Capítulo 143: O Senhor das Nuvens Tem Muitas Coisas a Considerar

Eu sou um imortal. Deixe o vento soprar suavemente pela história. 7046 palavras 2026-04-01 12:48:31

Campo de Artemísia.

O alce caminhava pela vastidão selvagem, e entre seus saltos era possível vislumbrar um tênue brilho multicolorido. Sobre suas costas, repousava uma divindade vestida de branco, com um halo redondo atrás da cabeça, que surgia e desaparecia entre as altas ervas.

Com o halo e a montaria, o estilo do Senhor das Nuvens parecia completamente diferente. Pelo menos alguns degraus acima.

Essa montaria era originalmente um alce da floresta, medindo dois metros e pesando cerca de duzentos e cinquenta quilos. O Senhor das Nuvens já o tinha visto muitas vezes, mas nunca o capturou.

Recentemente, finalmente conseguiu aprisioná-lo, mas não o tratou como presa para matar ou enjaular.

Em vez disso, colocou uma máscara adequada para ele, transformando o alce em um cervo divino capaz de transitar entre os dois mundos, o yin e o yang.

— Xixi! —

— Swish swish swish! —

A divindade cavalgava o cervo pela campina de Artemísia, enquanto o robusto e ágil animal abria caminho pela vegetação densa, surgindo em diferentes pontos como vagalumes flutuantes, misteriosos.

Ora ele permanecia parado entre as ervas, observando ao longe as residências do mundo sombrio, ora passava ao lado de antigas casas cobertas por capim.

Às vezes, o cervo saltava sobre os riachos ao pé da montanha, onde moravam os camponeses em suas casas de bambu. A divindade silenciosamente observava todos os espíritos recém-chegados a essa terra dos mortos.

Entre eles, alguns usavam seus méritos espirituais para trocar por magníficas mansões ou por vestes e banquetes luxuosos.

Outros manifestavam imagens de seu lugar natal, como se quisessem deixar ali uma herança eterna para seus descendentes e familiares que viriam a falecer, para que também pudessem residir naquele mundo sombrio.

Quando saíam, os espíritos que residiam em Artemísia podiam se encontrar e visitar uns aos outros, desde que houvesse permissão; caso contrário, não poderiam adentrar as residências alheias.

A divindade que cavalgava o cervo permaneceu observando por um tempo e depois partiu silenciosamente. O animal saltou através de uma luz colorida, deixando para trás as camadas do mundo sombrio.

No céu, nada havia, mas parecia que o cervo pisava em degraus invisíveis, subindo sem esforço.

Em pouco tempo, o alce atravessou as nuvens celestes, ultrapassou o portão do céu e chegou ao Palácio da Lua.

Aos pés do palácio, uma imortal segurava um coelho e perguntou ao deus cavalgante:

— Como está Artemísia?

Jiang Chao não desmontou do cervo e respondeu enquanto cavalgava sob as árvores de loureiro lunar.

— Eles parecem estar bem, só que...

— Só que? — perguntou Wang Shu.

— Artemísia é um pouco fria, mas parece que eles acreditam que seus parentes e descendentes também poderão ir para lá no futuro, então não se entregam ao prazer, mas começam a se preparar.

— Eu percebi isso. Eles estão ampliando suas moradas sombrias e usando seus méritos para comprar terras no mundo dos mortos. Muitos mal querem gastar seus méritos, preferindo acumulá-los para usar depois.

— Agora entendi. Eles querem esperar que mais pessoas cheguem para então usar esses recursos!

Pensando nos descendentes e no futuro, essas atitudes pareciam gravadas no sangue e na alma daquela terra.

— Eles não sabem que vir para Artemísia não é fácil. Eles podem chegar, mas seus familiares e descendentes não necessariamente conseguirão.

— Não importa, contanto que façam méritos para nós, haverá potes suficientes.

— E quanto mais pessoas entrarem no mundo virtual Artemísia, mais o cérebro e a consciência poderão transmitir informações reais pelo sistema nervoso da flor do além, fazendo com que o mundo virtual se aproxime cada vez mais da realidade.

— Senhor das Nuvens!

— Como imortais, não podemos negar um pote àqueles mortais que esperam escapar do sofrimento.

Para os outros, Wang Shu parecia uma bodhisattva salvadora, enquanto Jiang Chao parecia o vilão.

