Capítulo Cento e Vinte e Dois: Sou eu ainda pior do que esses potes rachados e tigelas quebradas que você tem?
Dentro da mala cor-de-rosa, havia principalmente roupas para troca diária, presilhas, tiaras e pequenos acessórios pessoais, adaptados para diversos cenários de fraude. Além disso, encontravam-se a carteira mágica roubada por Takeshi Nanahara e um atlas, nada mais. Não havia quaisquer bens de valor, nem sinal de dinheiro. Provavelmente, Yukio Kakumaru só usava dinheiro vivo, sempre carregando a carteira consigo, que já havia sido completamente esvaziada por Takeshi Nanahara. Furiosa, ela apareceu exigindo justiça, querendo reaver metade do valor, mas não esperava que Nanahara e Ruri Kiyomi não tivessem qualquer senso de ética, entregando-a diretamente à delegacia.
Takeshi Nanahara examinou o conteúdo, primeiro explicando a situação a Ruri Kiyomi. Guardou a carteira mágica roubada por ele e, sem cerimônia, começou a remexer nas roupas, chegando até a revirar a pequena regata gordinha por baixo. Ruri Kiyomi, incomodada, afastou sua mão com um tapa, reclamando: “Eu só concordei que abrisse para ver se havia algum segredo, você está mexendo em tudo!”
Ela ficou apreensiva ao ver Nanahara apalpar os tecidos, temendo que ele fosse cheirá-los, quase num comportamento perturbador. Temia não resistir e acabar lhe dando um soco.
Nanahara, indiferente, limpou as mãos com lenços desinfetantes, pegou o atlas e, ao folheá-lo, caiu uma foto velha, dobrada e desgastada. Nela, uma jovem sorridente, radiante como uma flor, mas a outra metade da foto estava rasgada, impossibilitando saber com quem ela posava.
Ruri Kiyomi pegou a foto e, instantaneamente, imaginou uma novela: família desfeita, pais divorciados, pai falecido cedo, mãe com câncer, filha procurando a mãe por todo o país, chorando à noite escondida em tubos de concreto. Hesitante, perguntou: “É a mãe dela?”
Nanahara olhou a metade da foto, virou-a e assentiu: “É possível. O local é o Templo Asakusa, em Tóquio, esse tipo de papel fotográfico já não é fabricado há anos, a foto deve ter pelo menos dez anos. O tempo bate.”
Depois, folheou o atlas novamente: “O destino da pequena é Rio do Sol Nascente; talvez a pessoa na foto esteja lá.”
Ruri Kiyomi se abalou, arrependendo-se um pouco: “Parece que sua história é triste... talvez ela esteja realmente procurando a mãe, sem dinheiro, obrigada a enganar e furtar pelo caminho... Ter entregado-a diretamente à delegacia não foi exagero?”
Nanahara riu, apontando para as roupas, presilhas e acessórios: “Não foi. Ela precisava de uma lição. As roupas, além de algumas peças antigas, incluindo a mala e os acessórios, tudo comprado recentemente, nada barato, discretos e sofisticados. A pequena sabe aproveitar a vida.”
Ele também mostrou o atlas: “Além disso, ela engana, rouba e se diverte por onde passa. Cada lugar visitado, ainda vai a parques, restaurantes de luxo, vive mil vezes melhor que você. Guarde sua compaixão!”
Ah, isso...
Ruri Kiyomi olhou os pontos marcados no atlas, desconcertada. Mesmo com uma história triste, aquela criança realmente precisava de uma lição, ao menos para não se desviar mais.
Ela deixou o assunto de lado, olhando para a mala, hesitante: “E agora, o que fazemos? Levamos a mala à delegacia também?”
Desde que começou a seguir Nanahara, seu raciocínio se atrofiara, sempre perguntando o que fazer.
