Capítulo Noventa e Um: Viajando Espiritualmente pelo Céu e pela Terra

Eu sou um imortal. Deixe o vento soprar suavemente pela história. 7128 palavras 2026-01-30 00:50:55

A máscara foi colocada.
Algo pareceu envolver sua cabeça, prendendo automaticamente seus cabelos.
A sacerdotisa, nesse momento, aparentava ser ainda mais enigmática: vestida com um traje militar negro de gola redonda bordado com a lua cheia, portava no rosto a máscara chamada “Rosto do Deus Celestial”.
Os cabelos atrás da cabeça se agruparam num rabo de cavalo elegante e prático.
— Ssssss!
O anel prateado que prendia os cabelos girou como uma serpente, e as inscrições da máscara mudavam conforme a luz se movia.
Luzes entrelaçadas percorriam a superfície espelhada da máscara, refletindo o ambiente ao redor, enquanto nos olhos parecia girar uma cor e uma miragem alheias a este mundo.
— Bip!
Ao mesmo tempo, o talismã pendurado em seu pescoço brilhava, como se estivesse confirmando algo.
A sacerdotisa sentiu um forte envolvimento no rosto, mas logo essa sensação desapareceu.
Levantou a cabeça.
O cenário diante dela era antes claro, dentro do chalé de bambu, mas de repente mergulhou em trevas.
Aquela escuridão não era apenas ausência de luz: o negro parecia fluir, e com esse fluxo sentiu-se como se não estivesse ali, puxada por uma força invisível para algum lugar desconhecido.
Recordou as palavras do Senhor das Nuvens: essa máscara divina permitiria vislumbrar paisagens além do mundo humano, permitindo que o espírito vagueasse entre os nove céus e o abismo infernal.
— Neste momento, será que meu espírito está fora do corpo?
— Para onde irei? Céu ou terra?
Então, uma nova mudança surgiu.
— Tum!
— Tum tum tum tum!
Sons emergiram da escuridão; ela olhou ao redor, sem saber de onde vinham.
Com o fim dos sons, a cortina negra diante de seus olhos foi abruptamente rasgada, e o mundo infinito expandiu-se em todas as direções, 360 graus ao redor do centro do seu campo de visão.
— Uff!
Ouviu o vento, e a primeira coisa que viu foi a si mesma voando pelo céu.
Ao redor, um mar de nuvens brancas; abaixo, uma terra vasta e ilimitada.
Essa visão, quase de troca de mundos, e a altura elevada sobre o mar de nuvens, fizeram-na hesitar, rígida de medo.
— RRRRRRR!
Algo parecia cruzar o céu; ela olhou para cima.
Só conseguiu ver uma sombra imensa escurecendo o topo, enquanto despencava em direção à terra.
O vento rugia em seus ouvidos, camadas de nuvens roçavam suas vestes, e o solo abaixo se aproximava cada vez mais rápido.
Tudo era um sonho, uma miragem.
Não sabia quanto tempo ou distância percorreu, mas gradualmente retornou ao mundo dos vivos.
Num piscar de olhos, estava a poucos metros do solo.
Flutuava alto, já podia ver o verde no topo das montanhas, as muralhas distantes, as margens do grande rio.
Reconheceu o lugar: era onde sua família vivia há gerações.
— Montanhas de Barreira das Nuvens.
Essa sensação de atravessar distâncias era inimaginável para ela.
Naquele instante, sentiu-se não mais humana.
Ao vestir a máscara, parecia tornar-se uma deusa, uma visitante celestial, contemplando o mundo com a perspectiva de quem viaja do Mar do Norte ao monte Cangwu.
Aproximava-se cada vez mais do solo.
Sem perceber, flutuou sobre a cidade de Xihe.
Voando sobre a cidade, podia ver as ruas e becos, a variedade de vidas humanas.
— Massa de sopa, recém-saída do forno!
— Dê licença, dê licença!
— Por que você jogou água na porta da minha casa?
