Capítulo cento e cinquenta e um: vocês dois deveriam se casar logo ali mesmo.
Círio Ariyoshi ficou muito feliz com o gesto de aprovação de cabeça de Takeru Ninanohara. Todo esforço precisa de recompensa, e, para ela, nada era mais satisfatório do que o reconhecimento dele.
Hum, sem saber por quê, naquele momento ela desejava ainda mais os elogios de Takeru Ninanohara. Quanto aos outros... elogios eram bem-vindos, claro, mas, se não viessem, tudo bem; ela já não se importava tanto como antes.
De repente, sua disposição aumentou ainda mais. Mesmo depois de já ter cumprido as exigências da mãe e de não correr mais o risco de ser mandada para a prisão das aulas de reforço, continuou estudando por conta própria, decidida a tirar, na próxima vez, pelo menos o décimo pior lugar.
— Círio, você mudou mesmo!
No intervalo, Círio Ariyoshi estava mordendo o lápis, franzindo a testa em profunda reflexão, tentando arrancar mais dois pontos, quando Yuko Sawada não aguentou mais. Com o rosto rechonchudo tomado por uma dor sincera, lamentou:
— Você realmente traiu a nossa amizade! Não foi isso que combinamos, que íamos ser bobas juntas? Por que está se esforçando tanto assim!
Se a melhor amiga não tirasse o último lugar, então o trono da lanterna passaria a ser dela. E, olhando para a dedicação da amiga, parecia impossível repetir aquela disputa feroz, digna de dragões se digladiando, por quem ficaria em penúltimo. Quem sabe, no ensino médio inteiro, aquele assento acabasse sendo praticamente um privilégio exclusivo seu.
Mas, para ela, tanto fazia. Afinal, nunca viveu do cérebro para ganhar a vida. O que a entristecia era ver a amiga enveredar por um caminho torto. Tinha um talento de luta extraordinário, e, ainda assim, insistia em disputar inteligência com os outros. Para quê?
— Eu já disse que não quero mais ser idiota. Da próxima vez, meu objetivo é ficar em vigésimo sexto, então é claro que preciso me esforçar mais. Yuko, não me atrapalha.
Círio Ariyoshi ignorou completamente as palavras da amiga. Só não entendeu muito bem o que o professor explicara há pouco; então circulou a passagem no caderno e decidiu perguntar a Takeru Ninanohara naquela noite, quando voltasse para casa.
Agora, começava a perceber vagamente que as provocações incessantes de Takeru Ninanohara provavelmente não vinham de sinceridade, mas apenas para incitá-la a se empenhar. Embora ele tivesse noventa e nove vírgula nove por cento de chances de não nutrir intenções honestas — e oitenta por cento de querer que ela, no futuro, prestasse vestibular para a mesma universidade que ele, para que os dois continuassem juntos e ele pudesse seguir explorando-a —, isso não era problema. Esse tipo de coisa não lhe desagradava.
Humpf, aquele sujeito até que era um pouco envergonhado. Se queria passar mais quatro anos como colega, podia dizer isso logo, em vez de dar tanta volta e ainda inventar aquela aprovação de cabeça de cachorro para enganar os outros. Muito bem: ela também faria uso da astúcia. Iria com ele para a universidade, e assim continuaria vigiando-o para que não cometesse nenhuma maldade.
Tsc, esse sujeito acha mesmo que sou idiota?
Truquezinho barato, enxergado de imediato!
Só havia um pequeno problema: a universidade que aquele cachorro sem vergonha provavelmente prestaria exame devia ser excelente, e ela talvez não conseguisse. Mesmo assim, precisava tentar. Se os resultados ficassem mais ou menos, pediria ao pai que usasse seus contatos, ou então prestaria para uma faculdade vizinha à dele. Não seria possível que, ao lado de uma universidade de renome, houvesse apenas outras de renome; em algum ponto teria de existir uma universidade comum ou uma faculdade feminina. Ela poderia estudar lá e, ainda assim, vigiá-lo.
