Capítulo 206: Eu sou o seu maior fã
Terminada a prova mensal, o festival cultural tornou-se o evento mais importante antes das férias de verão. Os alunos do Colégio Particular Ieiêng ficaram ainda mais ocupados, e até Ruri Kiyomi foi obrigada a usar as noites para costurar três calças — no “grupo de figurinos”, havia várias garotas muito habilidosas com a agulha, então as tarefas distribuídas a ela eram relativamente simples: todas calças.
Com os cenários e figurinos praticamente prontos, chegou a primeira segunda-feira de julho. O festival cultural começaria no dia seguinte, e era fácil perceber que os alunos estavam inquietos durante as aulas, ansiosos pelo início da grande festa.
No intervalo, chegou às mãos de Ruri Kiyomi um exemplar do “Manual do 59º Festival Cultural”. Tratava-se da lista de atividades e do cronograma reunidos pelo comitê organizador. Muitos exemplares haviam sido impressos e distribuídos por toda parte, para que alunos e visitantes pudessem escolher o que desejavam conhecer.
Ruri folheou o manual sem muita pressa. De qualquer modo, não conseguiria escapar do festival enquanto estivesse na escola; já que teria de participar, era melhor escolher algumas coisas interessantes.
Talvez pudesse assistir a um filme. Diziam que o clube de cinema da escola era bastante competente e já havia ganhado prêmios em competições anteriores. Quem sabe os filmes fossem realmente bons? E o ingresso custava apenas 59 ienes, barato demais. Ela nem sabia se conseguiriam recuperar os custos.
O clube de música leve teria um palco ao vivo; o de instrumentos de sopro, um concerto; o de judô, uma luta de demonstração. O clube de caligrafia e o de artes plásticas organizariam juntos uma exposição de caligrafia e pintura, que também parecia valer uma visita...
Que pena. Se aquele garoto não tivesse estragado a atividade de recrutamento, o Clube de Investigação e Encenação Criminal teria sido fundado oficialmente. Então ela também poderia ter organizado uma grande “atividade de assassinato” e brilhado na escola.
Enquanto folheava o manual, Ruri anotou numa folha algumas atividades que pareciam interessantes e, aos poucos, começou a ficar animada. Quando as aulas terminaram naquela tarde, os colegas da turma estavam completamente agitados e começaram juntos a “segunda reforma da sala”, preparando tudo para abrir as portas no dia seguinte.
Ruri também não conseguiu escapar. Carregou cadeiras, juntou mesas, cobriu-as com toalhas, buscou vasos, montou um pequeno palco, decorou portas e janelas e colou cartazes de divulgação. Ficou ocupada das três e quarenta até quase sete da noite, só então podendo voltar para casa.
Nanahara Takeshi ainda a esperava, embora estivesse claramente matando tempo: passara o período inteiro deitado no terraço. E ainda por cima havia entrado ali por conta própria, depois de abrir a porta sem autorização.
Bem, ao contrário do que acontecia nos animes, o Colégio Particular Ieiêng mantinha o terraço sempre trancado, com medo de que algum aluno tentasse pular dali ou que o lugar se transformasse num ponto de bullying.
Ruri chamou Nanahara para descer. Vendo-o sonolento e bocejando, desprezou-o mentalmente por alguns instantes. Depois entregou-lhe a lista de atividades que havia escolhido e perguntou, com um muxoxo:
— Amanhã vamos nos divertir juntos?
Ela não tinha muitos amigos na escola e também não queria servir de vela para Yuko Sawada e Yutaro Tsuda. Assim, só lhe restava chamá-lo.
Nanahara pegou o papel e lançou-lhe dois olhares antes de sorrir.
— Eu não vou. Tenho algo para fazer amanhã. Divirta-se sozinha!
— Algo para fazer amanhã? — Ruri ficou intrigada. — No máximo, você vai participar da escala de serviço da turma como eu, servir de jurado no concurso de beleza... O que mais poderia ter para fazer?
Nanahara sorriu.
— Consegui uma barraca com o comitê organizador do festival. Amanhã vou vender algumas coisas e fazer um pequeno negócio.
— Você vai montar uma barraca? — Ruri não esperava por aquilo e ficou surpresa. — O que vai vender? Vai trabalhar como médium na escola?
— Não quero ficar conhecido por esse tipo de coisa na escola. Os alunos são todos uns pobres-duros... Cof, cof. Quero dizer, não seria muito correto ganhar dinheiro dos colegas apenas com conversa. Vou vender algumas peças artesanais.
Enquanto falava, Nanahara suspirou.
— Não tenho escolha. Você come demais. Para uma única refeição, são pelo menos seis tigelas de arroz. A pressão das despesas está enorme; preciso encontrar um jeito de ganhar mais dinheiro.
