Vocês estão planejando fugir, não é?

Meu dia tem quarenta e oito horas. Pequeno Zhaozinho Ingênuo 2319 palavras 2026-04-01 14:50:41

O jovem padre ajustou a respiração e entrou no salão segurando uma cesta de pães.
O mordomo Wallace fez um gesto para que uma criada negra a pegasse, mas o padre perguntou em seguida: "Daisy não está?"
— Ora, o padre tem algum assunto com ela? — Wallace ergueu as sobrancelhas, com um lampejo de surpresa no rosto.
— No último sermão, ela me fez uma pergunta que eu não soube responder. No entanto, estive pensando nisso nos últimos dois dias e agora tenho a resposta para lhe dar.
— O senhor pode me dizer, e eu repassarei a ela — sorriu a criada negra.
— Desculpa, prefiro contar a ela pessoalmente. É o meu trabalho — insistiu o pequeno pastor.
A criada negra virou-se para olhar o mordomo Wallace, que deu de ombros.
— É difícil dizer não a um padre. Chamem a Daisy. — Em seguida, voltou-se para o jovem pastor: — Padre Tim, o senhor parece com muito calor. Esta já é a segunda vez que o vejo enxugar o suor em apenas cinco minutos.
— É... o sol de hoje está um pouco forte. — Ao ouvir isso, o coração do pequeno pastor deu um salto, e sua mão direita moveu-se instintivamente para enxugar o suor, mas ele a recolheu antes de terminar o gesto.
Um brilho cruzou os olhos de Wallace, que parecia querer dizer mais alguma coisa, mas, nesse instante, os passos de Daisy ecoaram.
O mordomo então educadamente deu um passo para o lado, sem se afastar muito, deixando claro que pretendia acompanhar a conversa.
O jovem pastor levou cinco minutos para explicar a questão de qual oração, a do homem negro ou a do homem branco, seria atendida primeiro por Deus.
Assim que ele pronunciou a última palavra, o mordomo aplaudiu do lado: "Uma explicação muito impressionante. O Padre Tim tem mais algum assunto?"
O padre balançou a cabeça e entregue a cesta de pães a Daisy: "Por favor, ajude-me a distribuir estes pães para as outras crianças."
— Então eu acompanharei o Padre Tim até a saída — disse Wallace, fazendo um gesto de cortesia.

Assim que a carruagem do jovem padre deixou os portões da mansão, o mordomo voltou imediatamente para dentro e chamou dois capatazes: "Vão buscar a Daisy e levem-na para a sala de interrogatório. Mantenham-na lá, estarei lá em dez minutos."
— E quanto ao Padre Tim?
— Deixem para lá por enquanto. Não vamos mexer com clérigos sem provas absolutas, ou isso trará muitos problemas desnecessários.
Ao ouvirem isso, os dois capatazes invadiram o alojamento de Daisy, agarraram-na pelos cabelos e a arrastaram para fora do quarto enquanto ela gritava e se debatia.
Enquanto isso, Wallace entrou no aposento. Dirigiu-se primeiro às quatro cestas de pão e as revirou uma a uma, mas não havia nada nelas além de pão. Sendo cauteloso, Wallace ainda esmagou os pães com os pés, mas nada encontrou.
Em seguida, revirou a cama de Daisy de cabeça para baixo, levantou os lençóis e desmontou cada tábua do estrado, mas continuou sem obter nenhum resultado.
Com o cenho franzido, Wallace vasculhou o guarda-roupa e saiu novamente para o corredor, onde um grupo de criadas o observava amedrontado à distância.
Agarrou uma delas e perguntou: "Daisy saiu do quarto antes?"
A criada balançou a cabeça incessantemente. O rosto de Wallace sombrou-se.
— Você sabe o que acontece com quem mente.
Aterrorizada, a criada desatou a chorar. Wallace empurrou-a com impaciência e virou-se para as outras: "E vocês? Alguém viu a Daisy sair do quarto?"
Todas as criadas balançaram a cabeça juntas. A probabilidade de tantas pessoas mentirem ao mesmo tempo era mínima.
Será que ele havia se enganado dessa vez? Mas Wallace lembrou-se do comportamento incomum do Padre Tim naquele dia; sua postura era claramente a de quem tinha algo a esconder.
Estes eram tempos difíceis, e Wallace não pretendia ignorar nenhum risco potencial. Já que nada fora encontrado no quarto de Daisy, só restava interrogar a própria.
Sem perder mais tempo, Wallace caminhou a passos largos em direção à sala de tortura.

