Capítulo cento e trinta e nove: A fortuna acumulada pelos antepassados da família Chang ao longo de dezoito gerações
O caçador, após retornar, contou o ocorrido aos vizinhos mais próximos.
Ninguém acreditou nele.
Então, ele tirou a máscara para que todos pudessem ver, exibindo-se com arrogância diante dos outros. Ao verem aquela face fantasmagórica e assustadora, todos exclamaram em choque:
— Minha nossa, é de verdade?
— Que diacho de coisa é essa?
— Não seria o rosto de um espírito maligno? Tem um aspecto extremamente aterrorizante.
— Isso não é apenas uma máscara para usar no rosto?
Outros, no entanto, focavam em saber do que era feita aquela preciosidade e quanto valia.
— É dura, igual a ferro, parecendo ser até mais dura que o ferro.
— É feita de ouro ou de prata?
— Não parece. Se fosse de ouro ou prata, como seria tão leve?
— Será que é de jade?
— Também não parece.
— Isso com certeza não é um objeto do mundo mortal.
Todos expressavam profundo espanto e admiração, o que fez o caçador se gabar ainda mais.
— O coelho que cacei, quem sabe, não era a lebre lunar lá do céu, que fugiu da tal lua?
— Bem que eu disse.
— De onde viria um coelho branco que foi parar dentro da minha armadilha?
— Por isso o imortal manifestou seu milagre, recuperou a lebre lunar e a levou de volta para o céu.
Vizinhos:
— Você não disse que o coelho estava morto?
Caçador:
— Como um coelho do céu morreria assim tão fácil? Certamente fingiu estar morto para me enganar, ou para enganar o imortal.
— Aquele cego Wang, da vila vizinha, não havia contado que, há muito tempo, a montaria de algum imortal fugiu para cá em segredo, querendo trazer desgraças ao mundo mortal, mas no fim foi capturada pelo imortal?
— É verdade, é verdade.
— O coelho talvez fosse assim, só que não teve tempo de fazer o mal antes que eu o capturasse.
Todos achavam aquilo extraordinário. Se ouvissem alguém contando um causo tão bizarro da boca para fora, talvez pensassem que o caçador estava apenas blefando.
Porém, naquele momento.
Como o caçador havia exibido aquela máscara sobrenatural, as palavras dele ganharam instantaneamente uns setenta ou oitenta por cento de veracidade na mente de todos.
— Para que serve esta máscara?
— Não sei direito. Pareço ter ouvido vagamente o imortal dizer que ela serve para descer ao submundo das trevas, mas eu, com toda a saúde, iria querer ir para o submundo para quê?
— Não, não, aquele submundo não se pode visitar, é lugar para gente morta.
— É mesmo, é mesmo.
— Mas com certeza isso é um tesouro, deve valer um bom dinheiro, não é?
Ao ouvir isso, o coração do caçador também se incendiou de ganância.
Apesar de ter conseguido o tesouro, ele não podia comê-lo nem usá-lo no dia a dia. O caçador pensou a noite inteira e não sabia o que fazer com ele, sentindo-se bastante aflito.
Se pudesse trocá-lo por moedas de prata e alcançar uma grande fortuna, no futuro não precisaria mais ir à montanha sofrer e se fatigar, correndo o risco de acabar na boca de lobos e tigres.
— Alguém aqui entende do assunto? Diga lá, quanto vale um tesouro como este?
Ora, que experiência podiam ter os aldeões? A pessoa mais importante que eles tinham visto em toda a vida talvez fosse o oficial de cobrança de impostos Liu Hu, que passara pelo vilarejo antes, e o magistrado Jia Gui, que viera depois.
— Deve valer uma centena de rolos de tecido!
— Tecido o quê que nada, tem de trocar por seda fina.
— Traga sete, oito ou até dez bois malhados grandes de volta.
— Para que tanto tecido? É mais garantido trocar por terras. Tendo terras, dá para transmitir aos descendentes, isso é muito melhor do que qualquer seda.
— Deve valer umas cem mu de terra, no mínimo.