— Você está falando besteira... Quer dizer, você é que come seis tigelas! — Ruri olhou nervosamente para os lados. Ao perceber que não havia ninguém por perto, sentiu-se um pouco mais tranquila e protestou, irritada: — Não diga na escola quanto eu como em casa!
O apetite dela era segredo de Estado. Quem o revelasse seria executado sem piedade!
Nanahara não se importou.
— De qualquer forma, você come muito mais do que eu imaginava. Se não quisermos reduzir nosso padrão de vida, temos de aproveitar toda oportunidade de ganhar algum dinheiro.
— Você é um avarento. Cada investigação que resolve lhe rende dinheiro suficiente para comer e beber à vontade durante vários meses. Além disso, minha mãe já lhe deu dinheiro para as refeições. Mesmo que eu coma muito, isso não pesa nas suas despesas diárias.
Ruri resmungou, descontente. Estava um pouco decepcionada. Pela manhã, ao ler o manual, imaginara que passearia e se divertiria bastante com Nanahara durante os dois dias do festival. Mas ele havia decidido montar uma barraca sem dizer uma palavra, sem sequer avisá-la antes.
Que sujeito detestável! Inventava uma coisa atrás da outra e nunca prestava contas com antecedência.
Depois de hesitar por alguns instantes, ela disse, aborrecida:
— Já que você se inscreveu para ter uma barraca... então eu também vou. Podemos nos revezar tomando conta dela e, assim, os dois terão tempo para se divertir.
Nanahara lançou-lhe um olhar. Tirando o resto, aquela garota era uma amiga e tanto. Tinha realmente um bom coração. Ele gostava daquele tipo de idiota... Quer dizer, gostava de pessoas tão bondosas.
Ele assentiu imediatamente, sorrindo.
— Está bem. Então vou contar com você!
— Não é nada. Afinal, também será uma forma de me divertir!
Ruri respondeu casualmente, sem dar muita importância ao assunto. Vender algumas peças artesanais durante dois dias não atrapalharia nada e, de certa maneira, até parecia interessante. Então perguntou, curiosa:
— O que exatamente vamos vender?
Nanahara sorriu.
— Fique tranquila. Não é nada estranho!
***
Na manhã seguinte, Nanahara desceu do segundo andar cinco grandes embrulhos e os amarrou empilhados no bagageiro da bicicleta. Então sorriu para Ruri.
— Pronto, vamos partir! Vamos ganhar uma fortuna!
Ruri olhou para ele, completamente sem palavras. Os preços do festival eram baixíssimos; quase todas as barracas só esperavam recuperar os custos ou, no máximo, perder pouco dinheiro. Que espécie de fortuna ele pretendia ganhar?
Mas, como Nanahara insistia em montar a barraca, ela não tinha escolha e foi com ele cedo para a escola. Ao vê-lo montar na bicicleta, porém, logo perguntou, intrigada:
— E eu? Com todas essas coisas na bicicleta, onde vou me sentar?
Nanahara brincou:
— Sua boba, ainda precisa perguntar? É claro que vai correr atrás!
— Isso não! — protestou Ruri. — Por que eu tenho de correr atrás? Normalmente sou eu quem pedala. Como agora não dá para levar uma pessoa, você passa a andar de bicicleta? Desça. Eu vou pedalar!
— Você quer pedalar?
— Quero!
Ruri achava que os embrulhos não eram tão pesados. Com certeza seria mais fácil ir de bicicleta. A escola ficava a mais de dez estações dali; se fosse correndo, acabaria com a língua para fora.
Nanahara desceu e entregou-lhe a bicicleta.
— Está bem, pode pedalar!
Ora, ora. Hoje aquele sujeito estava se comportando como uma pessoa normal. Será que tinha tomado um café da manhã especialmente agradável e estava de bom humor?
Ruri não esperava que fosse tão fácil conseguir o que queria. Pensara que teria de discutir um bom tempo com Nanahara. Como ele havia se comportado como um ser humano, ela ficou até sem jeito ao montar na bicicleta e resmungou:
— Vamos nos revezar. Cada um pedala durante uma estação.
— Não tem problema. Se quer pedalar, pedale.
Nanahara empurrou a bicicleta para ajudá-la a arrancar e começou a correr atrás, com passinhos curtos.
Ruri ficou satisfeita e não tentou maltratá-lo. Em vez de acelerar até fazê-lo correr com a língua pendurada ao vento, pedalou devagar, balançando-se de um lado para o outro, com medo de que ele não conseguisse acompanhá-la.
Nanahara, porém, pareceu insatisfeito e empurrou mais uma vez o bagageiro traseiro.
— O caminho é longo. Se continuar pedalando tão devagar, quando chegaremos à escola? Mais rápido!
