Capítulo 197: Será que é mesmo um tesouro?

Eu não sou nenhum detetive. O Caminhante das Profundezas Marinhas 4662 palavras 2026-01-20 08:32:04

Kosei Mumi recebeu a resposta de Nanahara Takeshi com um misto de dúvida e desconfiança. Kiyomi Ruri, por outro lado, revirou os olhos, já tendo adivinhado que a mania de Nanahara de tirar vantagem estava agindo novamente; era bem capaz que ele estivesse querendo jogar aquele joguinho de "quem acha primeiro, leva". Ela não conseguiu evitar e, escondida, deu um beliscão nele: — Seu cachorro, a pessoa é uma cliente que pagou pelos serviços e, além disso, estamos tentando salvar uma vida. Você não pode esconder pistas, isso mancha a reputação da nossa agência.

Nanahara Takeshi lançou-lhe um olhar de soslaio, compreendeu o revirar de olhos e, decidindo não implicar com ela por hoje, entregou o atlas a Kosei Mumi, mudando o tom com um sorriso: — É apenas uma suposição sem muita base, mas talvez a senhorita Odan esteja procurando por algum lugar específico.

Kosei Mumi olhou para o velho atlas com um lampejo de entendimento, mas logo balançou a cabeça, sem demonstrar muito interesse na pista.

Anteriormente, os investigadores de sua agência já haviam folheado aquele mesmo livro e tiveram especulações semelhantes, mas nada que pudesse ser ligado ao caso — não havia nada que apontasse para a montanha da família Iwatou, tornando impossível determinar uma relação ou seguir um rastro. Quem diabos saberia o que alguém pretendia ao fazer tantas marcações num atlas?

Nanahara Takeshi, então, perguntou a Yashima Kiku com um sorriso: — A senhorita Yashima sabe a procedência deste atlas?

Yashima Kiku já havia respondido a essa pergunta tanto para os investigadores quanto para a polícia, e balançou a cabeça imediatamente: — Eu não sei, mas parece que já estava no quarto da Aday há algum tempo. Quando vim aqui conversar com ela no mês passado, vi esse atlas sobre a mesa de cabeceira.

Nanahara Takeshi assentiu e não insistiu mais no assunto; se ela soubesse, teria dito. Em vez disso, perguntou com curiosidade: — A senhorita Yashima conhece a senhorita Odan há muito tempo?

— Sim, há quase três anos — respondeu Yashima Kiku. — Ficamos muito próximas quando trabalhávamos no clube e desde então somos amigas.

— Sempre dividiram o aluguel?

Yashima Kiku negou com a cabeça: — Não, só fomos morar juntas há um ano e meio. Na época, a Aday pediu demissão do clube e planejava se mudar para um lugar mais próximo do senhor Iwatou. Como o contrato do meu apartamento também estava vencendo, mudei-me para morar com ela.

Nanahara Takeshi continuou: — E a senhorita Odan costumava falar sobre o senhor Iwatou com você?

— Sim, éramos como irmãs, conversávamos muito — disse Yashima Kiku, com um tom de inveja e autodepreciação. — A Aday tinha um carinho especial pelo senhor Iwatou, achava que ele era alguém em quem se podia confiar. Nós... pessoas como nós, temos um futuro muito incerto, ninguém sabe o que virá pela frente. A Aday teve muita sorte de ser amada de verdade pelo senhor Iwatou.

— Amada de verdade? — Nanahara Takeshi pensou um pouco. — Foi ela quem disse isso?

Yashima Kiku assentiu: — Sim.

Nanahara Takeshi sorriu: — E ela também amava o senhor Iwatou de verdade?

Yashima Kiku confirmou novamente, com seriedade: — Acho que sim. A Aday até brincava dizendo que tinha o dom de trazer sorte aos homens, e que o senhor Iwatou tinha tirado a sorte grande ao conhecê-la.

Nanahara Takeshi riu, surpreso: — "Dom de trazer sorte"? Quando ela disse isso?

Yashima Kiku hesitou um pouco, revirando a memória: — Faz uns dois meses, acho? Não me lembro com precisão, já faz um tempo. Foi logo depois de ela voltar de um encontro com o senhor Iwatou, ela estava muito feliz, acho que foi nessa ocasião.