— Cem mu não chega, pelo menos trezentas mu, e têm de ser terras irrigadas de primeira qualidade.
— Nossa senhora, trezentas mu de terra irrigada! Isso já é uma grande fazenda! Só as poucas famílias de Zhao Wangsun é que têm tanta terra irrigada assim. Vejo que eles sempre andam rodeados de servos por toda parte, cultivam a terra usando noras d'água e até moem farinha com rodas d'água!
— Se eu tivesse tanta terra assim, passaria o dia inteiro aproveitando a vida.
As mulheres e os camponeses vizinhos falavam todos ao mesmo tempo, elevando as vozes. Para eles, centenas de mu de terras férteis, dez bois e cem rolos de tecido formavam o preço mais alto imaginável.
Quanto a valores ainda maiores, eles já não conheciam as unidades numéricas nem ousavam sonhar com isso.
Com tantas opiniões diferentes, o caçador ficou extremamente tentado.
Nesse exato momento, alguém lhe perguntou:
— Você realmente vai vender?
Vendo os olhares ardentes ao seu redor, o caçador guardou a máscara imediatamente.
— Depois a gente vê, depois a gente vê.
Dizendo isso com a boca, no mesmo dia o caçador partiu apressado em direção à cidade do Condado de Xihe, carregando uma pele de raposa nas costas.
No caminho, porém, encontrou um conhecido.
O transeunte o chamou, pois também já havia ouvido falar das aventuras do caçador.
O pedestre perguntou:
— Você não vai à cidade vender aquele tesouro para alguém, vai?
O caçador respondeu gaguejando:
— Não, não, esta viagem é só para vender esta pele de raposa a outra pessoa.
O pedestre disse:
— Por que tenta me enganar? Mas, já que vai vender, por que não vai a Lucheng? Quantas pessoas ricas pode haver no Condado de Xihe? Lucheng é próspera e repleta de famílias poderosas; só lá o seu tesouro poderá alcançar um preço alto.
Ao ouvir isso, o caçador bateu o pé no chão e exclamou:
— Ah!
— Certíssimo, certíssimo, devo ir a Lucheng.
Virando-se, enfrentou o sol escaldante e seguiu direto para Lucheng.
---
No templo comunal, cultuava-se a divindade da terra de Xihe, o Ancião Wangshan.
No pátio, havia alguém jogando água e outro varrendo o chão.
Na dependência lateral.
Com um longo rolo de papel desdobrado sobre a mesa, Lu Yinyang estudava atentamente o Encantamento de Adivinhação para Pedir Chuva.
Este era o primeiro encantamento útil que ele obtivera desde que iniciara sua jornada de cultivo, e, a cada vez que o utilizava, tratava de registrar por escrito todas as suas percepções e experiências.
A porta se abriu de repente e um discípulo entrou correndo para lhe dar uma notícia:
— Mestre!
— O discípulo acabou de saber de uma coisa.
O velho taoísta Yinyang virou a cabeça para olhar por um instante e logo tornou a virá-la para frente.
— Este mestre está concentrado em meditar sobre o Grande Caminho. Se forem assuntos mundanos e corriqueiros, não é preciso falar deles; não venha perturbar a purificação espiritual de seu mestre.
O discípulo disse:
— O discípulo encontrou agora pouco na estrada alguém da Aldeia da Família Zhang, que contou que o caçador da aldeia capturou ontem um coelho auspicioso de pelo branco.
Ao ouvir isso, o velho taoísta assentiu levemente com a cabeça. Embora aquilo pertencesse ao mundo secular, trazia consigo um toque de extraordinário.
— Um coelho auspicioso de pelo branco?
— Essa é uma fera auspiciosa; se for oferecida às autoridades, rende recompensas. Aquele caçador teve sorte.
---
O discípulo continuou:
— Mas esse coelho auspicioso de pelo branco assustou-se e morreu.
O velho taoísta sorriu:
— A desgraça está atrelada à fortuna, e a riqueza tem seu destino traçado; parece que esse caçador não tem a sina para a riqueza.