Seu idiota! Nem sabia apreciar que ela estava cuidando dele!
Ruri começou a pedalar com força, planejando fazê-lo correr até ficar com a língua de fora e só então devolver-lhe a bicicleta por algum tempo. Mas, depois de percorrer uma curta distância, deixou de ouvir os passos atrás de si. Virou-se, surpresa, e descobriu que Nanahara havia tomado outra direção.
— Aonde você vai?
De longe, Nanahara acenou, sorrindo:
— Vou pegar o trem. Dê o seu melhor. Espero por você na entrada da escola!
Aquele idiota era realmente inacreditável. Na verdade, ele nem planejara enganá-la daquela vez, mas ela insistira em se atirar no buraco. Portanto, só lhe restava pedir desculpas mentalmente.
***
Mais de quarenta minutos depois, Ruri finalmente chegou à entrada da escola, coberta de suor e respirando com dificuldade, quase com a língua pendurada ao vento. Saltou da bicicleta e encarou Nanahara com uma expressão impassível.
Eu sou mesmo uma idiota. Acreditei que esse desgraçado pudesse agir como uma pessoa normal. O problema era dele, mas fui eu quem quase morreu de cansaço logo de manhã!
Nanahara sorriu, com ar inocente.
— Foi você quem fez questão de vir de bicicleta.
Se tivesse dito que ia pegar o trem, eu teria escolhido a bicicleta?
Eu devia ter jogado os cinco embrulhos e a bicicleta no rio no meio do caminho!
Não. Eu devia ter pedalado ainda mais depressa, alcançado o trem e batido nele até fazê-lo descarrilar, esmagando aquele desgraçado na hora!
Desgraçado! Desgraçado! Desgraçado!
Ruri continuou com o rosto impassível, xingando-o furiosamente por dentro. Entregou-lhe a bicicleta para que ele a empurrasse e entrou na escola de mãos abanando. Não queria saber de mais nada.
Nanahara, por sua vez, não pareceu se importar. Empurrou a bicicleta atrás dela, sorrindo.
O portão da escola já estava completamente diferente. O Colégio Particular Ieiêng era uma instituição de prestígio. Até uma aluna medíocre como Ruri, disposta a pagar uma enorme “contribuição de apoio à escola”, precisava recorrer a contatos e caminhos escusos para conseguir entrar. Era evidente que a escola não tinha qualquer falta de dinheiro.
O conselho estudantil, naturalmente, também era muito rico. O orçamento do festival cultural era generoso, e eles haviam instalado diretamente sobre o portão uma enorme “coroa” multicolorida, conferindo ao local um aspecto bastante imponente.
Ao lado do portão, havia ainda um painel quase da altura de um prédio de dois andares, com os dizeres:
“59º Festival Cultural do Colégio Particular Ieiêng.”
Lá dentro, nem era preciso mencionar. Assim que se passava pelo portão, havia duas fileiras de painéis cobertos por cartazes das diversas atividades do festival e pelas apresentações oficiais do conselho estudantil. Tudo fora produzido com grande capricho.
O cartaz do concurso de beleza estava no lugar mais chamativo e ocupava o maior espaço. Nele havia os cartazes individuais, em tamanho reduzido, das quarenta e sete participantes.
O Colégio Particular Ieiêng tinha quarenta e sete turmas, cerca de mil e setecentos alunos, e cada turma enviara uma representante. Os números haviam sido sorteados, e Ruri Kiyomi recebera o número 17.
Ao passar pelo local, Nanahara fez questão de olhar e não conseguiu conter uma risada.
Ruri não era nada fotogênica. Provavelmente nem queria participar daquele concurso. No cartaz, embora não estivesse fazendo uma expressão de raposa escondida, também não parecia muito melhor: tinha os olhos semicerrados, encarava a câmera e exibia um sorriso bastante rígido. Além disso, mantinha os punhos fechados, como se estivesse prestes a agredir o fotógrafo.
Ruri também viu o cartaz e ficou muito insatisfeita. Lançou um olhar atravessado para Nanahara e disse, mal-humorada:
— O que há de tão engraçado? Você também não ficaria muito melhor do que eu!
— Com esse seu temperamento, você não serve para um concurso de beleza.
Nanahara apontou para os cartazes das outras participantes e caiu na gargalhada.
— Veja as poses delas. Uma segura a saia do uniforme e faz uma reverência de dama; outra cruza os dedos em frente aos olhos para parecer fofa. Só você está ali parada como um poste fincado no chão.
Ruri soltou um “tch” e olhou para as concorrentes com desdém.
