Capítulo Cento e Noventa e Nove: Um Refúgio Longe do Mundo

Eu não sou nenhum detetive. O Caminhante das Profundezas Marinhas 4029 palavras 2026-01-20 08:32:14

Sugio Mitsuru parecia ter mais de sessenta anos, com o rosto cheio de rugas, cabelos e barba longos e grisalhos. Sua aparência era bastante pálida, mas seus olhos eram redondos, puros e cheios de expressividade. Ele falava com propriedade, demonstrando claramente ser uma pessoa de vasta cultura, além de ter uma atitude amável. Mesmo carregando o título de mestre, não transmitia nenhuma sensação de arrogância e não se parecia em nada com um charlatão.

Pelo menos na percepção de Kiyomi Ruri, aquele Mestre Sugio parecia genuinamente alguém com um profundo cultivo espiritual nas montanhas, sem o menor traço de vaidade mundana. Não parecia o tipo de criminoso capaz de ferir alguém sem escrúpulos, e o misterioso desaparecimento de Odate Mayu dificilmente estaria relacionado a ele.

Também não era de admirar que ele tivesse tantos seguidores; ele realmente possuía grande carisma pessoal e profundidade de pensamento.

Naturalmente, ela não compreendeu muito bem a conversa entre Nanahara Takeru e Sugio Mitsuru. Os dois discutiram uma imensidão de assuntos, e após ouvir um terço daquilo, ela já estava caindo de sono, sendo despertada apenas quando estavam prestes a sair, com a sensação de ter vivido um sonho.

Kose Sumimi, por sua vez, estava meio atordoada. Algumas das palavras ditas por Sugio Mitsuru e Nanahara Takeru tocaram-na profundamente. Ao refletir sobre suas próprias experiências passadas, ela começou a questionar qual seria o sentido de seus esforços no mundo “secular”: quanto mais conquistava, mais preocupações acumulava, e sua dedicação anterior havia se tornado um grilhão que a aprisionava. Era tentador simplesmente “desistir de tudo”, abandonar responsabilidades e obrigações e buscar a serenidade da alma.

Ela também sentiu uma certa vontade de adquirir um “cartão de membro” ali, imaginando que talvez pudesse vir de vez em quando para assistir às palestras e buscar uma “transcendência espiritual”.

Nanahara Takeru também reconhecia que Sugio Mitsuru tinha lá seus méritos; afinal, o homem não havia passado oito anos sentado à beira de uma nascente à toa. No entanto, para ele, aquilo não passava de algo comum. Seus valores eram extremamente firmes, incapazes de serem abalados por terceiros.

Ele já estava pensando no que comer no jantar. Ao sair, olhou para o relógio e perguntou educadamente a Haseshi Shima: — Senhor Haseshi, seria possível passarmos a noite aqui?

Já passava das oito da noite, e a Montanha Sem Nome era bastante íngreme, com caminhos difíceis de trilhar. Tentar descer a montanha no escuro poderia causar acidentes, então Haseshi Shima não recusou. Acendendo uma lanterna, guiou-os até uma longa cabana de madeira isolada no lado oeste da aldeia e disse com um sorriso: — Podem descansar aqui esta noite.

Nanahara Takeru olhou ao redor e percebeu que aquela cabana de madeira estava completamente silenciosa, sem qualquer sinal de luz ou vozes humanas. Sorrindo, perguntou: — Este é o quarto de hóspedes de vocês?

Ficava bem distante da aldeia, de modo a não perturbar a vida diária e a prática dos “aldeões”, parecendo ter sido intencionalmente isolado.

— Sim. — Haseshi Shima assentiu, sem dar muitas explicações sobre isso. Ele escolheu um quarto aleatoriamente, convidou-os a entrar, acendeu uma lamparina a óleo, deixou a lanterna com eles e disse sorrindo: — Desculpem, não há eletricidade na montanha. Se precisarem de iluminação à noite, podem usar isto. Por favor, aguardem um momento, vou pedir que tragam o jantar e os futons para vocês.

— Obrigado. — Agradeceu Nanahara Takeru, observando-o afastar-se no escuro guiado pela luz da lua. Os passos de Haseshi Shima eram firmes, mostrando que ele vivia ali há muitos anos, estava perfeitamente adaptado e praticamente não se diferenciava de um montanhês.

Kiyomi Ruri pousou sua mochila de trilha abarrotada e examinou o aposento.

