Capítulo Cento e Setenta: Como Fazê-lo Voltar?

Eu não sou nenhum detetive. O Caminhante das Profundezas Marinhas 4245 palavras 2026-01-20 08:29:14

Naruhara Takeshi fugiu com decisividade; embora tivesse compaixão e vontade de ajudar, não queria se envolver romanticamente de forma alguma.

Na verdade, ele não era uma pessoa de coração duro, mas ao conviver com Chikagawa Yoshino por tanto tempo, se acaso ela lhe correspondesse secretamente e algum mal-entendido os obrigasse a desenvolver sentimentos, não seria impossível. Nesse caso, ele teria que mudar de profissão e virar dono de restaurante fast-food.

Melhor não, fazer boas ações é válido, mas jamais deveria se comprometer a ponto de prejudicar a si mesmo e aos outros. Para quê?

Kiyomi Ruri não conseguia compreender essa lógica, porém continuava desconfiada. Durante dois dias consecutivos, após a escola, fazia um pequeno desvio para observar de longe e só parou ao constatar que o negócio de Chikagawa Yoshino ia muito bem. Sentiu que tudo estava resolvido — as irmãs Chikagawa teriam um futuro feliz, ela fez duas novas amizades, estava contente, e Naruhara Takeshi realmente fizera uma boa ação desta vez, nem ao menos aceitara dinheiro ao partir, mostrando-se muito digno.

Parecia que dali em diante poderia tratá-lo um pouco melhor, não deixando que ele sofresse injustiças.

Pensando nisso, pegou um dos carros de Naruhara Takeshi, e junto aos cavalos, bispos e torres empilhados ao lado, exclamou alegre: “Pronto, vamos começar de novo!”

Naruhara Takeshi examinou o tabuleiro, que estava vazio em mais da metade, e passou-lhe o rei com uma expressão de desdém: “Você é mesmo medíocre, só sabe fazer isso? Isso é dar vantagem ao adversário? Já começa tirando as peças do oponente? Melhor pegar logo o tabuleiro inteiro!”

Kiyomi Ruri, querendo ganhar uma partida, respondeu com orgulho: “Não, eu quero capturar essa peça!”

“Sonha!” Naruhara Takeshi agiu rápido, pegou seu general de ouro e sacrificou seu rei, preferindo se capturar a deixar que Kiyomi Ruri sequer chegasse perto.

“Humph!” Kiyomi Ruri ficou aborrecida, ignorou tudo e usou seu rei para capturar o peão de Naruhara Takeshi, que riscou o tabuleiro com um gesto e desistiu da partida.

Kiyomi Ruri não ficou zangada por perder; afinal, era só um jogo. Começou a guardar as peças na caixa, mas de repente lembrou-se de algo e, olhando atentamente para os óculos escuros dele, perguntou:

“Já faz mais de um mês, sua visão ainda não melhorou? Quer que eu o acompanhe ao hospital de novo?”

Na verdade, Naruhara Takeshi não tinha grandes dificuldades por estar cego; exceto por quase assumir todas as tarefas domésticas, servir de transporte frequente e exigir cuidados constantes, sua vida seguia normalmente — ele claramente não era uma pessoa comum e usava muitos truques. Ela sabia disso, nunca achou que estivesse fingindo a cegueira e até mesmo fez testes discretos, convencida de que ele realmente estava cego.

Sua memória era extraordinária; ele percorria lugares conhecidos como se enxergasse, nunca esbarrava em nada — ela já o fez medir as dimensões da sala de aula e contar os degraus da escada, conferiu tudo e não havia erro algum, tudo graças à memória.

Além disso, era habilidoso com as mãos; logo após ficar cego, conseguiu ler ao tato. Ela suspeitou que isso não fosse humano, pediu para ele passar os dedos sobre a página com os olhos fechados e de fato ele identificava as letras, impossível fingir. Agora já estava acostumado com a vida na escuridão, conseguia até esculpir peças e tabuleiro de shogi, a cegueira não afetava em nada.

Só que não podia continuar assim para sempre; ela estava um pouco preocupada que a condição dele piorasse.

Naruhara Takeshi, que ainda não se cansara de estar cego, ajeitou os óculos escuros e murmurou desconfortável: “Irei ao hospital para exames, mas sei como está meu corpo. Só que, ao mencionar isso, sinto que o hematoma está pressionando um nervo, a lombar dói.”

Falou e deitou-se; Kiyomi Ruri, já acostumada, nem se incomodou, levantou-se e pisou nas costas dele para massagear, dizendo preocupada: “Ainda assim, temos que voltar ao hospital. Acho que aquele médico da última vez era um charlatão...”

“Já disse que não precisa. Eu sei o que faço, fique tranquila.” Naruhara Takeshi fechou os olhos lentamente e soltou um suspiro de conforto.

