Capítulo 171: Seu idiota de raposa-do-deserto, você não quer mais se dar bem na vida?

Eu não sou nenhum detetive. O Caminhante das Profundezas Marinhas 4045 palavras 2026-01-20 08:29:17

No dia seguinte, após a aula, na confeitaria próxima à Escola Particular Ikuei.

Ruri Kiyomi colocou um profiteról recheado de creme na boca e arregalou os olhos, surpresa: “O assassino em série de sete anos atrás reapareceu? Aquele monstro que matava nas noites de terça-feira?”

Seis ou sete anos atrás, ela ainda era uma aluna do ensino fundamental, mas tinha uma vaga lembrança desse caso. Recordava que, sempre que o assassino agia, a mídia noticiava incessantemente, e a polícia fazia várias blitzes nas noites de terça-feira. Naquela época, muitas pessoas falavam sobre o caso diariamente, tentando descobrir quem era o criminoso.

Porém, depois disso, não houve mais notícias. As manchetes mudavam rápido – ao longo de um ano, surgiam dezenas de assuntos novos. Quando o assassino parou, o caso perdeu destaque e a mídia, assim como o público, deixou de se importar. Se não fosse por Eri Nakano ter mencionado de repente, talvez em alguns anos Ruri já teria esquecido tudo.

Eri Nakano ajeitou os óculos e falou seriamente: “Sim, ontem encontraram uma vítima às margens da Rodovia 53, nos arredores da cidade. Podemos praticamente confirmar que é o assassino das noites de terça-feira, que voltou a agir. Na última vez, ele matou cinco pessoas inocentes em pouco mais de um ano. Desta vez, precisamos detê-lo o quanto antes.”

“Exato, precisamos prendê-lo o mais rápido possível!” concordou Ruri Kiyomi, mas logo ficou curiosa. “Se o tempo é tão curto, por que você me chamou para comer doces, Eri-nee?”

Ela tinha sido parada por Eri Nakano na saída da escola, pensando que ela estava com tempo livre para uma conversa, mas não imaginava que algo tão grave havia acontecido em Tairano.

Com uma expressão ainda mais séria, Eri Nakano respondeu: “Eu vim pedir sua ajuda. Não temos muitas pistas no momento e esperamos que você possa usar seu talento para ajudar a encontrar o assassino.”

“Eu?” Ruri Kiyomi ficou surpresa. “Isso não seria trabalho do Takahara-kun... Takahara-san?”

Eri Nakano ajeitou os óculos, exibindo um olhar de resignação.

Ela realmente queria pedir ajuda a Takeshi Takahara, mas convencer o rapaz não seria fácil. Ele está cego agora e certamente usaria isso como desculpa para se recusar. Além disso, se fosse para pedir ajuda a ele, já sabia que ele exigiria uma quantia exorbitante – algo que a delegacia não poderia pagar. Então, a única opção era tentar pela Ruri Kiyomi. “Você pode pedir ajuda ao seu namorado, assim ele exigirá menos dinheiro. Esse é seu maior talento!”

Ela entregou um dossiê para Ruri e disse: “Takahara-san está ferido e não posso incomodá-lo muito. Por isso só posso contar com você. Ruri, dê uma olhada nisso: informações sobre a vítima encontrada ontem.”

Ruri pegou o material e viu uma mulher de meia-idade comum, chamada Mayumi Hayatani. Na foto do documento, ela exibia um leve sorriso, como se estivesse satisfeita com a vida e esperançosa quanto ao futuro – até que sua vida foi abruptamente interrompida, tudo se transformando em uma ilusão.

Um peso apertou o coração de Ruri. O documento tinha três páginas, mas representava a perda de uma vida inocente...

Ela leu o currículo de Mayumi Hayatani com cuidado, ficou pensativa por um momento e depois olhou para Eri Nakano, dizendo seriamente: “Eri-nee, entendi o que você quer dizer. Vou pedir ajuda ao Takahara-san com todo cuidado.”

Ela fez uma pausa e, antes que Eri Nakano dissesse algo, acrescentou: “Não precisa dizer mais nada, Eri-nee. Eu não me importo. Sei que não tenho talento algum e que vocês me veem como uma tola. Você com certeza queria que o Takahara-san ajudasse, mas tem medo que ele recuse ou exija muito dinheiro, por isso veio até mim. Mas tudo bem, ainda quero ajudar.”

Ela podia ser lenta, ingênua e não muito esperta, mas não era burra. Sabia que, se esse fosse um caso difícil que nem os detetives conseguiriam resolver, apenas um excêntrico como Takeshi Takahara poderia realizar um milagre e solucionar tudo rapidamente.