O quarto era grande — provavelmente porque o terreno ali podia ser usado livremente, sem necessidade de economizar —, mas a decoração era bastante simples. O piso era de madeira, praticamente vazio, contendo apenas uma pequena mesa artesanal e uma bacia de madeira para a higiene pessoal. No entanto, tratando-se de um quarto de hóspedes em um local de retiros nas montanhas, era perfeitamente razoável que fosse simples.

Nanahara Takeru também deu uma olhada ao redor sob a luz fraca da lamparina a óleo e concluiu que, embora fosse simples, estava limpo o suficiente para ficar dentro de um limite tolerável. Ele tirou os sapatos, foi até a mesa e sentou-se de uma vez.

Kose Sumimi também se sentou à mesa, sentindo uma certa vontade de massagear os pés, pois estes doíam bastante após a caminhada pela trilha. No entanto, como Nanahara Takeru estava por perto, sentiu vergonha e hesitou. Ao perceber que ela se aproximara, Nanahara Takeru apenas arrastou seu assento um pouco mais para perto de Kiyomi Ruri.

— Este caso provavelmente não tem nada a ver com o Mestre Sugio. — Disse Kiyomi Ruri enquanto abria a mochila de trilha para retirar alguns pertences. Nanahara Takeru era uma fonte constante de problemas e havia trazido uma infinidade de quinquilharias na viagem. Prevendo que poderiam passar a noite na montanha e que o dinheiro seria inútil por lá, ele fizera questão de trazer até seus próprios copos.

Nanahara Takeru também sentia uma leve ponta de desapropriação. Se Sugio Mitsuru fosse um charlatão ou líder de uma seita que extorquia dinheiro, seria bem mais fácil lidar com ele. Mas, como ele parecia ser genuinamente um eremita em busca de libertação espiritual, o caso muito provavelmente não tinha relação com ele.

Pelo menos, após testá-lo por bastante tempo, ele não encontrara nenhum problema em Sugio Mitsuru.

Kose Sumimi já havia se recuperado da sensação de que “a libertação espiritual supera tudo o mais”, e seu foco profissional voltou a prevalecer. Massageando os pés discretamente por baixo da mesa, perguntou a Nanahara Takeru: — Então, quais são os planos do colega Nanahara para o próximo passo? Quem mais precisamos ver amanhã?

Eles já haviam visitado o apartamento da vítima, o resort de férias, a vila nas montanhas e conhecido todas as testemunhas. Ela já não conseguia imaginar o que mais poderiam fazer.

Nanahara Takeru aproximou-se ainda mais de Kiyomi Ruri e disse com um sorriso: — Sem pressa. Não é só o Mestre Sugio que vive aqui; amanhã conversarei com outras pessoas. Afinal, não foi fácil subir toda esta montanha.

Kose Sumimi assentiu levemente e não disse mais nada. De qualquer forma, ela não tinha nenhuma ideia no momento e só podia seguir as orientações de Nanahara Takeru.

Logo, passos foram ouvidos do lado de fora. O homem de expressão fria, Terano Takaki, acompanhado por uma mulher de óculos na casa dos trinta anos, aproximou-se usando lanternas. Eles traziam futons, caixas de refeição e duas garrafas térmicas.

Terano Takaki manteve sua postura fria e distante, largando os futons e indo embora imediatamente, como se aquelas pessoas estivessem contaminadas com alguma doença contagiosa e aproximar-se fosse perigoso. Em contrapartida, a mulher de óculos tinha um gênio afável e muito educada, e não foi embora de imediato. Ela ajudou a abrir as caixas de refeição, retirou a comida, os copos e os pauzinhos, e perguntou sorrindo: — Vocês três, por favor, vejam se precisam de mais alguma coisa.

— Está ótimo, obrigado pelo trabalho. — Na verdade, Nanahara Takeru havia feito Kiyomi Ruri carregar um conjunto completo de itens de uso pessoal. Desde que houvesse um lugar limpo para deitar, era o suficiente.

A mulher de óculos também achou que estava bom; afinal, tratava-se apenas de uma estadia temporária de uma noite, e alguns suprimentos básicos bastavam. Ela levantou-se para se despedir, mas Nanahara Takeru deu uma olhada rápida, estendeu a mão para segurar levemente a manga da roupa dela e perguntou com um sorriso amável: — Por favor, espere um momento. Como a senhorita se chama?

A mulher de óculos ficou surpresa por um instante, sentou-se novamente e disse muito educadamente: — Desculpe, sou Kitamachi Yuka. Vocês precisam de algo mais?