— Esta rua não é sua, que porta da sua casa!
Ouvia os gritos dos vendedores ambulantes, as discussões dos vizinhos, mas ninguém a via ou prestava atenção nela.
Era como um pássaro voando, incapaz de controlar a própria direção, mas continuava avançando, observando tudo com aquele olhar.
Logo descobriu como controlar o percurso.
Bastava direcionar a visão para onde queria ir, e seguia naquela direção, mas na primeira vez que seu espírito se desprendeu para explorar o mundo, ainda era inábil, incapaz de controlar esse olhar.
E já voava cada vez mais baixo, prestes a colidir com uma casa alta na cidade, o pânico tomou conta.
— Se eu cair assim...
— Será que vou parar no submundo?
Murmurou baixinho.
Então, as imagens mudaram.
O campo visual escureceu, e vozes suaves pareciam sussurrar, indicando o próximo destino.
— Mundo dos mortos!
— Prisão sombria, primeiro nível.
— Inferno do ferro e areia.
Dessa vez, não houve alternância de luz e trevas: ela já estava nos céus.
Aos seus olhos, parecia estar num barco.
Sob o barco, o rio amarelo fervilhava, milhares de sombras de espíritos vagavam na escuridão, deuses aterradores com cabeça de tigre e corpo de boi observavam das margens.
Passou por um grande portal, um deus aterrador de três olhos lançou-lhe um olhar, o olho divino em sua testa a examinou, como se verificasse se ela tinha permissão para entrar ali.
Então, abriu-lhe as portas para o submundo.
Ao redor, o cenário mudava constantemente, até que caiu em uma terra obscura e sinistra.
Tudo era preto e branco, como se toda cor desaparecesse ao chegar ali.
Olhando para longe, viu luzes vermelhas cintilando nas fendas dos vales, com fumaça negra subindo.
A fuligem escura ascendia, transformando-se em camadas de cinzas que caíam.
Com um olhar, compreendeu que ali não era um lugar do mundo dos vivos.
A cinza caía, impregnada de cheiro de ferro derretido, ou melhor, de podridão, insuportável.
— Pá!
— Ah!
— Não bata mais, não bata mais!
Ouviu vozes, olhou para lá.
Camadas de trevas foram rasgadas, a imagem se aproximou, e ela pôde ver claramente o verdadeiro rosto daquela terra escura.
No escuro, um deus fantasmagórico, inteiramente negro e apenas com uma boca, brandia um chicote, castigando espíritos malvestidos, que não ousavam relaxar um instante.
O chicote, eletrificado, despedaçava os espíritos, mas logo os reunia de novo.
Não podiam viver nem morrer.
Ouviu aqueles espíritos clamando, suplicando.
— Foi um engano, só pode ser um engano!
— Senhor dos Fantasmas, como pode tratar-nos assim?
— Deixe-me ir, nunca mais vou ousar!

— Morra, morra!
— Não conseguimos morrer!
— Já estamos mortos, agora somos fantasmas.
Ao ouvir isso, entendeu quem eram.
Viu o inferno de ferro e areia do submundo, onde todos os feiticeiros do Caminho dos Cinco Fantasmas, desaparecidos do mundo dos vivos, estavam ali transformados em demônios.
Foram capturados pelo deus fantasmagórico e levados ao inferno de ferro e areia, sofrendo as piores punições.
Ela observou silenciosamente por um tempo.
— Vrum! — viu relâmpagos e trovões frequentemente sobre aquela terra escura, depois tremores e desmoronamentos de pedras nas profundezas das fendas.
— Rápido, rápido! — e então, os demônios, sob o chicote do deus, usavam pás para misturar pedras e areia de ferro nos carros, outros filtravam, outros processavam, até empurrar tudo para o outro lado das trevas.
— Tum tum tum! — todas as pedras de ferro eram devoradas por algo como uma boca gigante, trituradas e lançadas numa enorme fornalha.
A fornalha devorava tudo, soltando fumaça negra, tornando o inferno de ferro e areia eternamente coberto de cinzas.