Mas isso não a incomodava. Alguém havia morrido; isso não era algo pequeno. Por isso, ela estava disposta a pedir ajuda a Takahara.

Eri Nakano não esperava que Ruri compreendesse tão rápido, antes mesmo de ela dar qualquer pista. Ajustando os óculos, ficou um pouco constrangida e envergonhada, suspirando: “Desculpe, Ruri, esse caso é realmente complicado. Encontrar o assassino o quanto antes seria ótimo, mas é difícil pedir ajuda a ele. Os fundos da delegacia são limitados e ele está ferido, não temos nada que o convença. Por isso pensei... Me desculpe mesmo.”

Ruri compreendia os outros muito bem e respondeu despreocupada: “Não tem problema, Eri-nee, eu entendo. Mas só posso tentar convencê-lo, não posso garantir nada. Aquele cara... nunca aceita perder e gosta de tirar vantagem. Ele também é covarde. Talvez meu esforço seja em vão, mas pode ter certeza que farei o meu melhor.”

Seus olhos eram tão puros que Eri Nakano via seu próprio reflexo neles e sentiu ainda mais vergonha, amaldiçoando em silêncio Wutou An, seu chefe desprezível – aquele desleixado, que não se esforçava para conseguir mais verba, só dava ordens e ainda a obrigava a recorrer a uma garota tão pura e bondosa como Ruri. Ele merecia ser pulverizado com desodorante até a morte.

Ela, na verdade, tinha um temperamento frio por fora, mas caloroso por dentro, e era muito correta. Assim que percebeu o erro, mudou de ideia imediatamente para não causar problemas a Ruri: “Não precisa ir, Ruri. Pensamos melhor e decidimos que Takahara-san e você não têm obrigação de ajudar a polícia, ainda mais com ele ferido. Melhor não incomodá-lo.”

Ruri ficou surpresa. “Não precisa convencê-lo?”

“Com a personalidade do Takahara, se você tentar convencê-lo, ele vai acabar te maltratando, não é?” Eri Nakano já conhecia bem Takahara Takeshi e, ajeitando os óculos, sorriu suavemente: “Esse é meu problema, não seu. Você não deveria passar por isso, então vamos deixar pra lá.”

Sem o “Assassino Takahara”, não é obrigatório lidar com uma situação tão complicada. Ela ainda podia pensar em outras soluções. Quanto à ordem do chefe, que se dane, ela não poderia fazer nada!

Ruri hesitou. “Mas o caso...”

Eri Nakano pensou um pouco e sorriu: “Vamos procurar outras formas. Mas... Ruri, você gostaria de participar desse caso?”

Ruri ficou surpresa. “Se ele não for, eu posso? Eu... não sou muito útil, né?”

Eri Nakano sorriu: “Claro, se quiser, pode acompanhar as últimas informações do caso a qualquer momento. Mesmo que suas opiniões não influenciem, isso já é ajudar.” Depois, brincou: “Mas no máximo, no final do caso, eu te levo para jantar. O cachê como consultora deve ser pequeno.”

Ruri, disposta a trabalhar de graça, animou-se: “Não quero dinheiro, nem preciso jantar. Vou ajudar o máximo que puder.”

Eri Nakano olhou para os olhos puros e límpidos de Ruri, sentindo-se ainda mais culpada por ter pensado em usar uma garota tão inocente para conseguir ajuda. Ela a achava adorável demais para isso.

Ajustando os óculos, falou com seriedade: “O jantar eu pago. Conheço uma pousada com onsen, a comida e o ambiente são excelentes. Vamos juntos.”

Essa garota era realmente boa. Apesar de suas habilidades não serem grandes, sua bondade era imensa. Ela precisava cuidar bem dela. Além disso, se no futuro Takahara Takeshi a tratasse direito, tudo bem. Mas se ele tentasse enganá-la, Eri Nakano, mesmo arriscando perder um nível e sofrer uma punição grave, faria questão de mandar ele passar dois meses na cadeia para aprender a lição.

...

Ruri Kiyomi, carregando uma pilha enorme de documentos, foi levada por Eri Nakano até em casa. Tirou os sapatos e imediatamente mergulhou no estudo dos volumosos relatórios da investigação preliminar – que já eram uma versão resumida. O caso vinha sendo investigado há quase dois anos e o material acumulado poderia encher uma sala inteira. Mesmo a versão resumida exigiria pelo menos um dia para entender o andamento.

Takeshi Takahara saiu para uma de suas vendas ambulantes e só voltou perto das seis da tarde. Ao entrar, sentiu o cheiro estranho e estranhou: “Por que não tirou o pó?”