— É apenas um pouco de curiosidade. — Perguntou Nanahara Takeru com um sorriso. — A senhorita Kitamachi nunca havia vindo a esta ala de hóspedes antes?

Kitamachi Yuka piscou levemente, cobriu a boca com a mão e sorriu: — Como o senhor adivinhou? É realmente a minha primeira vez aqui. Este quarto de hóspedes acabou de ser concluído, e vocês são os primeiros ocupantes.

Kiyomi Ruri não esperava que eles fossem os primeiros estreantes daquele lugar. Olhando ao redor sob a luz fraca, ela percebeu que as paredes brancas nem pareciam recém-pintadas e perguntou com um tom de surpresa: — Isto aqui acabou de ser construído? Parece que já existe há algum tempo!

Kitamachi Yuka sorriu e explicou: — Não temos muitas pessoas por aqui que entendam de carpintaria ou construção. Apenas o senhor Haseshi, o senhor Atsuzawa, o senhor Mizumaki e o colega Terano estavam trabalhando nisso. Ah, sim, desde o ano passado eles queriam construir este quarto de hóspedes para evitar que, quando alguém viesse visitar o Mestre Sugio ou quando alguns companheiros retornassem para uma visita, tivessem que providenciar alojamento de última hora. As obras foram feitas aos poucos, e só no fim de semana passado é que ficou em condições de uso. Na época, até fizeram uma pequena comemoração.

Kiyomi Ruri compreendeu. Com isso, aquela simples casa de madeira levara quase um ano entre a construção e o acabamento. Considerando que o caminho da montanha era difícil, a estrutura principal até era viável de ser feita aproveitando os materiais locais, mas transportar outros materiais de construção para o alto — como portas, janelas, vidros, cortinas e pisos de madeira polida — devia exigir bastante tempo, o que justificava a demora.

A pergunta de Nanahara Takeru sobre o quarto de hóspedes fora apenas uma introdução, pois ele não estava nem um pouco preocupado com a casa de madeira. Vendo que a conversa fluía bem, ele imediatamente mudou de assunto e perguntou sorrindo: — Já que a senhorita Kitamachi é a responsável por receber os convidados, por acaso conhecia a senhorita Odate Mayu?

O sorriso no rosto de Kitamachi Yuka diminuiu um pouco. Ela suspirou e disse: — Não conhecia... Bem, digamos que nunca conversei com ela, mas sei quem é. Ela era namorada do senhor Iwato, e soube que ela acabou sendo assassinada.

Nanahara Takeru soltou uma risada surpresa e divertida: — Namorada? De quem você ouviu isso?

— Não é verdade? — Kitamachi Yuka mostrou uma leve surpresa. — O senhor Iwato a trouxe aqui anteriormente para prestar respeitos ao Mestre Sugio, e disseram que naquela época eles já estavam considerando se casar.

— Se colocado dessa forma, até que faz sentido. — Nanahara Takeru não quis aprofundar muito o assunto. Não era um boato totalmente absurdo e condizia com a situação envolvendo Iwato Tomo. Aquele sujeito, com a convivência prolongada, realmente planejava transformar Odate Mayu de amante mantida em namorada oficial, e no futuro talvez até se casasse com ela de verdade.

Ele então mudou o foco da conversa e perguntou com genuíno interesse: — Há quanto tempo a senhorita Kitamachi está aqui? Como se sente morando neste lugar?

Kitamachi Yuka sorriu novamente: — Estou aqui há mais de dois anos e sou muito feliz morando aqui! As pessoas deste lugar são todas muito boas. Todos trabalham juntos e vivem juntos, como se fôssemos uma grande família.

— E o que vocês costumam fazer no dia a dia? — Continuou Nanahara Takeru, recolhendo informações, e perguntou de forma atenciosa: — Não é muito cansativo?

Kitamachi Yuka pensou um pouco e respondeu sorrindo: — Eu cuido principalmente de cozinhar, ajudo a limpar o espaço para todos, às vezes vou colher cogumelos e ervas medicinais, ou estudo um pouco. Não é cansativo.

Kiyomi Ruri perguntou curiosa: — Vocês ainda precisam estudar aqui?

Kitamachi Yuka tirou um pequeno livreto mimeografado do bolso e sorriu: — O Mestre Sugio às vezes compartilha conosco suas compreensões espirituais e também nos ajuda a dissipar nossas preocupações. O senhor Haseshi e os outros compilam algumas das palavras do Mestre Sugio em livretos como este. Às vezes, eles nos reúnem para lermos juntos, refletirmos e também nos guiam em práticas de meditação para examinar nossos próprios interiores.