O discípulo acrescentou:
— Mas, depois que o coelho de pelo branco morreu, o caçador encontrou o Senhor nas Nuvens ao pé da montanha.
Ao ouvir o término da frase, o velho taoísta deu um salto instantâneo:
— O quê?
O discípulo apenas enxugava o suor da testa com a manga quando, num piscar de olhos, o velho taoísta surgiu bem diante dele, vindo do fundo da sala num baque repentino que acabou por assustá-lo.
O pincel na mão do velho ainda gotejava tinta, sujando inclusive a manga de sua veste, mas ele cravou os olhos no discípulo e exigiu saber, num tom urgente e apressado:
— Fale rápido, conte logo! O que mais aconteceu depois?
Contudo, logo após apressar o discípulo, o velho taoísta mudou de ideia no mesmo instante.
— Não, fale devagar.
— Nem um único caractere pode ficar de fora.
O discípulo relatou imediatamente tudo o que ouvira ao velho taoísta.
— Depois que o caçador voltou, disse que aquele coelho branco descera correndo do palácio lunar no céu, mas que, logo ao aterrissar na lua, saltou direto para a armadilha que ele havia preparado.
O taoísta Yinyang, ao ouvir o início do relato, já estava com o rosto ruborizado de excitação, balançando a cabeça repetidamente.
— Espere um pouco!
— Espere!
Segurando o pincel, ele virou-se para pegar o rolo de papel e debruçou-se sobre a mesa.
— Palácio lunar, reino celestial, coelho auspicioso de pelo branco.
Terminado o registro, o taoísta Yinyang repetiu as palavras.
— Conte com detalhes, sem pular nenhuma palavra, sem omitir nenhum pormenor, me diga tudo.
Vendo a postura do mestre, o discípulo também sentiu um misto de tensão e entusiasmo transbordante, e sua maneira de falar passou a adotar um tom mais arcaico e literário, tornando-se até um tanto rebuscada.
Afinal, tudo o que ele estava dizendo agora seria registrado em pergaminhos e, quem sabe, transmitido às gerações futuras; aquela sensação e aquela atitude eram, naturalmente, bem diferentes.
O jovem taoísta estufou o peito, ergueu o queixo e abriu bem os olhos brilhantes.
Erguendo uma das mãos, passou a narrar os fatos minuciosamente.
— A lua brilhante pairava no firmamento, a essência lunar descia dos céus, e dela saltou uma figura: era um coelho auspicioso de pelo branco.
— O caçador, tendo capturado o coelho branco evadido da lua, desceu à montanha e deparou-se com um ser divino.
— Aproximando-se para observar, o caçador viu que se tratava do Senhor nas Nuvens.
— Só então o caçador compreendeu que o que capturara era a lebre de jade fugida do palácio lunar.
— Contudo, a lebre de jade já estava morta; o caçador lamentou-se profundamente, tomado de pânico e desespero.
— O Senhor nas Nuvens disse: “Possuo o elixir da imortalidade, capaz de ressuscitá-lo, mas, após isso, ele jamais poderá retornar ao mundo mortal”.
Na verdade, o que o "Senhor nas Nuvens" dissera claramente era que uma pessoa já morta só poderia ser ressuscitada por meio do elixir da imortalidade; contudo, ao enviá-lo ao reino celestial, ele poderia ser reanimado, embora dali em diante não pudesse retornar ao mundo mortal.
Porém, bastou que a história passasse por algumas bocas para que algumas palavras se perdessem, e o sentido sofreu uma reviravolta drástica.
Enquanto o jovem taoísta falava, o velho taoísta ao lado escrevia.
Ao ouvir a frase final — *o Senhor nas Nuvens disse que possuía o elixir da imortalidade* —, a mão do velho disparou pelo papel, arrastando o pincel e deixando um longo rastro de tinta.
— Não... não... o elixir da imortalidade?
O velho ergueu a mão; o pincel com que escrevia tremia tanto que sua voz soava completamente alterada.
— O elixir da imortalidade?!
As feições do velho taoísta se contraíram como se ele estivesse sofrendo a maior das injustiças, e seus olhos transbordavam de pura incredulidade.
