Capítulo 207: Véspera da Batalha (Feliz Ano Novo~)
Página (1/3)
O processo de esperar é sempre longo e entediante.
Com exceção dos vigias encarregados da observação, os demais tripulantes não tinham muito o que fazer naquele momento. Alguns descansavam em redes, outros se reuniam para contar vantagens, enquanto alguns inspecionavam as armas que tinham à mão e rezavam.
Embora Harry já tivesse sido um pequeno valentão nas ruas, liderando um bando de garotos em brigas sangrentas contra os moleques da rua vizinha, aquela era a primeira vez que enfrentava um combate de verdade. Anne imaginara que, com seu jeito covarde, avesso a riscos e acostumado a intimidar os fracos, ele estaria morrendo de medo. No entanto, quando o encontrou, percebeu que, embora sua expressão demonstrasse certa tensão, havia muito mais entusiasmo do que temor em seu rosto.
Naquele momento, Harry estava importunando o intendente, implorando que lhe entregasse uma arma para se defender.
— Senhor Defrena, eu também posso lutar. O capitão Chang Heng não costuma dizer que, quando a batalha começa, ninguém tem para onde recuar?
— Que arma você quer?
— Um mosquete. Meu tamanho me deixa em desvantagem no combate corpo a corpo, mas não tenho problema algum em atirar de longe — disse Harry, cheio de confiança.
— Você já praticou tiro antes?
— Não, mas, como dizem, todos têm uma primeira vez. O capitão Chang Heng também não era grande coisa quando atirou pela primeira vez.
— Na verdade, quando conheci o capitão Chang Heng, a pontaria dele era inacreditavelmente boa. — O intendente fez uma pausa e continuou: — Um mosquete está fora de questão. Não quero levar um tiro pelas costas disparado por um dos meus próprios homens enquanto avançamos contra o inimigo.
— Não seja tão mesquinho. Eu não atiraria no senhor.
— Permita-me duvidar disso.
Harry ainda queria dizer alguma coisa, mas então viu a jovem ruiva se aproximando. Como se tivesse encontrado seu inimigo natural, mudou imediatamente de expressão e tentou sair correndo.
No entanto, depois de apenas dois passos, Anne o interceptou e perguntou com seriedade:
— Senhor Defrena, Harry voltou a incomodá-lo?
— Não, muito pelo contrário. O senhor Harry me ajudou bastante esta manhã. Ele me ajudou a fazer o inventário das armas armazenadas em nosso navio.
A resposta do intendente fez Harry, que até então estava com uma expressão abatida, recuperar imediatamente o ar orgulhoso.
— Ah, é? — Anne torceu os lábios.
Página (1/3)
Harry ficou sem palavras. Que tom de decepção era aquele, tão descarado? Será que ela lamentava não ter encontrado um motivo para lhe dar uma surra?!
É claro que ele só ousou reclamar disso em pensamento. Em seguida, ouviu Anne dizer:
— Venha comigo.
Harry seguiu a jovem ruiva até a cozinha. Não era um lugar estranho para ele, pois ultimamente passara tanto tempo descascando batatas ali que já estava quase enjoado delas.
Anne falou:
— Quando a batalha começar, você ficará aqui com o senhor Ramsay. Só saia quando o combate terminar.
— Ah.
— Ah? — A jovem ruiva arqueou uma sobrancelha.
Harry apressou-se em explicar:
— Antes de mais nada, não estou reclamando. É só que, desde que embarquei, já passei um tempão limpando os banheiros como você mandou, e quase cortei os dedos descascando batatas. Acho que talvez eu já possa assumir um pouquinho mais de responsabilidade.
— O que você disse até faz algum sentido.
Anne tirou a adaga da cintura e a lançou para Harry.
— Quando a batalha começar, fique aqui e proteja a si mesmo e ao senhor Ramsay.
— Mas qual é a diferença em relação ao que eu fazia antes? — Harry arregalou os olhos.
— Que diferença você quer?
— Por exemplo... deixar-me ficar no convés? — suplicou Harry. — Esta é a primeira vez que saio ao mar para participar de uma batalha. Por favor, chefe Anne. Caso contrário, o que vou dizer aos outros quando voltar? Que, quando a luta começou, fiquei escondido no porão como um covarde?