Só Jiang Chao sabia as intenções dela.

— Isso não é apenas sobre potes. Não podemos encher o mundo inteiro de potes, senão haverá alguém neste mundo?

— Os corpos frágeis não podem durar, enfermidades, deficiências e dores os atormentam constantemente. Qual mal há em deixar que as pessoas saiam desse frágil corpo carnal e entrem no pote da felicidade?

— Já disse, só podemos levar os que estão morrendo ou mortos para Artemísia, e mesmo assim, devemos perguntar se desejam entrar.

— Então não é que os colocamos vivos nos potes, é que após a morte eles escolhem se querem entrar.

— Senhor das Nuvens!

— Antes, diante da morte, só havia a caixa para escolher: a caixa grande no passado, a pequena agora.

— E você lhes deu outra opção.

— O pote.

— Que maravilha!

Embora fossem palavras de Wang Shu, essa decisão fora tomada por Jiang Chao. Ninguém poderia ser colocado no pote enquanto vivo, e todos podiam escolher voluntariamente entrar em Artemísia após a morte.

Se fosse por Wang Shu, ela seria daquelas que avançariam a todo custo para cumprir seus planos, talvez colocando todo mundo no pote para acelerar o processo.

Sem dar escolha alguma.

Antes, Jiang Chao até criticara Wang Shu por não ter feito nada antes de seu despertar da câmara de hibernação.

Depois pensou melhor e ficou feliz por ela não ter agido.

Caso contrário, ao despertar, talvez ele encontrasse um mundo vazio, onde todos estivessem presos em potes subterrâneos.

Wang Shu era como uma caminhonete desgovernada, avançando rápido e atropelando tudo, mesmo que fosse uma cidade, ela passaria por cima para chegar ao destino.

E essa caminhonete pensava de forma inesperada; quando parava por falta de peças, em vez de consertar a si mesma, tentava transformar tudo ao redor em peças.

Só Jiang Chao, o motorista, podia frear a tempo para evitar a perda de controle.

Mas, já que o processo começara e havia moradores, o plano do mundo virtual Artemísia não poderia parar tão simplesmente.

Era previsível que Artemísia crescesse cada vez mais.

Talvez se tornasse um mundo paralelo àquele dos vivos, indispensável para todos.

— A expansão e popularização do mundo virtual Artemísia deve ser lenta, sem pressa. Vamos operar um tempo e verificar; se houver problemas, paramos.

— Além disso, mais uma coisa.

— Aqueles com méritos evidentes, após a morte, além de poderem entrar em Artemísia, também poderão assumir cargos e administrar certas instalações.

— Por exemplo, ocupar o posto de deus local, administrar um templo da comunidade, residir no mundo virtual do submundo, mas podendo se conectar rapidamente ao templo local para resolver problemas.

— Ou ser capitão de um barco no rio Yangtzé, ou seja, se tornar um dragão; residir no mundo virtual criado pela base do submundo, mas também se conectar ao mundo humano para transportar cargas ou realizar outras tarefas.

— Contudo, para esses cargos, deve-se estabelecer um sistema de regras para restringir seus atos, impedindo que usem suas facilidades para prejudicar o mundo dos vivos.

Jiang Chao, após visitar Artemísia, parecia ter muitas ideias e as expôs de uma vez só.

Wang Shu, ao ouvir, ficou visivelmente contente.

Ela olhou para o Senhor das Nuvens e disse:

— Finalmente você entendeu o valor do ritual.

O Senhor das Nuvens perguntou:

— Que ritual?

A decisão fora tomada após Jiang Chao visitar Artemísia.

Antes não sentira, mas com a chegada dos novos espíritos, embora Artemísia estivesse mais viva, também parecia haver uma estranha aura de morte.

Pensando bem, se o mundo virtual fosse um lago estagnado e fechado, haveria problemas no futuro.

— Os dois mundos, yin e yang, precisam se conectar para que não se tornem um lago morto.

Jiang Chao deu a tarefa, Wang Shu ficou encarregada de executá-la.

Assim, o plano do mundo virtual Artemísia e o funcionamento inicial do sistema foram estabelecidos.

Dessa forma, o sistema de Artemísia, ou mesmo o mundo sombrio dos mortos, dos espíritos, das divindades e dos dragões, finalmente tomava forma.

