Capítulo Vinte e Quatro: A Fuga do Inferno (Parte I)
2 de junho, Oceano Pacífico.
Neste vasto oceano, além da ilha flutuante celestial de Tiandu e da Ilha do Inferno, situada a vinte milhas náuticas a leste dela, o Império mantinha outras cinco fortalezas marítimas. A fortaleza mais próxima do centro do Império era a Primeira Fortaleza Naval do Pacífico Central. A elite da Frota Real estava inteiramente ali reunida, e essa fortaleza também abrigava armas nucleares.
Às nove horas da manhã daquele dia, o telefone no escritório do general Andrew, o comandante supremo da fortaleza, começou a tocar. No exato instante em que o som ecoou, ele estendeu a mão por instinto para pegar o aparelho sobre a mesa. Ao atendê-lo, para sua surpresa, ouviu apenas o som de linha ocupada, embora o toque continuasse soando.
Sua expressão mudou bruscamente. Naquele momento, o pescoço de Andrew enrijeceu-se. Ele virou a cabeça para encarar o outro telefone no canto da sala, quase incapaz de acreditar nos próprios olhos e ouvidos.
Mas era evidente que a luz vermelha daquele aparelho estava piscando.
— Aqui é o Andrew — disse ele, atendendo imediatamente.
Na outra linha, só havia a possibilidade de se ouvir a voz de duas pessoas: a primeira era o Imperador, Viterstock V; a segunda, o atual diretor da Prisão da Maré, Jefferson.
— Sou eu, Jefferson. Conhece a minha voz?
— Sim, mas, por favor, diga a senha de segurança.
— Navio na garrafa — respondeu Jefferson sem hesitação.
Andrew perguntou: — Quais são as ordens?
— Peço que realize um ataque nuclear na Ilha do Inferno o mais rápido possível. — O tom de Jefferson era firme, parecendo tudo menos uma brincadeira.
Andrew silenciou por alguns segundos: — Este assunto é de extrema gravidade; preciso consultar Tiandu.
— Isso está dentro da minha alçada — acrescentou Jefferson.
— Compreendo, mas um ataque nuclear também afetará Tiandu. Devo relatar às instâncias superiores antes de executar a ordem.
— Então, assim que encerrar esta chamada, entre em contato imediatamente com o Imperador por este telefone e diga-lhe que a prisão está totalmente fora de controle e que é necessário acionar duas bombas nucleares de imediato...
— O que disse? — interrompeu Andrew. — Duas? No mesmo lugar? No mar?
Jefferson respondeu: — Sim. Uma única ogiva pode não ser suficiente para eliminar todos os prisioneiros aqui. Consegue imaginar as consequências caso mesmo um punhado de mutantes ou seres com habilidades especiais sobreviva ao ataque nuclear, escape da prisão e retorne ao mundo exterior?
O suor frio já escorria pela testa de Andrew: — Sabe o que está fazendo, senhor diretor?
Com um tom natural, palavra por palavra, Jefferson replicou: — Cumprindo o meu dever, morrendo pelo país.
Andrew não sabia se aquelas oito palavras eram destinadas a ele próprio ou se representavam apenas a determinação do interlocutor. De qualquer forma, a ligação encerrou-se ali.
Andrew não se permitiu muito tempo de hesitação. Movendo seus braços e pernas já envelhecidos, disparou para a mesa e conectou-se com o comando da fortaleza: — Aqui é o General Andrew. Estamos em situação de emergência, Alerta Vermelho. Todo o pessoal da fortaleza deve entrar em estado de prontidão. Quem quer que esteja na sala de monitoramento, conecte-se aos satélites imediatamente! Quero uma imagem em vista panorâmica da Ilha do Inferno em três minutos! Além disso, enviem alguns submarinos para averiguar a situação subaquática, mantendo distância prudente, sem aproximação excessiva. Poderemos receber ordens para um ataque nuclear a qualquer momento.
Ao ouvirem tais palavras, os oficiais e soldados da Primeira Fortaleza sentiram como se uma rajada de vento os tivesse varrido, entrando todos em curto-circuito coletivo por alguns instantes, até que o comando transmitiu ordens individualmente aos oficiais de cada departamento, fazendo-os compreender a gravidade da situação.
Andrew realmente havia falado com o Imperador e obtido uma resposta decisiva e afirmativa.