— Ele usou... ele deu para um coelho?!
O discípulo balançou a cabeça e disse ao mestre:
— Mestre, não era um coelho qualquer, era a lebre de jade do palácio lunar no reino celestial.
E acaso aquilo não continuava a ser um coelho?
Mas esse tipo de pensamento não podia ser dito em voz alta.
O velho engoliu em seco, com o rosto tomado por uma expressão amargurada, e assentiu.
— Certamente, certíssimo. É a lebre de jade do palácio lunar, não um coelho comum.
— Trata-se de uma fera divina dos céus.
O velho taoísta conteve suas emoções, conseguiu se acalmar minimamente e pediu que o discípulo continuasse.
No entanto, as palavras seguintes do discípulo fizeram o velho desmoronar de novo.
O discípulo disse:
— O Senhor nas Nuvens declarou que desejava fazer uma viagem ao palácio lunar nos céus para devolver a lebre de jade à deusa da lua.
— Além disso, presenteou o caçador com uma máscara que não era nem de ouro nem de ferro, dizendo que, embora aquele objeto não servisse para acompanhar alguém aos palácios celestiais, era capaz de guiar sua alma até o submundo das trevas.
O velho deu um pulo imediato e exigiu, irrequieto:
— Uma máscara?
— Capaz de guiar a alma até o submundo das trevas?
— Você não ouviu errado?
O discípulo assentiu:
— Mestre, foi exatamente isso que ouvi. Por acaso o mestre sabe o que é essa máscara?
O velho respirou fundo:
— Aquilo não é máscara nenhuma, aquilo é a base de um imortal fantasmal! Se um mortal quer descer ao submundo das trevas, como poderia fazê-lo sem um talismã de passagem?
O objeto que Lu Yinyang tanto desejava e buscava incessantemente, naquele exato momento, aparecia bem diante dele. Como poderia o velho não se sentir tomado de profunda emoção?
O velho taoísta corria de um lado para o outro na sala como um louco, gritando plenos pulmões:
— É exatamente assim!
— É bem assim mesmo!
— Para descer ao submundo, é preciso ter aquela face fantasmagórica, é preciso ter o instrumento mágico de travessia.
— Se eu conseguir aquela face de fantasma, poderei usá-la como base para o meu cultivo e terei esperança na longevidade.
Dito isso, o taoísta Yinyang ordenou imediatamente que o discípulo o levasse à Aldeia da Família Zhang; ele não podia esperar nem por um segundo.
— Rápido, venham comigo agora mesmo para a Aldeia da Família Zhang, encontrar aquele caçador.
O taoísta levou o discípulo às pressas para a Aldeia da Família Zhang e, ao se informarem, logo descobriram onde o caçador morava; contudo, o caçador não se encontrava em casa naquele momento.
— Como assim não há ninguém? Será que foi para a montanha?
Um aldeão respondeu:
— Ouvi dizer que alguém o viu na estrada que vai para a cidade.
O taoísta perguntou:
— O que foi fazer na cidade?
— E o que mais seria? Com certeza foi procurar alguma família rica para vender aquela máscara.
O velho mal podia acreditar:
— O quê? Ele vai vendê-la?
Mas logo em seguida, o velho taoísta irrompeu em alegria incontida.
— Muito bem!
— Se vai vender, melhor ainda!
— Excelente!
O taoísta partiu imediatamente da aldeia, correndo em perseguição rumo à cidade, vasculhando por toda parte em busca dos rastros do caçador. No entanto, por mais que corresse por todo o Condado de Xihe, não conseguiu encontrar o tal caçador.
O taoísta achou aquilo bizarro. Os aldeões tinham visto claramente o caçador seguir em direção à cidade, e o Condado de Xihe nem era tão grande assim; se ele estivesse negociando um objeto de tal natureza sobrenatural, deveria ser descoberto ao primeiro questionamento.
Como diabos não conseguiam achar ninguém?
---
— O que está acontecendo?
— Para onde foi esse homem?