Ruri, que estava tão absorta no caso que havia esquecido as tarefas domésticas, despertou com a observação dele e se levantou, relutante: “Já vou, espere um pouco.”

“O que é isso?” Takeshi Takahara foi até a pequena mesa e pegou o dossiê do “Caso do Assassino em Série das Terças-feiras”, tocando nos papéis. Estranhou ainda mais: “A garota dos óculos dourados esteve aqui? Não senti o cheiro dela!”

Ruri já tinha puxado o aspirador e, enquanto limpava, resmungou: “Já disse que não pode mais chamar a Eri-nee de ‘garota dos óculos dourados’. É feio! Você não tem educação nenhuma.”

“Ah, ela pediu ajuda de novo? Por que não esperou eu voltar?” Takahara não discutia apelidos, sentou-se e folheou os documentos, perguntando casualmente: “Você não disse a ela que não posso assumir casos agora?”

Ruri respondeu de passagem: “Ela queria te procurar primeiro, mas sabe que você está cego e que só com o cachê de consultor não dá. Então desistiu, não precisava eu dizer nada.”

“E esses arquivos e relatórios? Que história é essa?” Depois de mexer um pouco, ele entendeu. Recordou os jornais que lera na biblioteca e ficou ainda mais intrigado: “O assassino que só ataca às terças? Depois de cinco anos, nove meses e seis dias, o sujeito reapareceu?”

Ruri, orgulhosa, respondeu: “É ele mesmo. A Eri-nee me pediu para levar tudo isso para casa e ver se eu posso ajudar.”

Takeshi ficou pensativo, coçando o queixo: “Querem que eu empreste minha inteligência suprema para você de graça? Essa garota dos óculos é esperta, usou a você para conseguir isso sem pagar.”

“Para com isso! Eri-nee é uma pessoa boa. Ela queria que eu pedisse sua ajuda, mas teve medo que você abusasse de mim, então desistiu e só me pediu ajuda.” Ruri continuava limpando, querendo acabar logo para se dedicar ao caso e não decepcionar Eri Nakano, resmungando: “Ninguém precisa de você. Para de se gabar.”

Takeshi não só coçou o queixo, como também semicerrava os olhos, pensativo: “Vai tentar a velha tática de querer e fugir? Subestimei ela. Não é à toa que usa esses óculos de ouro – é astuta.”

Ruri empurrou o aspirador contra o traseiro dele, pedindo que se afastasse para não atrapalhar a limpeza, irritada: “Não deixe que você pense mal da Eri-nee. Ela é uma boa pessoa. Dessa vez você só vai assistir, ninguém vai pedir sua ajuda.”

“Então não pediram você para me procurar? Nem uma indireta?” Takahara perguntou.

“Não, pode continuar no seu mundo. Você não vai precisar dessa vez.”

Ele olhou para ela através dos óculos escuros e percebeu que ela não mentia. Curioso, perguntou: “Só pediu sua ajuda? Quanto ela te pagou?”

Ruri respondeu despreocupada: “Não sou gananciosa como você. Não quero nenhum centavo.”

“Você é burra e ainda se oferece para trabalhar de graça?” Takahara ficou contrariado. “Faltando menos de uma semana para a prova mensal e o fim do semestre chegando, você ainda tem tempo para se meter nisso?”

“Não é coisa pequena!” Ruri pegou os documentos de Mayumi Hayatani e falou com seriedade: “Essa Sra. Hayatani é a vítima mais recente. Ela não tem infrações de trânsito, as pessoas que a conheciam dizem que ela era gentil e amável. Ela era mãe de dois filhos. Pessoas como ela não deveriam morrer assim...

Você entende? Ela não deveria ter morrido assim. Por isso, mesmo que eu seja burra, vou fazer minha parte e tentar ajudar. Quero que o assassino receba a punição que merece, porque é a coisa certa a fazer. Isso não é intromissão!”

Depois, empurrou o aspirador contra ele para que saísse do caminho e resmungou: “Pode ficar tranquilo, lembro do que você disse: não tem responsabilidade nem obrigação de fazer o bem. Eu não vou te forçar nem pedir ajuda. Mas eu quero fazer o certo, e você não pode impedir.”

Os olhos de Takahara, atrás das lentes escuras, se estreitaram ainda mais. Ele olhou para a ficha de Mayumi Hayatani, pensativo, e depois para Ruri, com um olhar nada amistoso.

Que tola ingênua, se atreve a roubar o trabalho do chefe e ainda dar lição de moral para ele? Parece que não quer continuar na vida.

(Fim do capítulo)