Capítulo 191: O guaxinim enjaulado ao lado do panda

Eu não sou nenhum detetive. O Caminhante das Profundezas Marinhas 4322 palavras 2026-01-20 08:31:40

Na manhã seguinte, bem cedo.

Kakumaru Yuki, carregando sua mochila escolar de verniz vermelho, gritou um "Adeus, Mestre! Adeus, irmã Ruri!" e, com suas pernas curtas, saiu correndo em disparada para ir à escola sozinha.

Kiyomi Ruri trancou a porta e, observando a silhueta dela que se afastava, disse com um sorriso satisfeito: "Essa menina está cada vez mais animada."

Nanahara Take, agora com a "visão restaurada", não podia mais usar a licença médica e precisava voltar às aulas. Ele saiu primeiro, com as mãos nos bolsos, e comentou rindo: "Ser amado ou não ser amado muda a mentalidade de alguém. Esse estado de espírito atual é muito bom."

"De fato, é muito bom."

Kiyomi Ruri, carregando duas mochilas, concordou com a cabeça e apressou o passo para alcançá-lo. Eles seguiram juntos em direção à estação. Quando entraram no trem, que estava bastante cheio, ela guiou Nanahara Take por entre a multidão até encontrar um assento. Só então, sentiu-se aliviada e disse: "Pode sentar aqui."

"Não há problema em eu me sentar aqui", respondeu Nanahara Take, levantando a mão direita que ela segurava, e sorriu. "Mas agora você não precisa mais segurar minha mão. Meus olhos estão bem. Você ficou viciada em me guiar?"

Kiyomi Ruri só então percebeu que estava segurando a mão de Nanahara Take. Ela a soltou rapidamente, irritada: "Quem é que faz questão de segurar a sua mão? A culpa é toda sua!"

Anteriormente, como Nanahara Take estava cego, toda vez que pegavam o trem ela morria de medo de perdê-lo ou de que ele fosse derrubado pela multidão, então precisava segurar sua mão com firmeza. Depois de mais de um mês, isso virou um hábito. Assim que entraram no vagão, ela o segurou para encontrar um lugar, esquecendo-se completamente de que ele estava apenas fingindo.

Pensando bem, durante aquele mês, sempre que saíam, ou ela segurava sua mão ou o apoiava pelo braço. Sentia-se como se tivesse sido manchada por ele, perdendo toda a sua pureza de antes.

Aquele desgraçado, realmente uma péssima influência.

Ela não quis ceder o assento para ele e sentou-se imediatamente, tirando um lenço umedecido antisséptico para esfregar as mãos com força, tentando recuperar sua pureza. Sentia que tinha feito as pazes com ele rápido demais; havia muitas contas a acertar. No mínimo, deveria ter mantido o gelo por mais um mês.

Nanahara Take baixou a cabeça e a observou. Ela não estava agindo como a chefe autoritária de costume, e ele sabia que estava em falta nos últimos dias, então decidiu deixá-la em paz até que o assunto fosse superado.

Ele olhou ao redor, caminhou até perto de uma executiva que estava de pé e, na estação seguinte, assim que ela desceu, ele aproveitou para se sentar.

Kiyomi Ruri amassou o lenço umedecido na mão, com vontade de jogá-lo nele, mas achou que seria falta de educação. Acabou fazendo um movimento falso de arremesso e guardou o lenço no bolso, continuando a remoer sua irritação. Nanahara Take viveu muito tempo nos Estados Unidos, onde abraçar mulheres e segurar mãos é algo comum, mas ela não era assim. Nunca tinha segurado a mão de um rapaz antes, embora tivesse batido em vários.

Eles seguiram no trem até o destino. Ao descerem, com o empurra-empurra, Kiyomi Ruri quase pegou na mão dele novamente por puro hábito, mas desta vez reagiu a tempo, evitando desperdiçar outro lenço.