Ela jamais fingiria uma aparência agradável apenas para agradar aos outros. Além disso, mesmo fazendo pose, aquelas garotas não eram mais bonitas do que ela. Em termos de beleza absoluta, tinha uma pequena vantagem; quanto ao temperamento pessoal, sua prática da “Escritura do Coração de uma Dama” já alcançara um nível avançado, e sua presença era esmagadoramente superior.
Ela fez beicinho e apontou para as concorrentes.
— Elas estão trapaceando. Foi combinado que todas usariam o uniforme, mas esta, esta e aquela encurtaram secretamente as saias. Isso é uma violação evidente. Esta, esta e aquela fizeram mechas no cabelo, embora o regulamento proíba claramente tingi-lo... E as meias desta também estão erradas. O regulamento diz expressamente que, ao usar o uniforme, não se pode vestir meias com renda! E estas são ainda piores. Não encurtaram apenas as saias; também apertaram a cintura dos casacos do uniforme.
Depois de criticar as concorrentes, Ruri ficou um pouco irritada, mas logo perdeu o interesse.
— Deixe para lá. De qualquer forma, você certamente vai aprontar alguma coisa para me impedir de vencer. Não vale a pena me incomodar com elas.
Ganhar ou perder não importava. Ela nunca pretendera ser elogiada pela aparência. Só ficava um pouco contrariada por ter de servir Nanahara com todo cuidado durante um mês.
Nanahara lançou-lhe um olhar de lado e sorriu.
— Quando foi que eu disse que pretendia trapacear? Fique tranquila, não sou tão sem princípios assim!
Ruri não acreditava nem um pouco. Nanahara era um cachorro que aprendera a se passar por gente; que princípios ele poderia ter? Mas ela não estava com vontade de discutir. Se ele quisesse trapacear, que fizesse o que bem entendesse. Afinal, aquilo não tinha importância.
Ela jamais lhe pediria uma nota alta por causa de uma coisa dessas. Seria humilhante demais.
Nanahara também não insistiu no assunto. Ao passar de bicicleta por um pequeno quiosque ao lado dos painéis, esticou o pescoço para olhar lá dentro e disse, sorrindo:
— Veterana, quero comprar o cartaz do número 17.
Duas garotas do terceiro ano estavam levando algumas coisas para dentro do quiosque. Uma delas se aproximou ao ouvir o pedido, olhou para ele e, demonstrando um admirável espírito de atendimento, sorriu.
— Claro. Só o cartaz? Quer também um cartão-postal?
Nanahara olhou a tabela de preços.
— Pode ser um cartão-postal também!
— São seiscentos ienes.
Ela se virou, procurou numa caixa e encontrou o cartaz do número 17. Enrolou-o, amarrou-o e entregou-o a Nanahara junto com o cartão-postal.
Depois de pagar, Nanahara perguntou:
— Veterana, muita gente comprou o cartaz do número 17?
— Você é o primeiro.
A garota do terceiro ano sorriu.
— O número 17 é uma candidata pouco popular. Até agora, ninguém aposta nela. Não quer comprar também os números 9, 22, 26 e 39? Os cartazes delas estão vendendo muito bem. São as favoritas ao título. E a quantidade é limitada; terão valor de coleção.
— Não, obrigado.
Nanahara sentia que realmente não precisaria trapacear. Se Ruri conseguisse vencer depois daquilo, ele teria de andar usando a cabeça como apoio para os pés.
Despediu-se educadamente, chamou Ruri, que estava escondida de lado, e acenou para ela com o cartaz na mão.
— Não diga que, como amigo, não apoiei você. Sou o seu fã número um.
— Tch. Como se eu precisasse do seu apoio! Dê isso aqui!
Ruri resmungou, arrancou-lhe o cartaz e o cartão-postal e decidiu levá-los para casa. De jeito nenhum deixaria aquilo com Nanahara.
O clube de fotografia da escola era incompetente demais. Haviam tirado uma foto tão feia que ela não parecia nem um décimo da pessoa bonita que era de verdade.
Nanahara não se importou. Apenas olhou para o quiosque outra vez, sentindo um leve arrependimento por não ter participado do conselho estudantil.
Havia cometido um erro de cálculo. Nunca imaginara que o conselho estudantil tivesse um método tão lucrativo: obrigar o clube de fotografia a tirar algumas fotos, gravar um carimbo comemorativo e aplicá-lo de qualquer jeito, acrescentar uma folha de papel e um cartão, tudo com custos mínimos, e ainda assim vender o conjunto por seiscentos ienes.
Era dinheiro fácil demais.
Se soubesse disso antes, teria aceitado o convite ao entrar na escola e se tornado membro do conselho estudantil. No ano seguinte, poderia tentar ser eleito presidente e, sempre que houvesse alguma atividade, meter a mão em tudo e enriquecer descaradamente.
(Fim do capítulo)