“Difícil estar cego; é para aproveitar o momento. Primeiro, ficar cego por seis semanas, falta só uma semana. Não vou desperdiçar.”

Depois, veria como ele melhorava lentamente, quase recuperando a visão, depois piorando de repente por uns dez dias, e assim por diante, até finalmente desfrutar da recuperação.

Claro, não poderia ser tão cruel; essa raposa do deserto era tão inocente e atrapalhada, não poderia enganá-la para sempre. No máximo até o próximo mês, não, no máximo dois, ele definitivamente iria recuperar a visão.

No máximo, até o fim das férias de verão, jamais deixaria para depois do final do ano.

Ou quem sabe no Ano Novo, na primavera, quando tudo renasce, seria uma boa época para recuperar a visão, respeitando as tradições dos antigos?

“Mestre!”

Naruhara Takeshi estava pensando sobre sua condição quando Kakumaru Yuki apareceu.

A delegacia teve um imprevisto e chamou Okisaka Fukuko, que entediada em casa veio buscar o mestre para uma aula — ela atrasara um pouco os estudos para ajudar as irmãs Chikagawa, mas não podia dividir seu mestre em dois.

Agora ela também tinha a chave — Naruhara Takeshi não gostava de ficar trancado do lado de fora e não queria que sua pequena discípula passasse por isso, então já havia lhe dado uma cópia. Ela entrou direto e logo viu Kiyomi Ruri pisando nas costas de seu estimado mestre, e entendeu tudo.

Ela não se importava com a cegueira fingida do mestre e até quis ajudar, ergueu o pé para pisar também, sorrindo: “Mestre, vou ajudar a massagear.”

Naruhara Takeshi virou-se e sentou-se, sorrindo: “Boa intenção, mas melhor não. Primeiro vou checar seus deveres.”

Assim como com Chikagawa Yoshino, ele não gostava que pessoas comuns se aproximassem demais, muito menos ter contato físico; depois de segurar a mão da discípula, ele sempre usava lenço desinfetante para tirar o cheiro, imagina ser pisado por ela.

Kakumaru Yuki ficou um pouco desapontada; estava mais animada agora e gostava de se divertir, mas como ele insistia, apenas entregou o dever de casa para ele corrigir.

Kiyomi Ruri, por sua vez, foi à cozinha preparar o jantar para todos comerem juntos depois.

Depois de três semanas auxiliando Chikagawa Yoshino, ela também aprendeu muito, praticamente refez a base da culinária e passou a se parecer de fato com uma cozinheira. Preparava refeições simples sem que Naruhara Takeshi precisasse dar conselhos, e até encontrou um emprego estável — se não conseguisse outro trabalho, ao menos poderia vender bentôs e garantir que não passaria fome.

...

A vida de Naruhara Takeshi voltou aos trilhos; fez boas ações, juntou uma reserva financeira, adquiriu colecionáveis raros (o pequeno pássaro bobo assinou mais de cem cartas de rendição, e ele julgava que tinham grande potencial de valorização), fugiu rapidamente, não feriu os sentimentos de Chikagawa Yoshino e estava seguro, sentindo-se muito bem. Mas na mesma hora, Nakano Eri estava em um péssimo estado de espírito.

Ela estava no necrotério do segundo subsolo da delegacia, observando o corpo de uma mulher de meia-idade e perguntando seriamente ao chefe da equipe de perícia: “Tem certeza de que é o mesmo caso de sete anos atrás?”

O chefe da equipe, um homem careca de quase cinquenta anos chamado Takakame, usava óculos de armação preta e entregou-lhe um laudo do corpo, suspirando: “Sim, é exatamente o mesmo caso de sete anos atrás, todas as feridas e marcas são idênticas.”

“Pode ser um imitador?” Nakano Eri não se contentava com respostas superficiais e examinava o relatório com atenção.

Takakame balançou a cabeça firmemente: “Não parece imitador. Na época, os detalhes do caso não foram divulgados, e um imitador não conseguiria reproduzir tudo exatamente igual. Por isso liguei para você. Já avisou o inspetor Gotou?”

Ela olhou para o relógio e respondeu: “Já avisei. Ele deve chegar em cerca de uma hora.”

Takakame olhou para o corpo e o cobriu temporariamente com um lençol branco, suspirando: “Tempos difíceis estes.”

O índice de criminalidade estava subindo, e ainda por cima esse tipo de coisa acontecia. O que fazer?

Nakano Eri ajeitou os óculos, ignorou o comentário e continuou a ler o relatório, mas antes de terminar, a porta do necrotério foi aberta com força. Gotou An entrou carregando um sobretudo engordurado, trazendo um vento sombrio, com o rosto muito fechado.