Caminharam até o portão da escola. Quanto mais pensava, mais sentia que estava saindo no prejuízo. No armário de sapatos, ela jogou a mochila nele com força e, após lançar-lhe um olhar de desprezo, foi trocar os calçados.

Já com seus sapatos internos de bico redondo, ela não esperou por Nanahara Take e subiu sozinha para a sala da Classe E, continuando a xingá-lo mentalmente. A sala estava um caos, como sempre, mas o burburinho cessou por um instante quando ela entrou. Muitos alunos a olharam com curiosidade antes de voltarem às suas conversas, risadas e bagunças habituais.

Kiyomi Ruri achou aquilo estranho. Já fazia quase três meses que as aulas tinham começado e ela não participava de nenhum grupo. Exceto por Sawada Yuko, ela quase não conversava com ninguém.

Ao sentar-se em sua carteira e pendurar a mochila, ela estava prestes a perguntar a Yuko o que estava acontecendo, quando a própria Yuko veio até ela, sussurrando com entusiasmo: "Ruri, você sabia? Parece que o Nanahara prendeu o assassino em série! Está na manchete principal do jornal!"

O "Assassino das Terças-feiras" tinha grande influência, pois impôs um "reinado de terror" em Tairano por quase dois anos, deixando a todos em pânico. Sua captura era a maior notícia da região. Os repórteres policiais disputaram a coletiva de imprensa, e todos os jornais locais abriram exceções para estampar o caso na primeira página. Se não fosse pelo aviso severo do oficial de imprensa da delegacia de Tairano, proibindo o assédio a menores de idade sob ameaça de banimento, a casa de Nanahara Take já estaria cercada por jornalistas.

Claro, Takura Sanae, a "parceira estratégica de mídia" de Nanahara Take, não estava incluída no aviso. Nanahara já a tinha contatado, e ela obteve os detalhes mais exclusivos do caso, com um ângulo de reportagem inovador que fez um enorme sucesso — ela focou em atacar o grupo que espalhou boatos sobre a escola Matsudo, limpando o nome de Mae Yumi.

Provavelmente, pessoas como Tatekawa Yoshiko já estavam socialmente mortas, correndo risco de perder o emprego e até de precisar se mudar. Mas não mereciam compaixão; era apenas o mal recebendo o troco.

A notícia na primeira página finalmente chamou a atenção dos alunos da Escola Particular Ikuei.

Poucos estudantes do ensino médio gostam de ler jornais. Nanahara Take já tinha resolvido outros casos, até mesmo o dos "bombardeios em série", mas eram episódios passageiros. Nenhum tinha a profundidade do "Assassino das Terças-feiras", capaz de gerar debates em toda a cidade.

Somente agora a escola percebeu que entre seus alunos havia um "detetive famoso" com "capacidades sensoriais aguçadas". A novidade se espalhou rapidamente pela manhã.

Kiyomi Ruri teve um estalo de compreensão. Com razão todos olhavam com curiosidade ao entrar; tinham descoberto sua verdadeira identidade.

*Pfff*, que situação. Na verdade, ela não queria ser famosa na escola, só queria ser uma aluna comum. Mas, sendo manchete de jornal, era um tanto incômodo!

Ela cantarolou com orgulho: "Eu não sabia da manchete, mas sobre o assassino... Yuko, o que o jornal diz?"

Sawada Yuko rapidamente tirou um jornal amassado debaixo do braço — algo que ela tinha arrancado das mãos de outra pessoa e que já deveria estar na terceira ou quarta mão. Kiyomi Ruri pegou o jornal e leu atentamente. Era, de fato, a manchete principal, com um título que ocupava um quinto da página: "O ASSASSINO DAS TERÇAS-FEIRAS FOI EXTERMINADO! O REI DEMÔNIO MORREU!!!"

Sim, terminava com três pontos de exclamação; o título original era exatamente assim.