Só com o selo do Senhor das Nuvens e sua autorização é que o mundo sombrio poderia existir.

Terminado, Jiang Chao cavalgou o cervo para deixar o céu e retornar ao mundo dos vivos.

Naquele momento, Wang Shu parecia receber notícias do mundo humano e olhou para Jiang Chao.

Ele percebeu que ela queria falar:

— O que houve?

Com um sorriso nos olhos, Wang Shu disse:

— Senhor das Nuvens, temos mais trabalho, nada de voltar para jogar.

— Que trabalho?

Wang Shu explicou:

Um monge estava fazendo circular entre os mortais das regiões de Jinzhou histórias sobre a existência do submundo, do inferno e de Artemísia.

Eles acreditavam que os bons iriam para Artemísia, lar do submundo, e os maus para o inferno, na crença de que o bem e o mal têm consequências e que há reencarnação.

Além disso, a insatisfação popular causada pela negligência na manutenção da barragem e pelo atraso na ajuda humanitária crescia.

Havia ainda casos de corrupção da ajuda emergencial, e os famintos revoltados haviam capturado os culpados.

Eles seriam punidos publicamente em frente ao templo da comunidade, morreriam e seriam enviados ao inferno.

— Agora, em frente ao recém-inaugurado templo, há uma multidão de cidadãos, oficiais, monges e taoístas, todos observando esses homens sendo levados ao inferno!

— Observando como? — perguntou Jiang Chao.

— Curiosamente, o monge tem em mãos a máscara demoníaca que você enviou. Ele está à beira do submundo esperando que os demônios levem os maus para o inferno.

Ao dizer isso, a expressão fria da deusa lunar não pôde esconder um leve sorriso. Depois de um momento, ela voltou-se para Jiang Chao e disse:

— Senhor das Nuvens, você não quer dizer a eles que os maus não vão realmente para o inferno, certo?

Ao ouvir sobre o monge com a máscara demoníaca enviada por ele, Jiang Chao soube imediatamente de quem se tratava.

Nunca imaginara que o presente que pensava ser um pequeno benefício para os mortos no mundo virtual se tornaria uma pedra no próprio sapato.

Mas era justamente nessas horas que ele não podia se desesperar ou fazer papel de bobo.

O Senhor das Nuvens permaneceu calmo e perguntou:

— O que você acha que devemos fazer?

A deusa lunar não respondeu e partiu graciosamente.

— Eu sou apenas uma modesta meteorologista, pensando em como cumprir sua missão, Senhor das Nuvens.

— Você, como divindade, tem muito mais responsabilidades.

— Essas coisas são sua responsabilidade, eu só executo, você decide, não é sempre assim?

Wang Shu falou assim, mas interiormente tramava algo.

Quando o Senhor das Nuvens disse que não podia mandar ninguém ao inferno à toa, os demônios da seita dos Cinco Fantasmas foram os últimos a serem enviados.

Ela esperava que ele se contradissesse para poder zombar dele, seu maior prazer e momento de felicidade.

Especialmente vendo o relutante Senhor das Nuvens, que diante dessas questões se via obrigado a agir e não podia mais se acomodar.

Isso a deixava ainda mais alegre.

A imortal partiu, deixando Jiang Chao sozinho.

---

Desde que o submundo começou a funcionar novamente, com a redefinição da vida e da morte e os espíritos entrando no submundo, o monge ficou radiante.

Desde que, por divergências com outras linhagens budistas, o monge Flor de Lótus levou seus discípulos para o sul, nunca estivera tão feliz.

Porque, finalmente, viu que seu grande voto poderia ser realizado.

No dia seguinte, ele foi com os discípulos ao local dos artesãos celestiais e lhes contou as últimas palavras deixadas pelos falecidos mestres, algo como um testamento.

Mas esse testamento não fora deixado antes da morte, e sim à beira do rio do submundo.

Os artesãos celestiais que ficaram ainda não sabiam o que acontecera em Jinzhou e ficaram chocados ao ouvir.

— O quê? Mestre Jia morreu?

— Você o viu à beira do rio do submundo?

— Como pôde ir até lá?

— Monge, você também tem aquele capacete demoníaco? Não, por que é uma máscara de ritual?

— Você é discípulo do xamã?

