Capítulo 195: Um Pedaço de Carne Suculenta
Takehara Takeshi batia e tateava, dando duas voltas ao redor da pequena casa de madeira, mas não encontrou nada; por ora, o mistério do "desaparecimento misterioso" permanecia insolúvel.
Embora a disposição da vila fosse peculiar, aquilo era apenas uma excentricidade pessoal de Iwatō Tomo. A estrutura da casa em si era perfeitamente normal: não havia espaços ocultos, nem portas secretas, nem corredores escondidos, e nem sequer um porão — algo que Iwatō não precisava, já que todos os seus suprimentos eram fornecidos pelo resort, dispensando a necessidade de armazenamento.
Não havia quintais, jardins ou estufas. Todo o terreno ao redor lhe pertencia, e a montanha atrás da vila servia como seu jardim particular, repleta de árvores, flores e até mesmo uma grande quantidade de animais selvagens.
Após completar a inspeção, Takehara parou à entrada, pensativo. Entrou novamente na casa, lançou um olhar para a lareira e confirmou que, estando ali, seria absolutamente impossível não ver alguém amarrado diante dela. Em seguida, começou a circular pela sala de estar.
O cômodo possuía poucos móveis e quase nenhum objeto de decoração.
Junto à entrada, havia um par de esculturas de madeira com mais de um metro de altura. Ele deu leves batidas nelas para sentir a textura, enquanto sua mente "fotografava" e arquivava o layout da sala. Kiyomi Ruri, que o seguia de perto, tocou as esculturas com curiosidade e percebeu que representavam duas árvores em formas abstratas e estranhas. Eram de madeira bruta, sem verniz, com marcas de machado evidentes. Sobre cada uma delas havia uma ave gorda e também abstrata, mas com apenas uma asa cada; a outra asa tinha um formato geométrico que lembrava uma onda, e seus olhos redondos pareciam estar um aberto e outro fechado.
Ela não resistiu e perguntou: "Que pássaro é este?" As esculturas lhe pareciam familiares; ela tinha a sensação de já tê-las visto em algum lugar.
Takehara respondeu casualmente: "Não são pássaros. É 'Mukokuri', o espírito da coruja, uma divindade natural adorada pelo povo Ainu. Eles acreditam que ele representa o vento noturno e a sabedoria."
"Ah, Mukokuri!"
Kiyomi Ruri fingiu compreender, embora não tivesse entendido nada. Ela sabia da existência dos Ainu, mas nunca tinha ouvido falar daquele espírito de nome estranho. Ainda assim, captou a ideia geral: tratava-se de algum tipo de totem primitivo.
Ela tentou se lembrar e disse, hesitante: "Acho que já vi algo parecido. Parece que meu avô tem um par, mas... nas árvores não eram pássaros, eram dois ursinhos sentados."
Quando ela voltou para o Monte Kumashira, ainda estava no primário e só pensava em correr e brincar; não tinha interesse em esculturas inúteis, por isso não guardava memórias nítidas.
"Esse é o 'Shinui', o espírito do urso, também adorado pelos Ainu, que representa força, riqueza, vida e morte." Takehara caminhava ao longo da parede enquanto explicava: "O sistema religioso dos Ainu é bastante primitivo, ainda na fase do culto à natureza. Existem outros espíritos semelhantes, como os da baleia, do cervo, da cobra, do grou e de uma truta vermelha com manchas pretas, cada um com seu significado na cultura Ainu."
Kiyomi Ruri entendeu e perguntou, preocupada: "É normal ter esse tipo de coisa em casa? Será que pode estar relacionado ao caso?"
O fato de Takehara, um gênio como ele, não conseguir resolver o mistério de imediato a deixava apreensiva; ela não queria desperdiçar nenhuma possibilidade, por menor que fosse.
Takehara olhou para as esculturas e balançou a cabeça: "Hokkaido é o último refúgio dos Ainu. Como etnia, eles começaram a desaparecer há pouco mais de cem anos; é natural que tenham deixado totens de madeira para trás. Não há nada de estranho em tê-los aqui."
Os Ainu já foram os donos do arquipélago japonês. No entanto, à medida que as tribos primitivas japonesas absorveram técnicas agrícolas trazidas por imigrantes da antiga península coreana — tecnologia que viera da China para a Coreia e depois atravessara o mar até o noroeste da ilha de Kyushu —, essas tribos começaram a se expandir, expulsando os Ainu das terras quentes de Kyushu para a gélida ilha de Ezo, matando-os ou assimilando-os. Atualmente, restam apenas cerca de vinte mil Ainu, sem comunidades concentradas, e sua cultura está quase extinta.