Kiyomi Ruri suspirou diante dos pontos de exclamação e apressou-se a ler o texto. Descobriu que o jornalista tinha uma veia literária profunda — ou melhor, era um mestre em inventar histórias, perfeito para escrever romances leves. O processo parecia uma batalha entre "herói e rei demônio", descrevendo com exagero a crueldade e a psicopatia do "rei demônio" Keita Yukiei. Depois, celebrava efusivamente sua captura e elogiava o "Herói Nanahara" como alguém de coragem e sabedoria, um modelo de retidão, dizendo que falava em nome de todas as mulheres de Tairano para agradecê-lo.

*Coragem e sabedoria? Modelo de retidão?*

Kiyomi Ruri não conseguiu evitar uma risada de escárnio. Sentiu que nunca mais conseguiria levar essas palavras a sério, já que tinham sido manchadas por aquele covarde e ganancioso do Nanahara Take.

E ele não era herói nenhum, era uma raposa velha. E "agradecer em nome de todas as mulheres de Tairano"? Será que queriam que todas fossem manchadas por ele também?

Aquele jornalista tinha enlouquecido!

Ela conteve a vontade de reclamar e continuou lendo. O texto mudava o tom para criticar o sistema de verificação de antecedentes da polícia, xingando os policiais de incompetentes por terem deixado um assassino em série entrar na academia de polícia e se formar como oficial, permitindo que ele cometesse crimes usando o uniforme. Isso não apenas enganou as vítimas, como também atrasou as investigações há cinco anos por não terem investigado os próprios membros. Ela se perguntava o que faziam os responsáveis pela verificação — só recebiam salário? Precisavam pedir desculpas publicamente!

Kiyomi Ruri terminou a leitura descontente. Não que se importasse com a reputação da delegacia — afinal, ela ainda não era a comissária Kiyomi —, mas achou estranho: onde ela estava naquela história?

Ela também tinha ido! Como, depois de tudo, o jornal nem sequer mencionava seu nome? Será que sua presença ou ausência não faziam diferença?

Como podiam fazer isso? Sem reconhecimento pelo esforço? Ela tinha carregado caixas, engolido poeira, segurado a mão dele o tempo todo e até lutado contra um ladrão, para no final não ser digna de ter seu nome citado?

Isso era injusto demais! Bando de jornalistas idiotas, como podem escrever sobre um detetive sem mencionar o assistente? Nunca leram uma obra de mistério? Mais da metade das histórias são narradas pelo ponto de vista do assistente!

Sawada Yuko, vendo que ela terminara a leitura, perguntou preocupada: "Então é verdade? O Nanahara é mesmo um detetive famoso?"

O jornal não mencionava a escola ou o endereço de Nanahara Take, nem sua foto, mas ela tinha certeza de que era o Nanahara de sua escola. Queria a confirmação de Kiyomi Ruri para poder ir ao banheiro feminino contar vantagem: "Aquele detetive famoso? Conheço, sim! É namorado da minha melhor amiga, vejo sempre, somos muito íntimos!"

Kiyomi Ruri leu o jornal de trás para frente novamente e, como não encontrou seu nome, amassou o papel e disse irritada: "Ele não é detetive coisa nenhuma. Ele... ele só tem um pouco de astúcia, e o caráter dele é horrível. Está longe de ser um detetive famoso!"

"Então é ele mesmo?", Yuko não se importava com o ciúme da amiga ou com o caráter de Nanahara, só queria informações exclusivas para fofocar.

Kiyomi Ruri não era boa em mentir. Após segurar-se por um momento, disse melancolicamente: "É ele!"

Sawada Yuko confirmou e, levemente abalada, apoiou o rosto gordinho na mão, pensativa: "Quem diria que ele era tão incrível! Cozinha bem, é famoso, e até que é um pouco bonitão..." Mas, como não queria trair a melhor amiga nem trocar seu próprio namorado de infância, balançou a cabeça e aconselhou: "Ruri, fique de olho nele. Esse garoto agora é famoso na escola, vai que aparece alguma interesseira tentando a sorte? Não deixe que roubem o seu lugar. O que é bom tem que ficar entre nós, entenda isso!"