Nanahara Takeru estendeu a mão, pegou o livreto e folheou-o, achando que ele realmente tinha um certo ar de “palavras de sábio”, incluindo até mesmo um guia detalhado de práticas de meditação iogue. Ele teve a impressão de que, se aquela pequena aldeia na montanha continuasse a se desenvolver nesse ritmo e, um dia, quando Sugio Mitsuru viesse a falecer e adquirisse a aura de um “sábio”, era bem capaz que aquilo se transformasse em uma seita religiosa legítima.

Mas aquilo não era da conta dele. Ele folheou o livreto e estava prestes a devolvê-lo a Kitamachi Yuka quando Kose Sumimi estendeu a mão e o pegou, começando a folheá-lo vagarosamente, parecendo repentinamente interessada em explorar o sentido da vida naquele dia.

Kitamachi Yuka observou a expressão de Kose Sumimi e disse generosamente: — Se a senhorita gostar, pode ficar com ele para ler com calma. Depois eu peço outro exemplar ao senhor Haseshi.

Kose Sumimi hesitou por um momento, sorriu, agradeceu e realmente guardou o livreto. De qualquer forma, a noite seria longa e aquilo serviria perfeitamente para passar o tempo.

Ignorando aquilo, Nanahara Takeru voltou a sondar Kitamachi Yuka: — Sendo assim, a senhorita Kitamachi pretende continuar morando aqui para sempre? Já pensou em ir embora algum dia?

Kitamachi Yuka hesitou por um instante e não conteve o gesto de tocar o próprio rosto, mas logo balançou a cabeça e sorriu: — Não. Este lugar é maravilhoso, provavelmente morarei aqui para sempre.

Nanahara Takeru sorriu sem jeito: — Desculpe, acabei fazendo você se lembrar de coisas desagradáveis.

Kitamachi Yuka balançou a cabeça novamente, mantendo o sorriso inalterado: — Não tem importância, tudo isso já passou. Eu já aprendi a não me importar mais com essas coisas.

— Que ótimo. — Concordou Nanahara Takeru, antes de perguntar: — E quanto aos outros? Pensam da mesma forma que você?

Kitamachi Yuka sorriu: — Bem, isso eu já não sei. Mas, quando cheguei aqui, éramos apenas pouco mais de dez pessoas, e nestes últimos dois anos o número quase dobrou. Provavelmente a maioria prefere não ir embora!

Dito isso, ela hesitou um pouco ao perceber que Nanahara Takeru não parecia ter nenhum assunto sério a tratar, e educadamente disse: — Peço desculpas, mas se não há mais nada de que precisem, vou voltar. Ainda tenho algumas coisas para fazer na aldeia.

— Claro, desculpe tomar o seu tempo. — Nanahara Takeru levantou-se para acompanhá-la até a porta, observando Kitamachi Yuka afastar-se cuidadosamente guiada pela luz de sua lanterna.

Kiyomi Ruri, muito educada, acompanhou-o até a saída. Observando a silhueta dela sumir ao longe, perguntou curiosa: — Do que você estava falando quando mencionou que ela se lembrou de coisas desagradáveis... O que aconteceu?

Nanahara Takeru respondeu calmamente: — Um casamento infeliz. O rosto dela tem muitas cicatrizes antigas, o que afeta levemente até o seu sorriso. É muito provável que ela tenha sofrido violência doméstica por muito tempo no passado, apanhando frequentemente a ponto de ficar com o rosto desfigurado. O tal homem frio, Terano Takaki, está na mesma situação; provavelmente fugiu para cá para escapar de agiotas. Este lugar realmente parece ser um verdadeiro refúgio longe do mundo.

— Ah, entendi! — Kiyomi Ruri sentiu um aperto no coração por Kitamachi Yuka, mas logo consolou-se: — No entanto, vejo que agora ela está muito bem. O sorriso dela é sincero, ela realmente deve ter superado tudo e daqui para frente sua vida será boa.

Nanahara Takeru assentiu, concordando com metade do que ela disse.

Para ela, aquilo era bom, mas para Odate Mayu talvez não fosse tanto. Como aquelas pessoas insistiam em ocupar a montanha e se recusavam a sair, ainda havia um conflito de interesses com Odate Mayu.