Plano feito. Praticamente garantido. Era assim que faria.
Já tinha traçado uma etapa da própria vida, decidida a lutar com Takeru Ninanohara até o fim usando os próprios artifícios. Mas Yuko Sawada estava ainda mais inconformada.
— Você vai até melhorar o rendimento escolar? Foi o Takeru que te lavou o cérebro?
Círio Ariyoshi olhou para o adesivo da aprovação de cabeça de cachorro, que já havia sido colado na bolsa de material, e respondeu com desdém:
— Que lavagem cerebral o quê? Que jeito horrível de dizer. Quem lavou o cérebro de quem ainda nem se sabe. Eu só... não tenho nada melhor para fazer e quero testar o limite da minha inteligência.
Sim, estudar bastante e, três anos depois, desferir nele um golpe fatal, contando que já havia descoberto suas conspirações. Naquela hora, a expressão no rosto dele certamente seria magnífica.
— Você foi lavada o cérebro por ele, sem dúvida.
Yuko Sawada tinha plena certeza disso. Caso contrário, com o nível de estudo desastroso que as duas sempre tiveram desde pequenas, a melhor amiga jamais se esforçaria assim. Quando chegasse a décimo sexto lugar de baixo para cima, já deveria estar em festa e voltar a se deitar sem fazer nada.
Depois de pensar um pouco, porém, ela se assustou de repente. Observou a amiga de cima a baixo e, hesitante, perguntou:
— Você já virou o molde dele?
Se a amiga não tivesse sido completamente devorada, não teria sido tão facilmente manipulada!
O rosto de Círio Ariyoshi corou levemente. Ela virou depressa o rosto, olhou ao redor e, ao confirmar que ninguém prestava atenção nelas, resmungou:
— Que loucura é essa que você está dizendo? Quem virou o molde dele foi você... Entre nós, não há nada de errado. Somos apenas boas amigas!
— Ainda boas amigas? Ah, deixa, deixa. Não precisa se apressar. Então sejam apenas boas amigas!
Yuko Sawada não estava com paciência para discutir. Boas amigas coisa nenhuma. Já havia boatos circulando na turma do segundo ano, e era praticamente certo que Takeru Ninanohara estava namorando. Agora, em todo o ano escolar, aproximadamente todas as garotas já tinham ouvido falar disso — porque as meninas viviam se juntando aos montes no banheiro para fofocar, e às vezes era impossível não ouvir.
Se Takeru Ninanohara realmente estava namorando e, até então, nunca demonstrara interesse por ninguém na escola, exceto por andar sempre com Círio Ariyoshi, então quem mais poderia ser o par dele?
Na verdade, os dois já eram o casal presumido do primeiro ano. E, entre as garotas do ensino médio, havia um código tácito: roubar o namorado de outra pessoa era um tabu enorme, capaz de provocar indignação geral com muita facilidade. Em encontros de fofoca no banheiro, era muito fácil acabar rotulada como uma “vagabunda” e sofrer com todo tipo de maledicência. Por isso, as meninas do primeiro ano já tinham riscado Takeru Ninanohara da lista de “tipos ideais para namorar” e deixado de se interessar por ele. Mesmo que algumas sentissem um pouco de pena, não havia o que fazer.
Os fatos eram claros como a luz do dia. Bastava uma pequena dedução para condenar Círio Ariyoshi, mas ela ainda insistia em negar, repetindo “boas amigas” sem parar. Era de dar desprezo.
Yuko Sawada não quis mais falar sobre o assunto. Bastava que todas soubessem no fundo do coração. Ela até se atrevia a apostar que Círio Ariyoshi já tinha assumido a forma de Takeru Ninanohara; só que, como não havia acampamento recente, não tinha como verificar seu corpo. Caso contrário, certamente encontrariam provas irrefutáveis.