Poucos minutos depois, a corte imperial mergulhou no caos. Os ministros desdobravam-se entre reuniões de emergência e a ativação do plano de evacuação de Tiandu, preparando a ilha flutuante para deslocar-se para o oeste. Embora Tiandu possuísse defesas contra armas nucleares, afastar-se nunca era demais.
Andrew desligou o telefone e correu de volta para a sala de comando. Ao entrar, ficou atônito com a cena diante de si. Um oficial que segurava um fones de ouvido virou-se e disse: — General, íamos justamente entrar em contato com o seu escritório...
Andrew fez um gesto com a mão, indicando que não era preciso falar, pois já estava vendo.
Caminhou passo a passo até a tela do computador na sala de comando e fixou o olhar nas imagens transmitidas pelo satélite. A Ilha do Inferno estava emergindo das profundezas do mar! Aquilo era impossível! A mudança das correntes oceânicas, que ocorria a cada nove dias, jamais havia falhado; teoricamente, apenas no dia seguinte o mar recuariam e revelariam a Ilha do Inferno. Como ela podia estar saindo do oceano com um dia de antecedência?
Olhando com mais atenção, percebeu que não era apenas o topo da ilha que despontava das águas. A Ilha do Inferno estava elevando-se em direção ao céu, e sua altitude já superava largamente o nível normal. O que ocorria ali não era uma oscilação periódica do nível do mar naquela região, mas sim a ascensão de uma massa de terra colossal...
Às três horas da madrugada daquele mesmo dia, em algum ponto nas profundezas do oceano.
Um submarino negro navegava em alta velocidade em direção à localização da Ilha do Inferno.
Naquela escuridão profunda do abismo marinho, que parecia pertencer a outro universo, o submarino trazia propositalmente algumas fontes de luz instaladas ao longo do casco para evitar colisões com cardumes ou criaturas marinhas gigantescas na penumbra.
A embarcação tinha o formato de uma espada, com dez metros de altura, oito de largura e noventa e oito de comprimento, capaz de atingir velocidades superiores a cinquenta nós por hora. Sua blindagem externa era feita de uma liga escura, permitindo-lhe mover-se silenciosamente sob a água, indetectável tanto por radares quanto por sonares.
Na ponte de comando do submarino, o Armeiro ocupava o trono do comandante supremo. À sua esquerda, dentro de uma cabine esférica diante de um painel de cento e vinte graus, o Mago trabalhava freneticamente, como um redemoinho. Na bancada de operação à direita encontrava-se o Marechal. O Conselheiro, o Contador, a Serpente de Apostas, a Água Sombria, Spaydon e Stranger permaneciam todos na ponte. O Conselheiro, tomado de curiosidade, perambulava pelo espaço como se estivesse visitando uma nave espacial.
— Ainda faltam três ou quatro horas para chegarmos, não precisam ficar todos amontoados aqui, precisam? — disse o Armeiro.
— E o que faríamos se não fôssemos olhar? Acaso deveríamos aproveitar essas horas para dormir um pouco mais? — retrucou o Conselheiro.
— Já que têm tempo para assistir, podiam muito bem nos ajudar a monitorar os dados nos instrumentos. Há muitas áreas sem ninguém vigiando — comentou o Marechal com sua voz infantil.
— Não entendo nada disso — respondeu Spaydon resolutamente.
O Conselheiro, contudo, soltou um comentário provocador: — Há algum robô gigante neste submarino? Se houver, posso pilotá-lo. Com o meu nível, com certeza dou uma surra nisso aí.
O Armeiro virou-se para encará-lo com extrema seriedade: — Mesmo que houvesse, seria eu a pilotar.
— Ah? Sério que tem? — perguntou o Conselheiro, com o rosto radiante de empolgação.
Nesse momento, a voz de Tian Yi ecoou pelo sistema de som: — Atenção, camaradas. O plano está programado para começar hoje, 2 de junho, às oito horas da manhã. Pelas minhas contas, depois de embarcarem na América do Sul até agora, a euforia de vocês já deve ter passado um pouco.
O Armeiro exclamou em voz alta: — Você os superestima demais!
Tian Yi respondeu: — Certo, certo... De qualquer forma, a partir de agora, ainda precisam ser cautelosos. Não se pode descartar a possibilidade de serem detectados pela fortaleza naval, por isso é melhor entrarem em modo furtivo. Entrarei em contato com todos novamente antes da ação.