O quarto de Lia ficava bem ao lado do de Daisy. Ao ouvir os gritos de Daisy, ela correu para fora imediatamente, apenas para deparar-se com uma cena aterrorizante. Daisy era a nova contactadora após a captura de Nadia, e agora, bem quando a fuga se aproximava, ela também havia sido presa.
Desta vez, Lia estava genuinamente assustada — não pelo risco de Daisy a denunciar, mas porque, com a prisão de Daisy, o contato entre o pessoal da mansão e Laeri ficaria completamente cortado.
Ela não sabia qual era a mensagem que Laeri havia enviado para dentro desta vez, nem o que deveria fazer a seguir. O que mais temia era que Laeri, acreditando que eles já haviam recebido a mensagem, iniciasse o plano de acordo com o cronograma original. Isso não apenas falharia em resgatá-los, como também o colocaria em perigo.

Nesse exato momento, alguém lhe deu um tapinha no ombro. Lia virou-se e viu Lola. Esta última não pertencia à sua tribo e nunca tivera uma boa relação com ela; invejando o favor que Lia recebia de Malcolm, Lola frequentemente se juntava a outras criadas para isolá-la. Lia não queria que aquela pessoa visse o pânico em seu rosto naquele momento crucial.
No entanto, a frase seguinte de Lola deixou seu corpo paralisado no lugar: "Vocês estão planejando fugir, não é?"
— Você... do que está falando? — Lia ouviu seus próprios dentes baterem.
— Não tenha medo, gatinha. Foi a Daisy que me pediu para te procurar — disse Lola. — Venha comigo, tenho algo para te mostrar.
Lola caminhou até um pequeno armário de limpeza ali perto, onde guardavam esfregões e panos. Após um momento de hesitação, Lia a seguiu. Ela não havia deixado de considerar a possibilidade de Lola estar apenas armando uma cilada para entregá-la a Wallace.
Afinal, as duas nunca se deram bem, e Lola não era de sua tribo; não havia razão para lhe estender a mão naquele momento. Mas Lia já estava sem saída. Mesmo que significasse sacrificar-se, se houvesse a menor chance, ela estava disposta a arriscar. Por isso, seguiu Lola para dentro do quartinho.
Lola esperou-a ali e, assim que Lia entrou, fechou a porta, acendeu uma lamparina a óleo e levantou uma lona em um dos cantos. Ali embaixo estavam duas garruchas e oito adagas.
— Foram seus companheiros lá fora que trouxeram isto para vocês. E, além disso, tem isto aqui — disse Lola, tirando uma carta de dentro das vestes.
Lia estendeu a mão para pegar, mas Lola recuou o braço.
— Você não achou que eu te daria a carta assim tão fácil, achou? — Lola ergueu uma sobrancelha. — Arrisquei muito para esconder este lote de armas para vocês. Se eu não estivesse limpando por ali agorinha mesmo, Daisy teria sido pega com a boca na botija.
— O que você quer? — perguntou Lia, recuperando gradualmente a compostura.
— Eu quero o mesmo que vocês. Quero sair deste lugar maldito, quero voltar a respirar o ar da liberdade — declarou Lola. — Ou vocês me deixam entrar nessa, ou ninguém vai a lugar nenhum.