Capítulo duzentos e trinta — A Bandeira Negra
Página (1/3)
Já haviam se passado nove dias desde a batalha.
A frota da Marinha surgiu de repente diante do porto, quando a celebração de todos os piratas estava apenas pela metade. Pegos desprevenidos, eles sofreram pesadas perdas. A praia mergulhou no caos, mas, convocados pelo Príncipe Negro Sam, Brook e alguns outros que não haviam bebido demais e ainda conseguiam se mover livremente lançaram um contra-ataque corajoso e destemido contra a Marinha.
No entanto, seus esforços já não eram capazes de alterar o resultado final. Brook fazia parte de um grupo que havia se separado do Príncipe Negro Sam. Eles conseguiram embarcar num navio pirata e, usando os canhões da embarcação, abriram fogo contra a frota da Marinha do outro lado. Contudo, o ataque durou apenas duas salvas antes que o navio que comandavam fosse afundado.
Parte dos homens a bordo encontrou a morte no fundo do mar, enquanto Brook e os demais nadaram de volta à costa e se refugiaram na floresta. Pouco depois, encontraram uma segunda leva de sobreviventes que retornava, e também arrastaram para dentro da mata os homens embriagados que haviam ficado na praia. Como o tempo era escasso e eles avançavam sob uma chuva constante de disparos, no fim conseguiram resgatar menos de um quinto do grupo.
Somando-se aos que haviam morrido durante a batalha, Brook olhou ao redor e constatou que, das seis embarcações piratas que haviam partido juntas para o mar, restavam agora menos de cem homens.
Além disso, depois de nove dias sofrendo com a falta de roupas e de comida, aqueles cem homens estavam todos extremamente debilitados.
Como a retirada fora tão apressada, eles praticamente não haviam levado nada ao entrar na floresta. A maior parte dos alimentos e da água potável permanecera nos navios e afundara com eles. Brook sabia muito bem o que a Marinha estava planejando. Talvez não demorasse muito para que o inimigo começasse a desembarcar e os obrigasse a travar uma batalha final. Mas, sem navios e presos na ilha, eles nada podiam fazer.
Embora a Ilha dos Papagaios não fosse pequena, não havia água doce nela. Naqueles dias, só conseguiam matar a sede lambendo o orvalho nas paredes rochosas, como as cabras, ou sugando a terra úmida, deixando a boca impregnada de um forte gosto de barro. Os lábios de Brook já estavam rachados.
Felizmente, na noite anterior haviam conseguido capturar outra cabra. Cada homem recebeu um pedaço de carne e também bebeu sangue do animal, aliviando um pouco a fome e a sede. Mas uma única cabra era uma ajuda insignificante para um grupo de quase cem pessoas.
Além disso, o número de cabras na Ilha dos Papagaios era limitado. Para organizar a festa, eles já haviam caçado uma quantidade considerável, e agora capturá-las se tornava cada vez mais difícil. Aquela era a única que haviam conseguido pegar nos últimos dois dias.
Além da escassez de comida e água, a falta de remédios, munição e armas também era um problema angustiante.
Agora, quase cem homens tinham apenas vinte mosquetes longos e oito armas curtas. Nem mesmo punhais, sabres curvos e outras armas de combate corpo a corpo eram suficientes para que cada homem tivesse uma. As poucas balas restantes haviam sido consumidas em grande parte durante a caça, e não havia remédio algum. Depois de receberem um curativo simples, os feridos só podiam contar com a própria sorte. Podia-se dizer que haviam chegado ao extremo da miséria.
Página (1/3)
Página (2/3)
Mas o golpe mais grave havia sido desferido contra o moral. Naquele ponto, ninguém conseguia enxergar uma saída para o futuro. À noite, enquanto dormiam ouvindo os gemidos dos feridos ao redor, muitos daqueles nervos, já tensos havia muito tempo, finalmente se romperam. Alguns, incapazes de suportar aquela atmosfera de desespero, atiraram-se ao mar. Quase todos os dias alguém cometia suicídio.