— Há uns dois meses? — Nanahara Takeshi acariciou o queixo, pensativo, e perguntou novamente: — E quanto à família dela? Ela só via o senhor Iwatou uma vez por semana, ela costumava ir para casa?

— Eu nunca perguntei e também não prestei muita atenção — disse Yashima Kiku, hesitante. — Mas o pai dela faleceu muito cedo, ela tinha uma relação péssima com o padrasto e não se dava muito bem com a mãe, então imagino que ela não voltasse muito para lá.

Nanahara Takeshi já tinha lido o perfil pessoal de Odan Aday e não ficou surpreso. Alguém forçada a trabalhar como acompanhante de luxo dificilmente teria uma vida familiar feliz. Ele assentiu e perguntou: — E como foi a situação antes de a senhorita Odan desaparecer?

Yashima Kiku, que já havia respondido a isso várias vezes, respondeu prontamente: — Era uma terça-feira. Quando acordei... bem, geralmente eu chego do trabalho de madrugada, por volta das três ou quatro da manhã, então só acordo depois do meio-dia. Quando acordei, vi um bilhete que a Aday tinha deixado dizendo que ela tinha ido para a casa dos Iwatou e que não era para eu esperar por ela para jantar. — Yashima Kiku disse com um certo arrependimento: — Mas joguei o bilhete no lixo naquele mesmo dia, nunca imaginei que pudesse ser útil.

Nanahara Takeshi sorriu: — Não tem problema. E depois?

Yashima Kiku continuou: — Na hora não dei muita importância, comi e fui trabalhar. No dia seguinte, quando voltei para casa, achei que ela tinha passado a noite na casa do senhor Iwatou e ainda não tinha voltado, então não liguei. Só comecei a estranhar quando acordei à tarde e não a vi; geralmente ela só ficava lá um dia.

Depois, fui trabalhar e, durante os intervalos, liguei para o apartamento algumas vezes, mas ninguém atendia, o que me deixou ainda mais preocupada... O senhor Nanahara talvez não saiba, mas nosso trabalho... bem, às vezes acompanhamos clientes a festas, ficamos a sós com eles, e nem sempre podemos garantir o caráter de todos. Podem acontecer coisas estranhas, até mesmo perigosas...

Ao dizer isso, sentiu que era um assunto delicado para explicar a um menor, então foi vaga: — Enfim, ficamos muito alertas com desaparecimentos. Se ela tivesse algum imprevisto, sabendo que eu ficaria preocupada, ela teria me avisado. Por isso, ficar sem notícias era muito estranho. Tentei ligar para a casa dos Iwatou para perguntar se ela estava bem, mas um inspetor de polícia atendeu o telefone. Foi assim que descobri que o senhor Iwatou tinha sido assaltado e ele me disse que a Aday nunca esteve lá. Foi nesse momento que percebi que algo tinha acontecido com ela e chamei a polícia imediatamente.

Essa era uma espécie de regra tácita de ajuda mútua na profissão delas; amigas próximas vigiavam o paradeiro umas das outras. Após terminar, ela acrescentou: — Conhecemos o senhor Iwatou em uma festa da empresa. Eu tinha o cartão dele; foi a primeira vez que liguei para ele, em mais de um ano nunca tínhamos passado por nada parecido.

Nanahara Takeshi desviou o olhar dela, pensou por um momento e perguntou: — Tem certeza de que o bilhete foi escrito pela senhorita Odan?

— Tenho certeza — respondeu Yashima Kiku sem hesitar. — A Aday escrevia como se estivesse usando uma régua como apoio; todas as letras ficavam em uma linha reta e a base das letras era perfeitamente alinhada. É muito fácil de reconhecer, não teria como eu me enganar.

Nanahara Takeshi sorriu e assentiu, mudando de assunto: — E o que a senhorita Odan costumava fazer no dia a dia? O senhor Iwatou passa a maior parte do tempo praticando, ela não ia muito lá, nem voltava para casa. O que ela fazia quando estava sozinha?

— Ela ficava em casa, esperando o telefone tocar para o senhor Iwatou chamá-la. — Yashima Kiku apontou para a televisão na sala. — Para passar o tempo, ela geralmente assistia a programas de culinária ou alugava fitas de vídeo para ver séries.

— Ela não saía muito?

Yashima Kiku pensou um pouco e respondeu hesitante: — Se não contarmos as compras ou quando íamos fazer compras juntas, ela não costumava sair. Ela tinha um temperamento tranquilo e, normalmente, nem falava muito.