Nakano Eri levantou-se surpresa, não esperava que ele voltasse tão rápido, preparando-se para cumprimentar junto com Takakame, mas Gotou acenou com a mão, levantou o lençol e olhou o corpo com cuidado. Seu semblante ficou ainda mais sombrio, murmurando: “Maldito, esse sujeito realmente não morreu... E justo agora reaparece para cometer crimes. Não podia esperar eu me aposentar?”

Nakano Eri olhou para Takakame, que mantinha a expressão vazia, e perguntou a Gotou: “Você também acha que é obra do ‘Assassino da Noite de Terça’?”

Gotou tencionou os músculos do rosto e respondeu: “Soube pelo cheiro dele.”

Sete anos atrás, Nakano Eri ainda não trabalhava na delegacia, sabia pouco sobre o caso, mas ele participou de todo o processo. Viu cinco corpos semelhantes e analisou inúmeras fotos, a impressão era forte demais para se confundir — Takakame também fazia parte da equipe de investigação na época, por isso reconheceu o modus operandi; um novato provavelmente nem perceberia o alerta.

Foi um caso gravíssimo de “serial killer”, cujo assassino começou a agir sete anos atrás, matando cinco pessoas em pouco mais de um ano, sempre nas noites de terça-feira. A mídia o apelidou de “Assassino da Noite de Terça”, provocando pânico geral.

A delegacia de Tairano tratou o caso com máxima seriedade, criou uma força-tarefa, mobilizou grande contingente para buscas detalhadas, mas sem sucesso. O criminoso desapareceu após o último assassinato, mais de cinco anos atrás, e muitos pensaram que ele estava morto, mas não: o sujeito estava em silêncio todo esse tempo e agora reapareceu.

Gotou An substituiu seu antecessor, que foi desacreditado e transferido para a sede da polícia para se aposentar. Apesar de também estar no limite para se aposentar, Gotou não queria sair derrotado, e a situação desta vez não era nada promissora.

Ele deu instruções a Takakame para manter segredo, mesmo que haja vazamentos, que sejam só após dois dias, e com expressão séria levou Nakano Eri de volta ao quarto andar, perguntando pensativo:

“As feridas de Naruhara melhoraram?”

Nakano Eri ajeitou os óculos, fazendo uma expressão de resignação: “Não. Ele ainda está cego. Perguntei para a estudante Kiyomi na semana passada.”

Gotou An ficou ainda mais sombrio e murmurou: “Por que a recuperação está tão lenta? Devíamos tê-lo levado para Sapporo para um exame decente.”

Nakano Eri sabia que era a falta de confiança do chefe na polícia, pois demoraram dois anos para encontrar o assassino da última vez. Provavelmente não seria diferente agora, e mesmo se pudessem lidar sozinhos, mais ajuda nunca é demais, quanto mais cedo resolvam, melhor para aliviar a pressão da mídia.

Ela não se opôs e sugeriu: “Que tal chamar o professor Hirakawa para ajudar?”

O professor Hirakawa era especialista em criminologia e já colaborara várias vezes com a polícia.

Gotou An hesitou, quase assentiu, mas logo recusou: “Podemos chamar, mas não podemos depender só dele. Ele já não ajudou muito em várias ocasiões.”

Nakano Eri indicou outras pessoas, mas nenhum tinha o histórico de Naruhara Takeshi. Mesmo os que tinham resultados medianos demoravam demais em cada caso, sem a eficiência e rapidez dele — 100% de vitórias e com um tempo muito curto, não dando espaço para a imprensa criar problemas. Tirando um pouco de ganância, era impecável.

Gotou An ponderou e tomou uma decisão, ordenando: “Chamem todos esses especialistas, especialmente Naruhara. Ouvi do Oguri que no caso de Asahikawa ele estava cego, mas já faz um mês, a situação deve estar melhor.”

Nakano Eri estava insegura; tentara sondá-lo antes, mas Naruhara fingia estar imóvel, claramente não querendo se mover, e hesitou: “E se ele não quiser vir? Afinal, seus olhos...”

Era uma desculpa forte demais para pedir.

Gotou An não queria voltar à humilhação de cinco anos atrás, sendo cercado pela imprensa, nem voltar cabisbaixo para a sede da polícia, e respondeu com firmeza: “Então arrumem um jeito. Com ou sem ele, podem ser dois resultados diferentes. De qualquer forma, temos que trazê-lo de volta.”

Quando o poder oficial é maior, ninguém pode resistir. Nakano Eri só pôde baixar a cabeça e aceitar o desafio.

Mas como convencer Naruhara Takeshi a trabalhar de novo?

A delegacia estava tão falida que não podiam suborná-lo com dinheiro, nem comprar antigüidades para atraí-lo; como trazê-lo de volta?

(Fim do capítulo)