Mesmo durante a noite, o velho taoísta se recusou a desistir; permaneceu de vigília na Aldeia da Família Zhang junto com o discípulo, à espera do retorno do caçador.
Foi apenas no dia seguinte que o caçador finalmente apareceu.
O discípulo correu da entrada da vila:
— Lá vem ele, mestre, o caçador voltou.
O velho levantou-se:
— Onde foi meter-se esse caçador, que só retorna agora?
O discípulo disse:
— Pelo visto, ele está voltando pelo caminho que vai à margem do rio. Será que foi para a margem oposta?
Enquanto conversavam, a silhupta do caçador surgiu no interior da vila.
À distância, via-se que o caçador puxava um jumento, e nas costas do animal iam amarrados vários volumes de fardos.
O caçador exibia um sorriso largo, com o rosto radiante de satisfação; até suas roupas e sua aparência haviam mudado. Vestia trajes de seda, trocara as sandálias de palha por sapatos de tecido fino e trazia na cabeça um chapéu de formato distinto.
Embora sua postura fosse afetada, dando a impressão de um macaco vestido de nobre, ele certamente estava muito diferente.
Ao testemunhar tal cenário, o velho taoísta sentiu imediatamente um péssimo pressentimento.
Vendo o taoísta aproximar-se e bloquear-lhe o caminho, o caçador perguntou:
— Dois taoístas, o que desejam comigo?
O velho inquiriu sobre o paradeiro da máscara e, ao ouvir a resposta, desesperou-se instantaneamente.
— O quê?
— Já foi vendida?!
O velho apressou-se em perguntar:
— A quem foi vendida?
Até aquele momento, o velho taoísta ainda nutria esperanças.
Se tivesse sido vendida a alguém que não entendia o seu valor, ou a quem desconhecesse a verdadeira utilidade daquela máscara, talvez ainda houvesse tempo.
Assim como este caçador: uma relíquia tão preciosa e singular, nas mãos dele, passara a ser um objeto banal sem utilidade alguma.
Mas, se estivesse em suas próprias mãos, ela se revelaria como o verdadeiro cânone do Grande Caminho rumo aos nove céus, o elixir da imortalidade capaz de conceder a vida eterna.
O caçador respondeu:
— Vendi para o grande monge lá no Templo do Dragão Celestial, aquele mesmo monge que esteve prestando culto à divindade do Senhor nas Nuvens na margem do rio da última vez. Eu mesmo o tinha visto ali na margem.
O velho inquiriu:
— Seria o Monge Que Recolhe a Flor?
— Isso mesmo, isso mesmo! Você também já ouviu falar do santo monge?
Ao ouvir isso, o mundo pareceu girar vertiginosamente para o taoísta Yinyang.
Vender aquela coisa para qualquer outra pessoa ainda passava; as pessoas comuns podiam nem saber como usá-la, e talvez ele, o velho taoísta, ainda pudesse recuperá-la.
Mas aquele monge era diferente; ele entendia perfeitamente do assunto e, segundo o que o taoísta Yinyang sabia, aquele monge vinha há muito tempo maquinando intenções sobre o submundo das trevas.
Dias atrás, ele havia tido até mesmo a desfaçatez de reconhecer o xamã divino como um Bodhisattva, autoproclamando-se seu discípulo.
Ele, o velho taoísta.
Jamais tinha visto na vida um monge tão descarado.
— Santo monge uma ova!
— Aquilo é só um careca sem vergonha!
Enraivecido e frustrado, o velho taoísta desatou a praguejar.
Se antes ele nutria apenas desdém pelo monge, agora, vendo que o indivíduo lhe arrebatara a oportunidade predestinada, o velho jamais sentira tanto ódio pelo budismo e por seus monges como naquele instante.
O caçador replicou:
— Você é um taoísta, como pode proferir palavras tão ofensivas assim?
— Ele é um grande benfeitor! Me pagou dez vezes o valor, e as moedas de cobre eram tão pesadas que eu nem conseguia carregá-las.