Sob a ótica de Takehara, com a cultura perdida, o povo Ainu como etnia já estava extinto, restando apenas nomes de lugares estranhos em Hokkaido e uma infinidade de totens. O fato de Iwatō possuir um par não significava nada; aquelas peças não tinham valor de colecionador nem eram caras. O governo japonês tentou conscientemente apagar a cultura Ainu, só reconhecendo-os como povo nativo em 2019, devido às Olimpíadas.
No entanto, ao olhar de um novo ângulo, ele sentiu um estalo. Voltou, abaixou-se para observar a base da escultura e a empurrou levemente.
Kiyomi Ruri perguntou em voz baixa: "O que houve?"
Takehara não respondeu. Agachou-se para examinar as marcas no chão e virou-se para perguntar a Iwatō, que estava longe: "Sr. Iwatō, o senhor moveu esta escultura recentemente?"
Iwatō, que conversava em voz baixa com Koze Mutsumi no centro da sala, aproximou-se, confuso: "Não. Ela está aí desde que me entendo por gente e nunca foi movida. Por quê?"
Takehara levantou-se e sorriu: "É estranho. Esta escultura foi movida."
A peça estava ali há tanto tempo que a área do piso sob ela, protegida da luz, parecia mais nova do que o restante. Ao observar de perto, era possível ver uma linha de madeira recém-exposta na base — um detalhe quase imperceptível, mas anormal.
Iwatō também se abaixou para verificar e, ao levantar-se, disse hesitante: "Parece que foi movida um pouco. Talvez aqueles assaltantes tenham esbarrado nela?"
Ele mantinha as esculturas na entrada apenas por achá-las misteriosas e rústicas, cheias de charme natural. Nunca lhes atribuiu qualquer importância e, por estarem ali há tanto tempo, ele já as ignorava, não prestando atenção àquele par de meros objetos decorativos.
Kiyomi Ruri não resistiu e testou também. Sentiu que a escultura era apenas um pedaço de madeira maciça; embora densa, não era excessivamente pesada. Duas pessoas como ela poderiam carregá-la sem esforço. Que um assaltante a tivesse empurrado ao passar era uma explicação plausível.
Não parecia haver nada de estranho, ou pelo menos nada que se conectasse ao "desaparecimento misterioso".
Takehara acariciou o queixo, pensativo. Por enquanto, não conseguia imaginar outro motivo para alguém ter movido a peça, a não ser a imprudência dos assaltantes ou a tentativa de verificar se ela escondia algum mecanismo. Com um sorriso, disse a Iwatō para ficar à vontade e continuou a perambular.
Kiyomi Ruri, sentindo que aquilo era, no mínimo, um ponto de interrogação, anotou-o em seu caderninho para consultas futuras. Seguiu Takehara novamente e o viu observando um pergaminho pendurado na parede. Aproximou-se e leu em voz baixa: "Meu coração é meu mundo, como a lua cheia, sem lacunas."
Sem compreender totalmente, ela perguntou a Takehara: "O que isso significa?"
Takehara pensou um pouco e sorriu: "É provavelmente uma adaptação de uma frase famosa. A original é 'Este momento é meu mundo, como a lua cheia, sem lacunas', dita por Ito Michinaga, regente do Japão no período Heian. Na época, a família Ito detinha o poder absoluto, com cinco imperatrizes na linhagem e o imperador sendo sobrinho do clã. O chefe da família sempre ocupava o cargo de regente, gerindo os 'negócios da família' como tio do imperador.
Se o sobrinho crescia, trocavam-no por um mais novo, sem dar chance de governar. Se alguém se opusesse, enviavam o onmyoji Abe no Seimei para eliminar a pessoa ou convencê-la a virar monge. Ele era o imperador por trás do trono, detendo o poder absoluto. Por isso, ousou dizer tal frase: que possuía o mundo inteiro e que sua vida era tão plena quanto a lua cheia, sem falhas."
Kiyomi Ruri entendeu e disse alegremente: "Então, ao mudar para 'Meu coração é meu mundo', quer dizer que, contanto que compreendamos nosso próprio coração, podemos possuir o mundo inteiro e alcançar a plenitude?"
Takehara virou-se para ela e sorriu: "Nada mal, você tem intuição. O sentido é mais ou menos esse; trata-se da ideia de que a liberdade espiritual supera tudo."
Kiyomi Ruri soltou um suspiro de orgulho. Takehara raramente a elogiava, então ela precisava aproveitar o momento. Mas logo perguntou em voz baixa: "Isso vale muito? É uma antiguidade?"
Se fosse algo valioso e estivesse pendurado ali sem proteção, e os assaltantes não tivessem levado, Iwatō passaria a ser suspeito, mesmo com a garantia de Takehara.
Takehara riu baixinho: "Não vale nada. Foi escrito há dez anos, no máximo. Não é obra de um mestre, e quem escreveu não tem lá muito talento. Eu não aceitaria nem de graça."