Brook levantou-se do chão e entregou o último pedaço de carne de cabra ao timoneiro negro do Veda, Eric, que estava sentado sozinho sob uma grande árvore. Durante aqueles oito dias, ele quase não havia comido. Seu olhar estava vazio; parecia não se distinguir de uma pedra.
Quando o Príncipe Negro Sam tombou em seus braços, aquele chefe pirata, cujo nome aterrorizava todo o Caribe, chorou como uma criança. Chegou a esquecer que ainda se encontrava em meio a uma batalha. Abraçou com força o cadáver e não o soltou nem quando o Valente afundou e ele caiu na água.
Felizmente, os tripulantes do Veda, que estavam perto dele, conseguiram arrastá-lo para a margem quando ele estava prestes a se afogar. Assim que recobrou a consciência, a primeira coisa que Eric fez foi procurar o corpo do Príncipe Negro Sam. Ao saber que o cadáver havia sido levado pelas águas do mar, ele se transformou no homem vazio que agora era.
Mesmo quando Brook levou a comida até sua boca, Eric não reagiu.
Com a voz rouca, Brook disse:
— Se não encontrar uma maneira de continuar vivo, jamais poderá vingá-lo.
Ao ouvir aquilo, o rosto acinzentado do timoneiro negro finalmente demonstrou alguma emoção. Ele abriu a boca e, com uma voz tão fraca que mal se podia ouvir, perguntou:
— Vingança... nós? Como?
— Não sei. Mas, se desistirmos agora, então tudo estará realmente acabado.
— Parece que você não tem muita experiência consolando as pessoas, não é?
— Fiz o que pude. Se ainda insiste em morrer, também não tenho nada contra. Afinal, nas condições em que estamos, ter uma boca a menos para alimentar não é exatamente uma coisa ruim.
Brook deu de ombros.
— Ainda há apenas um navio lá fora?
Eric comeu dois pedaços de carne e recuperou um pouco das forças. Só então voltou a concentrar sua atenção na situação em que se encontravam.
— Sim. Ao que parece, o Corvo conseguiu escapar naquela noite. Foi por isso que a Marinha enviou os outros navios para persegui-lo.
Página (2/3)
Página (3/3)
— Inacreditável. Naquelas circunstâncias, eles ainda conseguiram romper o bloqueio.
— Deve ser uma das poucas boas notícias que recebemos nestes últimos dias, mas, infelizmente, ela não nos serve de nada — disse Brook com um sorriso amargo. — Se ao menos tivéssemos um navio... Qualquer navio serviria. Assim, pelo menos não estaríamos completamente sem esperança.
Enquanto os dois conversavam, um pirata encarregado de vigiar os movimentos das embarcações ao redor da ilha gritou de repente:
— Navio avistado ao longe!
Brook e Eric trocaram um olhar. Ambos sabiam que, quando todos os navios enviados para perseguir o Corvo retornassem, seria o momento do desembarque da Marinha e do início do ataque geral.
Isso significava que não lhes restava muito tempo. Ainda assim, não havia grande temor nos rostos dos piratas. A vida na ilha se tornava mais difícil a cada dia e, em comparação com permanecer ali, esperando desesperadamente enquanto morriam de fome, eles preferiam morrer de uma vez, lutando.
Contudo, justamente quando Brook e Eric se preparavam para convocar os homens e travar a batalha final, o rosto do vigia assumiu uma expressão de incredulidade. Ele gritou:
— É o Corvo! O Corvo! O Corvo voltou!
— Será que foi capturado?
Brook mal conseguia acreditar que o Corvo havia retornado. Tomou o telescópio das mãos do vigia. Se alguém na posição de Zhang Heng havia conseguido escapar, aquilo já era algo inacreditável. Brook tinha certeza de que jamais teria voltado à Ilha dos Papagaios. Além disso, a tripulação do Corvo não sabia em que situação a ilha se encontrava; era impossível que tivesse retornado, arriscando-se a ser cercada e atacada.
Porém, como se respondesse à sua dúvida, no instante seguinte a bandeira negra foi içada sem hesitação no mastro do Corvo.
Página (3/3)