Nanahara coçou o queixo, pensativo: “Achei que fosse encontrar um tesouro escondido, algum dinheiro guardado no fundo da mala, mas ela é uma pobretona... Deixe estar, levamos de volta. Com essa idade, só pode receber uma lição. O abrigo não vai conseguir mantê-la presa, quando ela vier procurar, devolvemos, essas roupas não servem para você.”
Ruri Kiyomi se assustou: “Ela realmente vai nos procurar?”
Nanahara olhou para ela, sorrindo inocente: “Claro que não vai me procurar. Por quê? Sou só um ajudante. Ela só virá atrás de você, então fique atenta. Acho que aquela criança guarda rancor, cuidado para não ser pega de surpresa.”
Ruri Kiyomi o encarou sem expressão, xingando mentalmente: ele é mesmo um canalha.
Nanahara apressou-se a acalmá-la: “Não me xingue, não tenho escolha. Tenho uma casa cheia de tesouros, não posso deixar ela de olho, se quebrar um prato já fico arrasado, só me resta sacrificar você. Sua casa não tem tantos objetos valiosos para ela roubar, e ela, uma pequena ladra e trapaceira, age sem escrúpulos apenas por falta de orientação, não é má de natureza. Você não corre tanto perigo, não precisa se preocupar.”
Ruri Kiyomi ignorou-o, arrumou a mala e saiu arrastando-a.
Canalha falador, parece que sou menos importante que seus pratos quebrados? Sacrificada sem pensar?
Quando ela vier, vou contar toda a verdade e mandá-la limpar sua casa!
...
Nanahara garantiu que o abrigo jamais conseguiria manter Yukio Kakumaru presa, ela certamente viria buscar vingança. Ruri Kiyomi realmente ficou alerta alguns dias, mas nada aconteceu. Yukio Kakumaru não apareceu para atacá-la, e ela começou a se preocupar. Ao voltar da escola, seguindo Nanahara, hesitou: “A menina não apareceu, será que aconteceu algo? Devíamos procurar por ela? Não sei para onde ela foi levada.”
Nanahara também achou estranho, queria dar uma lição à pequena, ensiná-la a agir corretamente, mas ela simplesmente sumiu.
Coçou o queixo, pensativo: “É estranho. O abrigo não é uma prisão, não pode manter as crianças trancadas dia e noite. Quem quer fugir encontra mil oportunidades. Pelo tempo, ela já devia ter escapado.”
Ruri Kiyomi, confusa: “Será que ela desistiu da vingança e seguiu para Rio do Sol Nascente?”
Nanahara ponderou, balançando a cabeça: “Difícil dizer, talvez não. Naquele momento, você quase a matou de raiva, ela não deixaria barato. Mas ela já se disfarçou, não a conheço bem, então não descarto essa possibilidade.”
“Talvez tenha ido mesmo. Espero que tenha aprendido com isso, que se controle, que não...”
Ruri Kiyomi foi interrompida por um estrondo, assustando-se. Quando percebeu, Nanahara não estava ao seu lado, mas atrás dela, olhando com cautela para o sudeste.
Parecia uma explosão, felizmente distante. Caso contrário, aquele covarde teria me usado como escudo.
Ruri Kiyomi lançou-lhe um olhar de desprezo, mas não era hora para brigas; seguiu o olhar de Nanahara para o sudeste, onde uma densa fumaça preta subia ao céu azul.
“Um incêndio?” Ruri Kiyomi correu para lá, aflita: “Vamos ver, talvez alguém precise de ajuda.”
Nanahara tentou segurá-la sem sucesso, acabou seguindo atrás, mas não se opôs a ajudar, apenas alertou: “Cuidado, talvez não seja apenas um incêndio. O som foi estranho.” Era um estrondo abafado, lembrando explosão de máquina antiga de pipoca, não o típico de incêndio.
Eles ainda estavam indo para a estação, numa região movimentada próxima ao centro. Ao atravessar uma rua, chegaram ao local: um shopping de seis andares, grande, onde a explosão ocorreu no segundo andar, formando um buraco que expelia fumaça negra.