Como a punição e o trabalho forçado desses demônios, sem fim à vista.
A cena aterradora fez a sacerdotisa recuar um passo, assustada.
Nesse momento, ela atraiu a atenção dos demônios e do deus fantasmagórico guardião, que voltaram seus olhares para ela.
Diferente do mundo dos vivos, ali, demônios e deuses pareciam vê-la.
— Ah?
Sendo observada por tantos demônios, até a sacerdotisa ficou inquieta.
Mas, ao vê-la, os demônios ficaram ainda mais apavorados, prostrando-se no chão, sem ousar encará-la.
Até o deus fantasmagórico tremeu e saudou-a na escuridão, ou melhor, reverenciou a máscara do Deus Celestial.
Aos olhos dos demônios e do deus, ela brilhava com uma luz auspiciosa, emanando uma pressão divina que os fazia temer e não se mover.
Como se a divindade dos céus tivesse poder absoluto sobre tudo ali.
Vendo tudo aquilo, a sacerdotisa sentiu-se cada vez menos real.
— Isso é real?
— Ou uma miragem?
— Ou seria um sonho?
Mas pensou que nem em sonhos teria visões tão vivas.
Então, ouviu vozes recitando orações.
— Mar de nuvens sem fim, caminho celeste vasto, o senhor cavalga o vento, voga só pelos altos céus.
— Pela manhã se alimenta da luz das nuvens, à noite bebe o orvalho, veste-se de névoa, livre e infinito.
A voz vinha do alto, ecoando em seus ouvidos.
— Mundo dos vivos.
— Templo da comunidade, condado de Vale Dourado.
Naquele momento, um novo aviso soou.
De pé no inferno, ela ergueu os olhos para o mundo dos vivos.
A luz brilhou novamente, e ela estava no condado de Vale Dourado, justamente no templo recém-restaurado.
Percebeu que seu olhar estava sobre o altar, à altura da estátua divina, e então notou quem recitava as orações.
— Mestre Lu, o Yin-Yang?
Viu o Taoísta da Garça Vermelha e o Mestre Yin-Yang conduzindo um grupo de sacerdotes num ritual.
Ao falar, todos ouviram sua voz vinda do altar.
— Quem?
Naquele instante, o mundo real, as pessoas e cenários, e as cenas celestiais e infernais que acabara de ver, pareciam se unir, tornando-se inegáveis.
— Então tudo isso realmente não é ilusão.
A sacerdotisa recuou, a cadeira caiu ao chão.
Estava de volta ao chalé de bambu.
—

Do outro lado.
O velho mestre Yin-Yang deixou o Pico Sagrado rumo ao condado de Vale Dourado, chegando logo ao templo da comunidade.
O templo era parecido com antes, mas pelo fluxo constante de devotos, parecia ter mudado completamente.
O Taoísta da Garça Vermelha estava ocupado, também servindo de zelador; para ele, o templo tinha um significado especial, por isso valorizava muito aquele lugar.
— Garça Vermelha.
— Mestre.
Assim que o velho entrou, o Taoísta da Garça Vermelha o recebeu.
Os dois sentaram-se numa sala lateral para conversar; o mestre Yin-Yang ouviu as memórias do Taoísta sobre os últimos dias, sentiu-se emocionado, enquanto o velho lamentava não ter visto tudo com os próprios olhos.
Por fim, o velho explicou o motivo de sua visita.
— Quero encontrar um método para descer ao inferno.
O Taoísta da Garça Vermelha tremeu, acostumado a ouvir pedidos por imortalidade, nunca por uma descida apressada ao inferno.
— Por que, mestre, quer algo assim?
— Teria... feito algo...
Quase disse “algo vergonhoso”, mas optou por ser mais delicado.
— Algo errado?
Na visão do Taoísta, só feiticeiros como os do Caminho dos Cinco Fantasmas, que violaram as leis celestiais e acumularam pecados, eram levados pelos deuses ao inferno.