Mudou de assunto e perguntou, com genuína preocupação:
— Aquele seu “bom amigo” já está melhor dos ferimentos? Quando ele volta para a escola?
Círio Ariyoshi pensou um pouco e respondeu:
— Acho que ainda vai levar umas duas ou três semanas. Você sabe como o corpo dele é sensível. Os ferimentos que nós duas sararíamos em uma ou duas semanas, ele precisa de três ou quatro.
Yuko Sawada acreditou. Takeru Ninanohara realmente parecia frágil. Pensou um pouco e hesitou:
— Você acha que eu e Yutaro deveríamos ir visitá-lo? Apesar de não termos muita relação com ele, no meio disso tudo está você. Será que não deveríamos demonstrar alguma preocupação?
Círio Ariyoshi balançou a cabeça imediatamente.
— Não precisa. Ele tem um monte de manias, não gosta de barulho e também não liga para essas coisas. Quando ele melhorar e voltar à escola, você só precisa ser educada com ele.
— Então está bem!
Na verdade, Yuko Sawada também não tinha muita vontade de ver Takeru Ninanohara. Afinal, não se entendiam. Aquilo era só uma formalidade. Ela levou a mão à bolsa de Círio Ariyoshi e perguntou, com interesse:
— O que ele preparou de gostoso para o almoço hoje? Deixa eu ver primeiro por você.
Embora Círio Ariyoshi não quisesse admitir, ela achava seguro entregar a melhor amiga a Takeru Ninanohara. Ao menos a comida que ele providenciava era boa. E, entre amigas, deveria haver lealdade: felicidade compartilhada é felicidade dobrada. Ela planejava continuar almoçando com a amiga naquele dia. Depois de tanta conversa, no fundo tudo o que queria era conferir a comida.
Ah, “boas amigas”... vocês deviam se casar logo aí mesmo. Eu queria ir comer na casa de vocês!
...
Ao meio-dia, Círio Ariyoshi ainda não tinha se fartado. Mesmo sentindo certa pena, não se importava em dividir a comida com a melhor amiga, mas comer de menos era cruel demais. Planejava comer um pouco mais à noite às escondidas — embora talvez não conseguisse. Mesmo cego, Takeru Ninanohara conseguia ouvir quantas tigelas de arroz ela comia; parecia ter um par de orelhas de cachorro. Se ao menos desse para tapar os ouvidos dele com bolinhas de algodão.
Depois das aulas, ela voltou para casa em disparada, fazendo até um pequeno desvio para o parque do bairro, onde verificou a situação da barraca de Takeru Ninanohara e Yuki Kakomaru. Tudo estava normal, então seguiu para casa para trabalhar e fazer os serviços domésticos.
Enquanto se dedicava com ardor, a campainha tocou de repente — a da entrada do quintal. Ela saiu correndo para ver o que era e descobriu que se tratava de uma entrega. Assinou no lugar de Takeru Ninanohara e recebeu uma caixa comum de papelão ondulado.
Nada de estranho nisso. De vez em quando, Takeru Ninanohara encomendava por correio toda sorte de ingredientes e temperos esquisitos; às vezes também comprava artesanato e pequenas ferramentas. Receber entregas era algo corriqueiro. Ela não deu importância e deixou a caixa na entrada, voltando aos próprios afazeres. Só pensou que o hall ainda precisava de uma prateleira temporária para apoiar coisas, e considerou procurar uma na despensa quando tivesse tempo. Vagamente lembrava que havia uma sobressalente em casa.
Se não houvesse nada na despensa, então levaria a que estava sendo usada em casa para servir por dois dias.
Falando a verdade, ela gostava muito de mexer na casa. Afinal, desde pequena via a mãe fazendo arrumações e tinha a sensação de que transformar lentamente um lugar em algo acolhedor, próprio para a vida cotidiana, dava uma enorme sensação de realização.
Recebeu a caixa e esqueceu o assunto para trás. Só perto da hora do jantar é que se lembrou, e, enquanto continuava ocupada com as mãos, disse a Takeru Ninanohara:
— Ah, chegou a coisa que você comprou. Deixei na entrada.