— É mesmo? — Nanahara Takeshi pensou um pouco e insistiu: — E no último mês, mais ou menos? Continuava igual?

Yashima Kiku hesitou: — Quase a mesma coisa, acho que só ia à casa do senhor Iwatou com um pouco mais de frequência. Talvez o relacionamento deles estivesse melhorando? Eu não cheguei a perguntar.

— Mas a frequência com que ela passava a noite lá mudou? Pelo que parece, ela passava uma noite por semana, certo?

Yashima Kiku ficou surpresa e hesitou: — Acho que não mudou, continuava sendo uma vez por semana!

Nanahara Takeshi assentiu e sorriu: — Desculpe, senhorita Yashima, por tomar seu tempo. Por enquanto não tenho mais perguntas; se precisar de algo, entrarei em contato.

Yashima Kiku rapidamente pegou o cartão e entregou a ele: — Sem problemas, pode me procurar a qualquer hora. Eu também espero poder ajudar a Aday. Ela é uma pessoa muito boa, não quero que nada de ruim tenha acontecido com ela.

— Todos nós esperamos que ela esteja bem — disse Nanahara Takeshi com um sorriso, levantando-se com Kosei Mumi e Kiyomi Ruri para se despedir.

...

Após deixarem o pequeno apartamento de Odan Aday e Yashima Kiku, eles foram encontrar o taxista que levou Odan Aday até a casa dos Iwatou. O motorista, porém, não tinha muitas informações; ele apenas foi escalado pela empresa para buscar e levar passageiros. Fora o fato de ter uma boa memória — Odan Aday era bonita, tinha um sorriso gentil e o destino era um lugar isolado — o motorista lembrava-se bem do dia, mas eles não se conheciam e não conversaram muito durante a meia hora de trajeto.

No entanto, ele não mentiu. Ele confirmou que Odan Aday chegou à casa dos Iwatou por volta das onze da manhã daquela terça-feira. Além disso, por ética profissional, e preocupado que ela pudesse não encontrar ninguém e precisar retornar, ele não acelerou logo após dar a volta, observando pelo retrovisor até ter certeza de que ela estava abrindo a porta antes de partir.

Ao se despedirem do taxista, já passavam das oito da noite. A investigação do dia terminava por ali. Kosei Mumi quis convidá-los para jantar, mas Nanahara Takeshi recusou ao ouvir que seria culinária Kaiseki; ele não estava acostumado com aquele tipo de comida.

Kosei Mumi não insistiu, levou-os para casa e, ao ser convidada por Nanahara para uma refeição simples, também declinou. Combinaram de subir a montanha na tarde seguinte para encontrar Sugao Mitsuru e então ela partiu.

Nanahara Takeshi e Kiyomi Ruri acenaram e entraram em casa para preparar o jantar.

Kiyomi Ruri pediu dois pratos caprichados hoje e comeu até ficar satisfeita. Após o jantar, sentada com uma xícara de chá digestivo, ela cantarolava, pensando super satisfeita no que comeria no dia seguinte.

"Droga, viver assim para sempre seria ótimo, é tão confortável!"

Quando ela estava prestes a comentar com Nanahara Takeshi sobre a lista do dia seguinte, percebeu que ele estava distraído e perguntou curiosa: — No que você está pensando?

Nanahara Takeshi estava "folheando livros" em sua mente e, interrompido, lançou-lhe um olhar de desaprovação: — Agora preciso te dar um relatório do que estou pensando? Mesmo que eu esteja te recompensando, eu ainda sou seu chefe!

"Tsc, nem perguntar pode?"

Kiyomi Ruri não ligou se ele estava irritado ou não. Como Nanahara tinha acabado de enganá-la, ela estava em uma posição de superioridade moral e não tinha medo. Ela insistiu: — É sobre o mistério do caso?

"Fala logo! Se você não falar, como vou resolver o caso?"

Nanahara Takeshi não escondeu mais, já que precisaria que ela se esforçasse caso precisasse montar alguma armadilha. Tomou um gole de chá e disse calmamente: — Estou relembrando as lendas folclóricas de Tairano para ver o que é mais provável estar escondido naquela montanha.

Kiyomi Ruri ficou interessada e perguntou, ainda mais curiosa: — E o que é mais provável que esteja escondido?