"Já disse mil vezes, não estamos namorando! Quem quiser que pegue, eu não faço questão nenhuma dele!" Kiyomi Ruri sentia uma pontada de inveja. Ela também queria ter saído na manchete principal; não sabia se teria outra chance de encontrar um assassino em série.

Sawada Yuko revirou os olhos. Que mentira deslavada. Ela já tinha ligado para Ruri várias vezes às dez da noite e nunca atendia. Ela já devia estar morando na casa dele, dormindo na mesma cama, não devia?

E ainda dizia que não estavam namorando! Quem ela pensava que estava enganando?

Yuko ia insistir na importância de marcar território — ou, na pior das hipóteses, prender Nanahara Take e forçá-lo a assumir a responsabilidade, já que eram em maior número e ele era fraco como um graveto —, mas o representante de classe subiu ao palco para a reunião de segunda-feira. A Escola Ikuei teria um festival cultural em julho, e todos precisariam trabalhar e sortear as tarefas.

Sawada Yuko foi obrigada a voltar para o seu lugar, pretendendo continuar a conversa no intervalo. Kiyomi Ruri não se importava com os detalhes do festival; não gostava de atividades coletivas e achava que realizar um festival era pura perda de tempo — seria melhor dar férias aos alunos. Ela pegou seu caderno "As Investigações da Srta. Ruri Morse, a Bela Detetive", e começou a escrever, imaginando a Srta. Ruri Morse na manchete do jornal para se sentir satisfeita.

Só restava isso.

*Idiota, só quer saber de comer sozinho, nem me chama!*

...

Às três e quarenta da tarde, Kiyomi Ruri pegou sua mochila e saiu. No armário, trocou seus calçados pelos sapatos de couro de bico arredondado e esperou por Nanahara Take.

O dia tinha sido insuportável. Várias garotas com quem ela mal tinha trocado duas palavras vieram perguntar sobre o assassino em série. Quando ela se recusava a responder, elas a olhavam com espanto e diziam bobagens como: "Você não sabe nada sobre o seu namorado?". Se fosse no ensino fundamental, ela já teria começado a bater, mas agora não podia. Só restava a irritação.

Ela ficou lá, chutando o chão de cabeça baixa. Sentia que todos os colegas que passavam, especialmente as garotas, a olhavam com curiosidade. Como Nanahara Take tinha se tornado famoso, ela, como sua "namorada", também se tornara o centro das atenções, como um guaxinim enjaulado ao lado de um panda, forçada a ser observada e comparada. Isso era ainda mais irritante.

Depois de ser comparada por um bom tempo, Nanahara Take finalmente desceu, entregou-lhe a mochila e suspirou: "O preço da fama. Fui observado o dia todo, vamos logo para casa!"

Kiyomi Ruri pegou a mochila e olhou de lado para ele, com vontade de dar um chute na traseira dele.

*Olha só a arrogância desse garoto. Só porque saiu na manchete uma vez se acha o máximo?*

*Você está irritado? Eu estou muito mais!*

*Não deveria ter amolecido o coração e feito as pazes ontem. Queria estar brigando com ele agora.*

*Agora nem brigar dá, que sufoco!*

Ela não quis dar atenção a Nanahara Take, com medo de que, se respondesse, ele começasse a tagarelar e a deixasse ainda mais furiosa. Caminhou de cara fechada para casa, fuzilando com o olhar qualquer um que ousasse encará-la. Nanahara Take também não estava feliz; muita gente se aproximava dele, o que o deixava enjoado e com vontade de mudar para a Classe E.

Os dois seguiram em silêncio, cada um com suas próprias frustrações, até que, antes de chegarem ao portão, avistaram ao longe um carro de luxo parado em frente à casa.