A situação estava um pouco melhor: o sistema de combate a incêndio automático estava ativo, os sprinklers controlando o fogo, mas não o extinguindo completamente, aguardando a chegada dos bombeiros.
Nas ruas, multidões observavam assustadas, muitos fugindo do shopping. Ruri Kiyomi, mesmo corajosa, não arriscou entrar para ajudar, seria só mais um problema. Optou por ajudar a evacuar, pegou o carrinho de uma mãe jovem e levou para longe, protegendo-a.
“Obrigada, obrigada mesmo.” A jovem mãe, ainda assustada, cabelo coberto de cinzas, verificou o bebê, agradecendo aos dois estudantes.
“De nada.” Nanahara brincou com o bebê e, naturalmente, segurou a mão da mãe, ajudando-a a relaxar, perguntando sorridente: “O que aconteceu?”
A mãe, um pouco mais tranquila, olhou para o shopping, suspirando: “Parece que... parece que o supermercado explodiu, acho que foi lá.”
“Houve feridos?” Ruri Kiyomi perguntou, preocupada.
A mãe balançou a cabeça, confusa: “Não sei, na hora... não prestei atenção.”
Ela ficou paralisada pelo susto, instintivamente se abaixou sobre o carrinho, só percebeu depois que todos fugiam e escapou também, não se preocupando com mais nada. Era um momento de pouco movimento no shopping; em horários mais cheios poderia haver pisoteamento, ou talvez já tivesse ocorrido, mas ela teve sorte e saiu ilesa.
Enquanto conversavam, três caminhões dos bombeiros chegaram em fila. Logo depois, duas ambulâncias, e por fim a polícia japonesa, famosa como “o grupo dos inúteis que só sabe receber salário”, chegou atrasada, salvo alguns policiais que vieram de perto. De fato, sua lentidão justificava as críticas.
A polícia, ao chegar em peso, iniciou operações com bombeiros e paramédicos, fechando a rua e afastando os curiosos, evitando novos acidentes. Nanahara levou Ruri Kiyomi embora.
Ruri Kiyomi, relutante, olhava para trás, perguntando baixo: “Será um atentado? Acho que vi o carro da senhorita Nakano. Não vamos ajudar?”
Nanahara lhe lançou um olhar enviesado: “Pare de querer se meter. Mesmo que seja um atentado, é um caso de investigação criminal, basta seguir as pistas do explosivo. Não precisam de dois estudantes para ajudar.”
Ruri Kiyomi se calou, olhou mais uma vez para o shopping e seguiu Nanahara até o trem.
Em casa, ela ainda pensava no caso, nunca vira uma explosão antes; estava curiosa, mas sem internet ou celulares, não podia saber de imediato, teria que esperar pelo noticiário da noite ou jornal do dia seguinte.
A rotina seguiu: Ruri Kiyomi cuidou da casa, Nanahara saiu para vender, voltaram para cozinhar, comer, mostrar talentos, beber chá digestivo. Ruri Kiyomi preparava-se para estudar quando a porta foi batida.
Animada, levantou-se para abrir e encontrou Eri Nakano, exausta. Perguntou, ansiosa: “Foi mesmo um atentado?”
Ótimo, finalmente um grande caso! Trabalhar para aquele canalha está cada vez mais compensador!
Eri Nakano ajustou os óculos dourados, sem entender a empolgação de Ruri Kiyomi, voz rouca: “Ainda nem saiu na TV e já sabem? Não é só um atentado, é uma série de explosões, hoje foram duas! Precisamos encontrar o desgraçado o mais rápido possível!”
A delegacia estava em apuros, uma crise sem precedentes: explosões não podem ser ocultadas, a gravidade é intolerável, a polícia não pode permitir, precisa mobilizar tudo para capturar o criminoso. Para agilidade, a primeira pessoa em quem pensou foi Nanahara, pouco importando se era sua especialidade.
(Fim do capítulo)