Para o velho Yin-Yang querer isso, só podia ser culpa ou desejo de redenção.
O mestre, porém, balançou a cabeça.
— Não, não.
— Tornar-se imortal, isso não está ao meu alcance, mas tendo visto com meus olhos que há submundo e inferno, cidade sombria e Senhor dos Fantasmas...
— Todos temem o abismo como se fosse uma fera, mas eu penso que entre vida e morte há grandes oportunidades.
— Se não posso ser um imortal, talvez, ao morrer, possa tornar-me um deus ou um “santo fantasmagórico”.
— Também é um caminho para a eternidade!
Disse seu plano.
O Taoísta pensou: será que o mestre tomou algum elixir de novo e está delirando?
Se não pode virar imortal, como poderia virar deus fantasmagórico?
— Mestre, recebeu outra revelação dos céus?
O velho sempre dizia que, após tomar elixires, recebia instruções divinas; o Taoísta nunca sabia se era confiável, mas preferia não questionar.
Dessa vez, o mestre exclamou:
— O caminho recompensa os diligentes, não se pode esperar sempre pela revelação dos céus.
O Taoísta hesitou:
— Então, mestre, como pretende ser diligente?
— Pretendo abrir um altar aqui e perguntar ao deus local do condado de Vale Dourado; o deus do templo governa esta terra, talvez saiba sobre vida e morte, e possa me indicar o caminho para descer ao abismo.
Antes, o velho, ao observar as cerimônias da sacerdotisa, compilou o “Grande Ritual Taoísta da Verdade Celeste e Yin-Yang”.
Acreditava firmemente que essa prática podia comunicar com os deuses, fruto de sua própria compreensão do caminho e do céu.
— Então é esse método de diligência?
No fim, era só perguntar ao deus, pensou o Taoísta, sem ver onde estava a diligência.

No templo.
O velho começou o ritual.
Seguindo os passos do “Grande Ritual Taoísta da Verdade Celeste e Yin-Yang”, invocou o deus local.
O primeiro passo era montar o altar; os sacerdotes também ofereceram o nome do Senhor das Nuvens, convocando os deuses em nome dele.
Parecia que usavam os talismãs do Senhor das Nuvens para apressar o deus do templo.
O Taoísta achou que não ia funcionar: de onde vinha a autoridade para invocar o deus local com talismãs do Senhor das Nuvens?
Já tinha visto a sacerdotisa invocar deuses, mas o ritual era secundário; primeiro era preciso registrar-se com o Senhor das Nuvens.
Mas não podia convencer o mestre, nem adiantava tentar.
No fundo, tinha uma esperança: quem sabe o ritual funcionasse?
Acenderam velas e incensos, borrifaram água purificada, recitaram orações.
O incenso subia do altar, o fogo queimava as oferendas, e o velho ajoelhado recitava:
— Mar de nuvens sem fim, caminho celeste vasto, o senhor cavalga o vento, voga só pelos altos céus.
— Pela manhã se alimenta da luz das nuvens, à noite bebe o orvalho, veste-se de névoa, livre e infinito.
— ...
O sacerdote balançava a cabeça, recitando versos de louvor ao Senhor das Nuvens.
Flores, incenso, frutas, vinho, chá, cada um em recipiente próprio sobre a mesa; o próximo passo era perguntar ao deus local.
Mas dessa vez, algo inesperado aconteceu: logo após louvar o Senhor das Nuvens, o templo mudou.
Com um estrondo semelhante ao trovão, todos tremeram, levantando a cabeça assustados.
Em seguida, milhares de espíritos gritaram e rugiram de todos os lados.
O ambiente tornou-se sombrio e desesperador.
Não era voz do mundo dos vivos, mas do abismo infernal.
A voz se aproximava.
Como se alguma entidade estivesse, naquele momento, conectando o abismo ao templo.
Então, uma voz surgiu do altar.
— Mestre Lu, o Yin-Yang?
