Capítulo cento e vinte e nove: A descida dos deuses e budas ao mundo
O eunuco e o monge ajoelhavam-se abaixo, enquanto a Xamã, vestida com trajes que lembravam nuvens e adornada com uma máscara sagrada, permanecia de pé diante da parede.
Uma luz irrompeu por detrás dela, projetando sua sombra infinitamente para o exterior, até que aquele brilho resplandecente dissolveu a silhueta em um branco incandescente.
Contudo, naquele último instante, o eunuco e a Xamã vislumbraram algo.
Com os olhos arregalados, observavam o alto, as mãos trêmulas pressionadas contra o piso. Viram uma figura imponente e majestosa descer do meio da brancura das nuvens e fundir-se ao corpo da Xamã.
— O Senhor das Nuvens!
O nome surgiu instantaneamente em suas mentes.
Nesse exato momento, aos olhos da Xamã diante da parede de nuvens, ela viu uma figura emergir de trás de si e postar-se à sua frente.
— Senhor Divino! A Discípula Espiritual não sabe como proceder e só pode suplicar ao Senhor.
O Senhor das Nuvens respondeu:
— Eu já sei.
A Xamã:
— Sim!
Dito isso, a sombra do Senhor das Nuvens transformou-se em luz e lançou-se sobre ela, envolvendo-a como camadas sobre camadas de nuvens, fundindo-se em um só ser. O fenômeno diante de seus olhos dissipou-se; era como se ela tivesse caído das nuvens de volta ao mundo mortal, e as cenas do Palácio da Longevidade reapareceram diante dela.
A Xamã abriu os olhos. Sentia como se tivesse se tornado, de fato, o Senhor das Nuvens, e que a divindade residia dentro de seu próprio corpo. Até seus gestos e postura, a cada movimento, tornaram-se, inconscientemente, idênticos aos do Senhor das Nuvens que habitava em sua memória.
Parecia que ela ansiava por esse papel, por encarnar verdadeiramente o Senhor das Nuvens em seu coração — ou melhor, por ser ele — há muito tempo.
Nesse momento, uma voz surgiu da estátua da divindade; era a voz do "Senhor das Nuvens".
— Konghui!
A parede de nuvens, que representava o portal do Yin e do Yang, abriu-se subitamente. A divindade desceu ao mundo através do corpo da Xamã.
O monge sentiu, por um instante, uma pressão invisível acompanhando aquela luz, o que o deixou tenso e com a respiração ofegante. O eunuco Ma, ao lado, sentiu o mesmo. Ao levantar levemente a cabeça, percebeu que a "Xamã" o fitava. Sentiu uma pressão sem precedentes — uma autoridade que nem mesmo o Imperador jamais lhe impusera — e apressou-se a prostrar-se no chão, sem ousar olhar.
Apenas o monge continuava a encarar a Xamã, embora sua expressão tivesse se tornado solene e grave.
A voz da "Xamã" mudou, chamando o monge pelo nome, e então questionou:
— Quem vês em mim?
O monge juntou as mãos em prece:
— Vejo o Buda.
A "Xamã" retrucou:
— Se tens o Buda em teu coração, vês o Buda em mim. Se a Xamã tem o Senhor das Nuvens em seus olhos, vê o Senhor das Nuvens em mim. Quem dizes que eu sou?
Quanto a Ma Fu, que rastejava no chão sem ousar falar, o Senhor das Nuvens não o mencionou. Era como se dissesse que, nos olhos dele, não havia nada além das trivialidades do mundo mortal, e, por isso, nada ele poderia ver.
O monge insistiu:
— Vejo o Buda.
A "Xamã" disse:
— É o teu coração que deseja um Buda.
O monge não disse mais nada, apenas permaneceu com as mãos unidas, olhando para cima com devoção e solenidade.
Senhor das Nuvens:
— Partir para o inferno talvez não te traga o que desejas. Queres mesmo ir?
Monge:
— Peço apenas que a Divindade me indique o caminho.
Senhor das Nuvens:
— Não te arrependerás?
Monge:
— Nem que morra mil vezes.
O Senhor das Nuvens silenciou. Nesse instante, um movimento veio de fora do Palácio da Longevidade.