Depois de falar, pareceu perceber que aquilo soara indelicado. Harry virou-se para o cozinheiro e desculpou-se:
— Sinto muito, senhor Ramsay. Não estou falando do senhor.
O cozinheiro mostrou-se bastante generoso e acenou com a mão.
— Não tem problema. Você não é o primeiro, nem será o último.
— Uma batalha de verdade não é simplesmente sair brigando nas ruas com um bando de garotos. Se quer participar do combate, tudo bem, mas terá de esperar mais dois anos — respondeu Anne, impassível.
* * *
Enquanto isso, na cabine do capitão, Chang Heng brincava com a concha que segurava entre os dedos.
Ele a carregava consigo havia três semanas e, durante todo esse tempo, nada de anormal acontecera. No início, pensara que isso se devia ao fato de estar em terra firme. Agora, porém, já se encontrava em alto-mar, e ainda assim a antiga divindade celta chamada Betty não o procurara.
Página (2/3)
Além disso, Chang Heng pedira a Anne que mantivesse homens vigiando Seth. Como fora a primeira pessoa a entrar em contato com aquele objeto, Chang Heng não tinha certeza de que a antiga divindade celta chamada Betty ainda pudesse estar influenciando-o.
No entanto, tantos dias haviam passado, e Seth continuava bastante tranquilo. Não fizera mais nada que pudesse despertar suspeitas, como se realmente tivesse se libertado por completo daquele incidente e retornado à vida que levava antes.
Chang Heng também não estava com pressa. Além de conceder aos seus adoradores o poder de controlar tempestades, ele não sabia que outros recursos seu adversário possuía. Portanto, não seria tarde demais começar a investigá-lo depois de obter a caixa de madeira feita da árvore tule.
Assim, o primeiro dia transcorreu em paz.
Na manhã do segundo dia, tudo continuava normal. O céu estava límpido, o mar sereno, e o galeão espanhol carregado de tesouros ainda não havia aparecido. Somente à tarde, quando todos já estavam prestes a perder a paciência, o vigia finalmente avistou algo.
Chang Heng também ergueu o telescópio de bronze. No começo, havia apenas três pontos negros ao longe, impossíveis de identificar. Com o passar do tempo, porém, ele conseguiu distinguir vagamente a bandeira espanhola tremulando no mastro.
Nesse momento, o posto de observação da Ilha do Papagaio também transmitiu uma mensagem às duas embarcações piratas que estavam do lado de fora, usando sinais refletidos em espelhos.
— O alvo apareceu. Preparem-se — disse Chang Heng, guardando o telescópio.
Billy ordenou que todos os marinheiros retornassem aos seus postos. Ao mesmo tempo, o Gralha Negra içou a bandeira negra. No instante seguinte, Chang Heng e vários dos marinheiros mais experientes ergueram a cabeça.
A brisa, que soprava originalmente do sudeste, começara a mudar gradualmente para sudoeste. Billy franziu a testa. Isso significava que, quando se aproximassem do galeão carregado de tesouros, levariam mais tempo. Em outras palavras, também poderiam ficar expostos ao fogo de artilharia por um período mais longo.
Entretanto, a distância entre os dois lados já era muito curta, e não havia mais como fazer ajustes naquele momento. Chang Heng ficou na proa, segurando uma corda com uma das mãos e um sabre com a outra, e deu a ordem de combate:
— Ajustem as velas! Avancem à maior velocidade possível!
Como haviam ensaiado previamente as possíveis situações, todos a bordo do Gralha Negra sabiam que, naquela batalha, seriam apenas uma isca, cujo objetivo era atrair o inimigo para uma perseguição. Portanto, a chave do sucesso não estava em causar o maior número possível de baixas, mas em resistir ao poder de fogo adversário.
Assim, além do timoneiro, quem enfrentava a maior pressão era o carpinteiro do navio.
Eles já haviam separado madeira e ferramentas com antecedência, permanecendo a postos para reparar imediatamente qualquer brecha no casco.
Página (3/3)