Todos tremeram, primeiro olhando assustados para o altar, depois focando no velho ajoelhado.
O velho estava pálido, com expressão de quem viu um fantasma.
Instintivamente, tocou o peito.
O elixir ainda estava lá, não tinha tomado.
Olhou ao redor.
— Vocês ouviram?
Todos assentiram, como se moendo alho, dispersando-se, temendo que ao se aproximar do velho fossem chamados por aquela entidade do abismo.
Agora sim, seu nome estava mesmo registrado no submundo.
—
A sacerdotisa tropeçou e caiu ao chão.
Percebeu que estava de volta ao chalé de bambu, sentada, respirando forte; era um estado inesperado, pois a máscara não tinha efeitos colaterais, mas embora estivesse sentada dentro de casa, parecia ter cruzado montanhas e vales num instante.
Ao voar pelo céu, seu corpo permaneceu tenso, ao andar pelo abismo, o coração batia forte; ao retornar, sentia-se exausta.
Nesse momento, uma figura surgiu atrás dela; ao ver as vestes familiares, finalmente relaxou, sentindo uma forte paz interior.
— Senhor das Nuvens.
— E então, como é ser um deus?
— Como um sonho, uma miragem.
— Chama-se Rosto do Deus Celestial; ao usá-la, você pode ver o que eu vejo, mas ao mesmo tempo, tudo que você vê, eu também vejo.
— Por que me deu o Rosto do Deus Celestial, para que eu visse tudo isso?
— O importante não é o que eu quero que você veja.
— Então, o quê?
— Quero ver o mundo dos vivos pelos seus olhos.
Ela compreendeu.
Ao vestir a máscara, via com olhos divinos.
Mas a divindade também via o mundo dos vivos pelos olhos dela, sentindo as vicissitudes do mundo.
Ela se levantou, e o Senhor das Nuvens se dissipou em sua visão como fumaça.
Mas sentiu que ele ainda estava ali, atrás de si.
Ou talvez, dentro de si.
No compartimento,
A tela refletia todas as imagens vistas pela sacerdotisa, organizadas em um quadro de nove áreas, cada uma com um nome de lugar.
Depois, a imagem se transformou, todos os nomes comprimidos num mapa, incluindo não só lugares do mundo dos vivos, mas também do céu e do abismo, cada um com uma bandeira.
Mas, diga-se, o estilo lembrava jogos antigos.
— De onde vêm esses lugares celestiais? Não parece verdadeiro, — comentou Jiang Chao.
— Um dia nossa estação espacial vai subir de novo, — respondeu Wang Shu.
— Os lugares terrestres são poucos.
— Um dia, o mapa estará cheio de bandeiras.
— E esse abismo, quantos níveis de inferno você pretende construir? Quando Vale Dourado estiver em ordem, não precisaremos de trabalho forçado; então, essa história de prisões abismais vai terminar.
— Depende. Para decidir quantos níveis de inferno, é preciso calcular quantos são necessários para ser um cidadão “moderno” neste tempo, quantos para mandar a estação ao céu, quantos para encontrar o caminho de volta.
— Não precisaremos de pessoas para o trabalho forçado, mas de máquinas.
— Máquinas contam?
— Você me explora todo dia, como não contar?
— É só uma siderúrgica, construída num grande desfiladeiro, mas você insiste em chamar de inferno de ferro e areia do abismo.
— Você entende, não?
— Entender o quê?
— Entrar na fábrica é descer ao inferno!
Como um raio em céu azul, Jiang Chao ficou sem resposta.
Depois de um tempo, perguntou:
— Quando poderemos voltar?
— Não sei, deveria perguntar se podemos voltar.
— Podemos voltar?
— Não sei.
— Então por que perguntar?
— Uma pergunta é uma pergunta, nem toda pergunta tem resposta.
Jiang Chao deitou, colocou o Rosto do Deus Celestial no rosto.
Não queria ser um homem antigo nem ficar ali, mas era obrigado a integrar-se, pouco a pouco, a esse mundo.