Takeru Ninanohara provava o sabor da sopa com uma concha, pensando em como aprimorá-la para elevar a qualidade, quando ouviu aquilo e remexeu a memória, estranhando:
— Hoje eu não devia receber nenhuma entrega. Onde está a encomenda?
Círio Ariyoshi trouxe a caixa nos braços.
— É isso aqui. Não é algo gostoso?
Takeru Ninanohara bateu na caixa, inclinou a cabeça para ouvir o que havia dentro e depois aproximou o rosto para sentir o cheiro com cuidado, concluindo:
— Não é o que eu comprei, mas também não parece perigoso. Abra pela lateral.
Círio Ariyoshi obedeceu. Sem rasgar o lacre, abriu um buraco de lado, retirou uma porção de material de enchimento inútil e então encontrou um frasco cheio de pequenas esferas de algodão azul-esverdeadas. Por um instante, não entendeu nada e perguntou, confusa:
— O que é isso? Mandaram só um frasco de bolinhas de algodão dentro de uma caixa tão grande? Que doido faria isso?
Takeru Ninanohara deu uma espiada, passou a mão por dentro e, depois de abrir o frasquinho e cheirá-lo de longe, pensou um pouco e disse:
— É uma mistura de nitroglicerina e salitre amoniacal fora de uso. Não explode, e a toxidade também desapareceu. Quem enviou não tem más intenções. Parece ser aquele sujeito de antes.
— Aquele sujeito de antes?
Círio Ariyoshi piscou, então entendeu. Era o “Misterioso X”. O caso das explosões em série estava ligado a ele. Não seria estranho se tivesse incitado Akira Nishi a seguir um caminho extremo; teve coragem de explodir pessoas em plena área movimentada, e até é possível que tenha prestado certa assistência técnica, ou ajudado a rastrear e localizar as quatro vítimas.
De fato, só podia ser ele. Ninguém mandaria uma coisa dessas sem motivo. Mas ainda assim era absurdo. Ela perguntou, incapaz de entender:
— Então... ele está te mandando um prêmio de novo?
Que tipo de criminoso perturbado era esse, que ainda recompensava o detetive depois do fato?
Takeru Ninanohara passou a mão no queixo e pensou um pouco.
— Isso é mais um souvenir. Deve ter achado que eu também merecia ganhar um, então me enviou. É um sujeito até bem cuidadoso.
— E agora, o que fazemos?
Círio Ariyoshi ficou nervosa. Não imaginava que havia de fato um criminoso de entretenimento escondido nos bastidores, semeando caos e confusão. Não era de admirar que, de tempos em tempos, surgissem em Hiraira casos estranhos ou extremos. Só com eles já haviam encontrado dois; quantos mais estariam ocultos na escuridão, ninguém sabia.
Mas isso fazia com que muitas coisas finalmente se explicassem. Se alguém não estivesse deliberadamente incitando os outros, ou usando algum método para lavar o cérebro de alguém, uma pessoa normal talvez não tivesse a ideia de fingir suicídio para obter seguro, nem realmente enveredaria pelos extremos, ignorando vida, morte e ética para cometer atrocidades.
Takeru Ninanohara, no entanto, ainda não parecia levar aquilo tão a sério. Pensou por um momento e sorriu:
— Esse sujeito realmente tem um pouco de loucura. Ainda bem que, pelo menos por enquanto, não tem más intenções contra mim... hum, contra nós. E, com toda a probabilidade, também não será tão rebaixado a ponto de agir diretamente. Não precisamos nos preocupar com a segurança. Então vamos deixar isso com a senhorita Nakano. Ela pode investigar primeiro.
Círio Ariyoshi ligou imediatamente. Takeru Ninanohara era grande demais para se importar, mas ela não. Um louco a estava de olho: precisava eliminá-lo depressa.
Fim do capítulo.