*Pá-tá... pá-tá... pá-tá...*
Eram passos de pés descalços sobre o piso, mas o som era notavelmente alto. Tinha de ser um "ser" imenso e pesado para produzir tal ruído. Ma Fu, ajoelhado, aguçou os ouvidos para o diálogo entre o monge e a divindade, mas, com a mente concentrada, também sentiu a presença ao lado.
Quando a sombra gigantesca se projetou, o eunuco não pôde evitar olhar de relance. Mas, ao tentar focar, viu apenas contornos estranhos. Imediatamente, o suor escorreu por sua testa e pescoço.
Uma criatura não humana entrou no palácio, ajoelhou-se diante do Senhor das Nuvens e ofereceu uma bandeja de jade. Pelo canto do olho, pôde-se ver que era um deus-fantasma com um capacete negro de onde brotava um coque altíssimo.
"Que coisa é esta?"
Era a primeira vez que Ma Fu via um espírito, algo de que apenas ouvira falar. O monge, porém, via um espírito pela segunda vez e sentia vagamente que era o mesmo que o salvara na beira do rio.
O monge, mais corajoso, olhou para a bandeja e viu uma máscara fantasmagórica de aparência sobrenatural. Não sabia de que material era feita, mas sua estrutura era complexa e refinada. Havia um brilho nela; mesmo sem estar sendo usada, o lugar dos olhos da máscara emitia uma luz tênue, como se fosse um ser vivo, ou como se algo estivesse ali aderido.
O espírito indicou que o monge pegasse o objeto. O monge compreendeu instantaneamente: a Divindade atendera ao seu pedido.
No entanto, apenas vestindo aquela máscara ele poderia entrar no ciclo de reencarnação do mundo inferior, onde os vivos não têm permissão de pisar. Somente assim o espírito ao lado poderia guiá-lo em sua jornada pelo submundo.
"Este reino dos mortos, realmente, não deve ser tomado de ânimo leve!"
Chegado a este ponto, o monge não tinha mais volta. Nem desejava voltar. Após prestar reverência, estendeu as mãos como se segurasse um trono de lótus. Fez uma grande prostração e, então, lentamente, pegou a máscara e colocou-a no rosto.
Rapidamente, aprendeu a ajustá-la; a máscara prendeu-se sozinha e ativou-se. O monge ouviu um som de vento uivante em seus ouvidos, seguido por uma melodia fúnebre. Diante dele, tudo mergulhou na escuridão.
Na escuridão, ouviu o sussurro do espírito:
— Submundo.
— A outra margem!
Aquilo o informava sobre o seu destino. O som do vento tornou-se mais forte.
***
O monge sentiu o corpo ficar leve, como se um outro "eu" estivesse sendo extraído, sem saber para onde. Ao seu lado, a menos de um metro, Ma Fu via claramente todo o processo. Viu o corpo do monge desfalecer, as mãos caindo lentamente, como se estivesse morto.
Depois, o espírito levantou-se e caminhou em direção à saída do palácio. Ma Fu vislumbrou, ao lado do espírito, uma outra sombra. Compreendeu que aquele ser escuro guiava a alma do monge ao submundo.
Embora ninguém dissesse uma palavra, o processo foi aterrorizante em seu silêncio sepulcral, pelo menos aos olhos de Ma Fu. O eunuco suava frio, engolindo em seco, sem ousar mover-se. Com as costas encharcadas de suor e sentindo um frio gélido, desejava fechar olhos e ouvidos para não ver nem pensar em nada.
Só agora Ma Fu acreditava plenamente: aquele monge falava sério.
"Enlouqueceu. Ficou completamente louco!"
—
O monge seguia o espírito, aturdido. Sua consciência ainda estava clara, mas o lugar era tão escuro que ele não via nada; com o tempo, sua mente começou a turvar-se. Apenas quando o olhar do espírito varria a escuridão é que ele conseguia distinguir o ambiente.
Era uma terra estéril, desolada. O vento uivava como gritos, e poeira suja flutuava no ar.
"Este é o submundo? Não parece ter nada de especial. Por que não vejo outros fantasmas? Estarão em outro lugar? É realmente o reino da reencarnação?"
Até que ele se viu diante de um mar de flores.
