar. Ele olhou para cima, depois baixou a cabeça e pisou a terra lamacenta sob os pés, observou os arredores outra vez... não havia qualquer vestígio daquele homem.
Teletransporte? Velocidade de um raio? Diante do que acabara de ver, Primeiro do Céu só conseguia chegar a essas duas conclusões, a menos que... tudo o que o homem de manto negro dissera fosse verdade.
Sou apenas uma pessoa comum? Não existem portadores de poderes neste mundo, nem outras pessoas nesta ilha? Tudo não passa da minha fantasia?
No entanto, agora Primeiro do Céu não conseguia convencer a si mesmo. Não conseguia refutar o que acabara de ouvir. Decidiu, então, voltar primeiro à praia para ver o que tinha acontecido por lá.