— Se você calar a boca, talvez eu consiga lembrar mais rápido. — Nanahara Takeshi já estava tentando se lembrar há um bom tempo. A cidade de Tairano tinha quase cem anos de história, repleta de folclore, lendas e até lendas urbanas, mas quase não havia registros daquela pequena montanha sem nome nos livros, o que tornava difícil determinar qual "lenda" poderia estar relacionada.

Ou, o que era mais provável, tratava-se de um segredo que apenas poucas pessoas conheciam.

Kiyomi Ruri revirou os olhos, com vontade de esticar a perna por baixo da mesa e cutucá-lo com os dedos dos pés. Ultimamente, não sabia por quê, tinha vontade de provocá-lo, mesmo que fosse apenas para discutir. Mas o temor que ele impunha ainda era forte e ela não ousava irritá-lo demais.

Ela pensou um pouco e disse: — Talvez não seja algo como um tesouro. Afinal, eram apenas marcações em um atlas, e nem foram feitas por ela. Não há mais provas de que ela estava procurando por algo, talvez devêssemos procurar outras pistas e não perder tanto tempo e energia nisso.

Nanahara Takeshi voltou a consultar sua mente, dividindo a atenção para explicar: — Não é só o atlas, há outras evidências. Se é um tesouro ou não, não sei, mas ela estava procurando por algo na montanha. Se descobrirmos o que ela buscava, poderemos determinar quem tinha um conflito de interesses com ela e, então, analisar como essa pessoa conseguiu forjar o "desaparecimento misterioso". Provavelmente foi Sugao Mitsuru, mas também pode ser outra pessoa, afinal, ele não é o único na montanha.

Kiyomi Ruri ficou surpresa: — Que outras evidências?

Nanahara Takeshi disse casualmente: — Odan Aday comprou roupas de montanhismo, botas de trilha e uma capa de chuva para montanhismo.

Kiyomi Ruri tentou se lembrar, mas não recordava de ter visto tais roupas no armário de Odan Aday, nem botas ou capa de chuva. Nanahara Takeshi olhou para ela de lado e lembrou: — As roupas de montanha estavam no topo da pilha de roupas no primeiro armário, bem novas, mas com rasgos, recém-lavadas. A capa de chuva estava em uma sacola, junto com uma bússola e outros itens dentro de uma caixa. As botas de trilha estavam no nível mais baixo da sapateira; o número não servia na Yashima Kiku, então só podiam ser da Odan Aday.

Kiyomi Ruri ainda não se lembrava. Quando entrou, estava ocupada observando Yashima Kiku e não prestou atenção na sapateira. Quanto às roupas e à capa de chuva...

Odan Aday tinha muitas roupas penduradas e dobradas, e ela não se lembrava de ter visto equipamentos de montanha. Na hora, seu foco estava em supervisionar Nanahara Takeshi para evitar que ele enfiasse algo no bolso.

Mas ela acreditava que os "olhos de titânio" de Nanahara não falhariam. Relembrando o diálogo anterior com Yashima Kiku, ela teve um estalo: — A senhorita Yashima disse que ela ia à casa do senhor Iwatou com mais frequência no último mês, mas o senhor Iwatou disse que só a via uma vez por semana, o que não mudou. Então, ela ia até lá, mas muitas vezes subia a montanha escondida?

Nanahara Takeshi assentiu: — Provavelmente sim, e com bastante frequência. As botas de trilha são novas, mas têm marcas profundas de pedras. Estimo que, na maioria das vezes, ela nem usava a trilha comum. Não parecia uma visita normal ao Sugao Mitsuru. Além disso, ela comprou especificamente uma capa de chuva para montanhismo; quase certamente ela preferia ir em dias de chuva, já que o tempo ruim ajuda a esconder os rastros.

— Então realmente parece que ela estava procurando algo na montanha às escondidas.

Kiyomi Ruri compreendeu. Não era à toa que Nanahara suspeitou de que ela estivesse procurando algo naquela montanha assim que viu o atlas, mesmo que não houvesse nada no livro que indicasse isso. Ele já tinha visto todos aqueles equipamentos antes; mesmo sem o atlas, ele teria ficado desconfiado.

Ela perguntou, cheia de curiosidade: — Então, você já pensou no que é mais provável que ela estivesse procurando?

Será que era realmente um tesouro?