De repente, a visão do monge clareou, e seu espírito sentiu-se como se recebesse água fresca de uma fonte. O que ele via era um mar de flores que desabrochavam como fogo. Elas cresciam à beira de um rio largo e caudaloso. Eram vermelhas como chamas, emitindo um brilho próprio que ele via claramente. Naquela penumbra, o mar de flores era de uma beleza que abalava a alma.
"Flores da Outra Margem!"
Ele finalmente compreendeu o significado daquelas palavras. Parado ali, sentiu-se um tanto perdido. Abriu a boca, olhou para os lados, para o céu e para o solo. Dobrou os joelhos e tocou com as mãos aquelas flores que oscilavam entre a vida e a morte.
Sentiu a textura real.
"É real."
O monge não queria dizer apenas que as flores eram reais, mas também aquela terra sob seus pés e o ciclo de vida e morte chamado "Outra Margem".
"A lenda do submundo e da reencarnação, cultivada desde a antiguidade, é verdadeira. Não é tudo ilusão."
Parecia que só agora o monge aceitava, de fato, que chegara ao submundo, ou melhor, que acreditava na existência do mundo espiritual e da reencarnação. Mas seus sentimentos eram complexos.
Por toda a vida, ele ansiara pela existência do submundo, pregando sobre a reencarnação, sobre o destino, sobre o pecado e o mérito. Mas, no fundo, nunca acreditara nisso, pois cruzara inúmeras montanhas e rios sem jamais ver deuses ou fantasmas.
Até chegar à beira daquele grande rio. Até estar diante daquela parede de nuvens.
Nesse instante, tudo em que acreditara desmoronou.
O monge, parado na margem, olhou para longe. Ouviu o som da água e, após hesitar, seguiu em frente.
"O submundo e a reencarnação existem, mas serão como os textos sagrados descrevem?"
Pouco tempo depois, estava diante do Rio Amarelo. Esperou, e logo viu um pequeno barco aproximar-se, conduzido por outro espírito. Embarcou, e o espírito remou para longe.
Ao longe, observou as águas do Rio Amarelo correndo, vendo vultos difusos que não conseguia distinguir, como se fossem almas perdidas afundando nas águas. Inclinou-se, observando o reflexo como se fosse um espelho embaçado. Viu a sombra de um letrado da antiga era Chu, que parecia dizer algo.
Aguçando os ouvidos, ouviu fracamente:
— A alma flutua entre o submundo, risos e lágrimas do passado tornam-se apenas lembranças. Ó alma, volta! Olhando para o mundo dos vivos, o coração permanece preso à poeira, sem conseguir partir... As velhas histórias do mundo mortal ainda estão diante dos olhos, mas o corpo já está separado pelo submundo. Não posso evitar que as lágrimas manchem minhas vestes.
A voz era melancólica, com um tom arcaico. Não se sabia de que época era, nem qual o seu nome. O monge, comovido, quis estender a mão para salvar aquela alma solitária, mas foi como um macaco tentando agarrar o reflexo da lua. Ao tocar a sombra, esta se dissipou.
O monge perguntou ao espírito:
— São estas almas solitárias que não podem reencarnar, ou é o apego dos mortos ao mundo dos vivos?
O espírito não respondeu, apenas o observou.
O monge perguntou:
— Se são almas perdidas, posso ajudá-las a seguir?
O espírito, sem responder, apenas olhou para ele.
O monge perguntou então:
— Para onde estamos indo?
O espírito moveu-se, apontando para longe. O monge olhou na direção indicada. Nas profundezas do Rio Amarelo, viu o rio cruzar-se e ali havia um cais e uma ponte.
Olhando com atenção, penetrou a escuridão e viu, atrás da ponte, uma cidade magnífica, escondida nas profundezas do submundo, pesada como uma montanha, sustentando o ciclo da reencarnação.
O barco chegou à curva mais turbulenta do rio, e o monge teve de desembarcar. Ao pisar no cais, o espírito remou para longe.
O monge gritou:
— Ei! Como devo voltar?
O espírito não deu ouvidos e seguiu seu caminho. O monge pensou: "Receio que não haja volta."