— Ele ainda disse que vai me dar uma fazenda em Lucheng, onde só de terras irrigadas há quinhentas mu cheias, e garantiu que vai assegurar minha riqueza e tranquilidade por toda a vida, permitindo até que meus descendentes busquem a proteção do Templo do Dragão Celestial.
O taoísta Yinyang bateu com o pé no chão, inconformado, e disse ao caçador:
— O que importam o dinheiro e as terras?
— Sabe ao menos o que foi que vendeu?
— Esse objeto pode ser comparado a essas coisas mundanas?
O caçador retrucou:
— Dinheiro e terras não importam? Você tem a língua grande demais para um taoísta, hein!
O velho deu um pulo e balançou a cabeça veementemente:
— Sabe de uma coisa? A sorte e o destino de dezoito gerações de antepassados da família Zhang foram todos vendidos por você a esse monge.
Sentindo uma profunda frustração por ver alguém desperdiçar tamanha graça, o velho lamentou-se amargamente:
— Ora veja só você!
— Sabe ou não sabe? Você tinha a oportunidade predestinada de transcender os cinco elementos e planar acima dos nove céus, e agora trocou isso por quê...
O velho abriu as mãos, com um ar que parecia achar tudo aquilo absurdamente ridículo:
— Que fazenda o quê, que terras irrigadas o quê?
— É de rir!
— É ridículo demais!
Para o velho taoísta, aquela máscara jamais poderia ser comparada a dinheiro ou terras.
E o fato de o caçador ter conseguido a máscara que conduzia ao submundo não podia ser fruto apenas da sorte de ter pego um coelho.
Aquilo era o acúmulo de gerações, a fortuna e a bênção acumuladas pelos ancestrais daquele caçador e por todos os antepassados da Aldeia da Família Zhang, que lhes valeram o favor do Senhor nas Nuvens e lhes concederam tal oportunidade predestinada.
Era o mesmo que acontecia com os montanheses que hoje formavam o clã do Artesão Celestial: era a linhagem transmitida por seus antepassados e a devoção prestada de geração em geração ao Senhor nas Nuvens que haviam desaguado naquela colheita abundante e na oportunidade de ascensão aos céus para aquela geração.
Contudo, o caçador não compreendia o que se passava na mente do velho taoísta, nem entendia por que o taoísta se desesperava tanto só porque ele vendera a máscara.
O velho exclamou em alto e bom som:
— Aquela máscara é um tesouro capaz de levá-lo até as profundezas dos nove infernos!
Ouvindo aquilo, o caçador balançou a cabeça sucessivas vezes:
— Eu sou um homem vivo e com saúde, vou ter pressa de descer ao submundo para quê? Não vou, não vou! Ainda não vivi o suficiente neste mundo!
Dito isto, o caçador deu de ombros para o taoísta:
— O senhor fala umas coisas esquisitas demais, eu não entendo nada.
— Que história é essa de além dos cinco elementos, de grande oportunidade predestinada?
— É melhor eu ir logo para a margem do rio buscar minhas quinhentas mu de terra irrigada, moedas de cobre que nem corda consegue amarrar, e a minha fazenda inteira.
— Vou morar numa mansão grande e casar com várias concubinas.
Puxando o jumento, o caçador partiu alegremente, deixando para trás o velho taoísta, que batia com o pé no chão em desespero:
— Que tragédia!
— Que lástima!
— Que ignorância!
— A humanidade é ignorante demais!
— Os insetos de verão não conhecem a vastidão do céu e da terra, e passam a vida afundados na ilusão da efemeridade!
O velho lamentava a ignorância e a tolice do caçador, e praguejava contra a falta de vergonha daquele monge, que ludibriara um camponês rústico para arrebatar, com meras moedas de prata e escrituras de terras, a oportunidade predestinada de toda uma linhagem e de uma facção budista inteira.
Apenas...
Ele mesmo havia chegado ali com exatamente o mesmo propósito, em nada diferindo daquele monge.
A única diferença é que, se o tesouro estivesse em suas mãos, ele certamente não diria as mesmas coisas.
Isso se chamaria: *o tesouro pertence a quem tem virtude para possuí-lo*.