Apesar disso, o pergaminho tinha um peso decorativo muito maior que o das esculturas. Ele virou-se para Iwatō e perguntou de longe: "Sr. Iwatō, de quem é esta obra? É sua ou alguém lhe deu?"
Iwatō aproximou-se, olhando para o pergaminho com respeito: "Foi um presente do meu mestre de meditação, o mestre Sugao Mitsuru, para me servir de lembrete diário. Por isso fiz questão de pendurá-lo aqui."
"Mestre Sugao Mitsuru?" Takehara perguntou com interesse. "Foi encomendado? Quanto custou?"
Será que era um colega de profissão que explorava tolos?
"Não custou nada", respondeu Iwatō prontamente. "O mestre Sugao busca o desapego e não se importa com prazeres materiais. Nunca me pediu qualquer valor."
"Então ele é um verdadeiro mestre." Takehara perdeu o interesse e respondeu com desdém: "Qualquer dia desses, deveria pedir alguns ensinamentos a ele."
Iwatō foi solícito: "A qualquer momento. Pode ser até agora mesmo."
Takehara estranhou: "Agora?"
Iwatō apontou para a montanha atrás da vila e sorriu: "O mestre Sugao está lá em cima, em retiro espiritual."
Takehara olhou pensativo para Koze Mutsumi, que não havia mencionado isso antes: "Ainda há alguém na montanha?"
Koze Mutsumi respondeu: "Fica na encosta. Existe uma fonte de água termal que cura doenças. O mestre Sugao diz que é a essência do espírito da montanha e vive lá para meditar."
"Uma fonte que cura doenças?" Takehara acariciou o queixo, com uma expressão ainda mais sutil. "Existem coisas tão fantásticas assim? A Srta. Oodate conhecia o mestre Sugao?"
Iwatō, que se preparava para falar mais sobre o mestre, foi surpreendido pela mudança de assunto, mas respondeu: "Sim. Eu levei A-Dai para visitar o mestre Sugao. Ele gostava muito dela, dizia que ela tinha uma aura espiritual e até queria que ela deixasse as preocupações do mundo e fosse meditar com ele."
Takehara perguntou com interesse: "E o que aconteceu?"
"A-Dai recusou. Disse que não tinha talento para a meditação e que não conseguia se concentrar, preferindo ser uma pessoa comum", Iwatō não parecia se importar. "Ela tinha vinte e poucos anos, é normal não ter foco. Eu mesmo só alcancei a iluminação aos trinta e cinco."
Takehara insistiu: "E depois disso? Como era o relacionamento dos dois?"
"Depois?", Iwatō pensou um pouco. "Eu não queria atrapalhar o retiro do mestre, então não a levei mais lá. Mas A-Dai parecia gostar daquela fonte de água; pediu-me algumas vezes para levá-la lá para passear."
Takehara continuou: "Como o senhor disse antes que pensou em ter um relacionamento sério com a Srta. Oodate, chegou a consultar o mestre Sugao sobre isso?"
Iwatō percebeu algo estranho e disse, hesitante: "Você acha que o desaparecimento de A-Dai tem relação com o mestre Sugao?"
Takehara sorriu: "Apenas estou tentando entender a situação."
Ao ouvir que ele não negava, Iwatō sentiu-se levemente incomodado, mas, sendo uma pessoa de temperamento muito calmo, respondeu com esforço: "Eu consultei a opinião do mestre Sugao. Ele ficou um pouco... decepcionado comigo, achando que eu estava me criando problemas desnecessários, mas não se opôs explicitamente. Apenas me disse para pensar bem."
Após uma pausa, acrescentou: "Talvez o mestre Sugao não conhecesse bem a A-Dai. Ela nunca me deu problemas, era muito compreensiva e gentil. Não vejo problema algum em viver com ela."
Takehara acariciou o queixo, pensativo: "Isso é difícil dizer. Talvez esse seja exatamente o problema."
Sua voz foi muito baixa, e Iwatō não ouviu direito, perguntando, confuso: "O que o aluno Takehara disse?"
Takehara sorriu: "Nada, apenas falando sozinho. O Sr. Iwatō não precisa se preocupar."
Dito isso, ele assentiu, encerrou o assunto e continuou a perambular. Kiyomi Ruri perguntou em voz baixa: "Você acha o mestre Sugao suspeito?"
Takehara assentiu levemente: "É estranho não encontrar nada de relevante nesta casa, mas é um fato que ela desapareceu assim que a porta foi aberta. Já que o método do crime não pode ser desvendado agora, teremos que partir do motivo — o mestre Sugao e Oodate Dai podem ter tido um conflito de interesses. Pelo menos, vale a pena investigar."
"Conflito de interesses?"
Takehara respondeu friamente: "Sim. É possível que ambos estivessem de olho no mesmo pedaço de carne."