Dirigiu-se à ponte. Ao chegar sob ela, viu um gigante transparente erguido em uma das extremidades. O ser vestia-se como um antigo monarca e parecia mais alto que as nuvens. Como no submundo não havia nuvens para comparar, era difícil dizer sua dimensão. Sua forma, transparente como vapor, tornava-o quase invisível; apenas estando ali, perto da ponte, o monge conseguiu vê-lo.
O gigante segurava um estandarte longo que tremulava no vento fúnebre. O monge, debaixo da ponte, observava tudo. No estandarte havia pinturas de almas sendo guiadas, divindades do submundo e bestas estranhas. Embora não fosse um estudioso, conhecia lendas.
Dizia-se que na terra de Chu havia o costume de invocar almas, e falava-se de gigantes invocadores, seres tão grandes que podiam carregar montanhas, capazes de chamar almas perdidas com seus estandartes e devorá-las. Quando um nobre de Chu morria, pediam a um xamã que recitasse o "Canto da Invocação da Alma".
O monge recitou então um trecho:
— Ó alma, volta! Não confies no Oriente. O ser de mil côvados busca apenas a alma.
"Será este o ser de mil côvados?"
Contudo, o monge viu que, embora o gigante agitasse o estandarte, nenhuma alma vinha. A ponte estava vazia. O monge sentiu a dúvida retornar: "Onde estão os fantasmas? Por que não vejo nenhum?"
Sem respostas, seguiu em frente. Ao passar pela ponte, o gigante olhou para ele. Mesmo sendo corajoso, o monge sentiu medo e recitou orações para acalmar o coração. O gigante não o atacou, e ele atravessou a ponte até a outra margem.
Ali, estava diante da Cidade de Youdu. Ao passar por aquele portão, todas as suas dúvidas seriam resolvidas; ele veria a face mais real do submundo.
O monge caminhou, e um estrondo gigantesco ecoou:
— Zumbido... zumbido...
O portão lacrado de Youdu abriu-se, revelando a cena interior. O monge parou diante dele e olhou para dentro. Então, uma expressão de choque total tomou conta de seu rosto.
—
De volta à realidade, no Palácio da Longevidade, diante da parede de nuvens. A máscara caiu no prato de jade. O monge ainda exibia uma expressão de perplexidade. Após muito tempo, ele falou:
— O inferno está vazio. O inferno... está vazio.
Sem que percebessem, a noite caíra. O Senhor das Nuvens partira, e a parede de luz retornara à calma. Restavam apenas o monge, o eunuco e as cortinas dançando com o vento da noite.
O eunuco, que esperara por muito tempo, viu o monge acordar e disse, cheio de alegria:
— Mestre Nianhua, você voltou?
O monge olhou para ele:
— Patrono Ma, você ainda está aqui?
Ma respondeu:
— Viemos juntos, como poderia abandoná-lo?
Na verdade, a Xamã não o deixara ir sozinho, e ele estava apavorado demais para se mover.
Ele perguntou:
— Mestre, o senhor realmente foi ao submundo? Obteve alguma resposta? E o que quis dizer com "o inferno está vazio"?
O monge respondeu:
— O Patrono Ma realmente quer saber?
Ma Fu hesitou:
— Melhor não perguntar.
O monge sorriu. Após prestarem reverência à parede de nuvens, levantaram-se e saíram. O monge parecia preocupado; fora ao submundo como desejava, mas suas dúvidas não se dissiparam, apenas aumentaram. O eunuco, ao sair, ainda tremia das pernas, fosse pelo tempo ajoelhado ou pelos eventos bizarros do dia.
Lá embaixo, na carruagem, Ma Fu despediu-se do monge com sentimentos complexos. Em poucas horas, sua percepção sobre aquele monge mudara várias vezes. Primeiro, achou-o detestável por enganá-lo; depois, ousado por falar com a Xamã daquela forma; depois, um louco por querer visitar o inferno; e, agora, sentia uma ponta de respeito. Aquele homem não tinha medo da morte.
Ma Fu disse:
— Mestre, se houver oportunidade, venha nos visitar.
Nianhua:
— Perdoe-me por hoje, Patrono.
Ma Fu:
— Foi o Mestre quem me trouxe até a Xamã, sou eu quem deve agradecer.
Com uma reverência, despediram-se e cada um seguiu seu caminho.