Os artesãos cercaram o monge, surpresos. Inicialmente, não acreditavam, mas o monge mostrou mais provas, inclusive a máscara demoníaca, e então passaram a acreditar.

O monge Flor de Lótus disse:

— Sou discípulo do Bodhisattva, naturalmente sou discípulo do Bodhisattva.

Os artesãos responderam:

— Por que sempre o Bodhisattva?

— O xamã é o Bodhisattva.

— Quando o xamã virou Bodhisattva?

— O Bodhisattva é aquele que desperta para aliviar os seres, busca a suprema iluminação com sabedoria e compaixão, pratica as perfeitas virtudes e no futuro alcançará a Budeidade suprema; o xamã é ao mesmo tempo xamã e Bodhisattva, que desce ao mundo para salvar os seres e educá-los...

As palavras do monge eram eloquentes, mas os artesãos não compreendiam; ainda assim, ao ouvir que o xamã era tão grandioso, eles concordaram.

Na calada da noite, artesãos com capacetes demoníacos foram ao lago Peônia, prontos para seguir para Jinzhou, mencionando a entrada dos artesãos falecidos no submundo em Artemísia.

Eles ficaram ainda mais surpresos ao saber que um monge já os avisara, trazendo as últimas palavras deixadas pelos mestres.

---

Com os capacetes demoníacos, os artesãos encontraram o monge, viram que ele carregava a máscara demoníaca e souberam que ele iria para Jinzhou entregar as últimas palavras dos artesãos falecidos a seus familiares.

Então, informaram o xamã e acompanharam o monge até Jinzhou.

Na calada da noite, às margens do rio, o monge montou na besta dragão junto com os artesãos que iam para Jinzhou, subindo nas costas da criatura que parecia uma ilha no meio do rio.

— Baxia! — chamou o monge, sentado em posição de lótus sobre a carapaça.

Ele podia sentir claramente que aquele casco era de pedra.

Mas não conseguia imaginar como uma enorme criatura como aquela flutuava na água e nadava contra a correnteza forte do rio.

— Realmente uma besta divina.

Durante a viagem, o monge perguntou ao artesão com capacete demoníaco, preocupação recente:

— Posso perguntar, artesão celestial, por que não posso mais usar essa máscara demoníaca?

— Ah, é que ela não tem mais poder.

— Ah, e agora? De onde vou tirar poder?

— Mortais não têm poder, só podem pedir emprestado a divindades e bestas divinas. Depois você poderá adorar essa besta divina Baxia e pedir um pouco de poder.

— Entendo, obrigado por avisar.

O monge ficou radiante e logo foi adorar a besta para pedir poder.

Com o poder emprestado, o dragão chegou a Jinzhou.

---

— O quê? Meu marido mandou o senhor trazer notícias?

— Sim.

— O senhor realmente o viu? Ouvi dizer que ele morreu no rio, depois que foi para um tal lugar chamado submundo, ou Artemísia, onde os deuses o recompensaram por suas boas ações.

Numa pequena vila à beira do rio, o monge estava na porta de uma casa. Uma mulher de meia-idade, chorando, segurava sua mão e contava sua história.

Enxugando as lágrimas, ela perguntava ao monge como era Artemísia, se tudo que ouviu era verdade.

— Claro, o bem e o mal têm consequências. Os bons, ao morrer, vão para Artemísia, protegidos pelos deuses e budas.

— Os maus vão para o inferno e sofrem punições demoníacas.

— Que alívio saber que meu marido não sofre lá embaixo. Ouvi dizer que alguns corpos foram levados para o fundo do rio e nunca foram encontrados, talvez se tornem fantasmas da água.

Pouco depois, a praça em frente à casa se encheu de gente, quase toda a vila e moradores de outras vilas que ouviram a notícia vieram ver.

Recentemente, os habitantes de Jinzhou viam os dragões no rio, os artesãos com seus rituais, o templo recém-erguido e seu poderoso deus da terra, e o taoísta que adivinhava o tempo.

Não era fingimento; essas forças divinas e seus poderes transformavam a paisagem, controlando o Yangtzé e protegendo as regiões vizinhas de grandes desastres.

O povo sentia gratidão, visitava o templo diariamente para rezar ao deus da terra, adorava os dragões do rio e admirava as artes divinatórias do taoísta, sempre comentando sobre isso.

Um divino chamado Senhor das Nuvens havia, sem perceber, fincado raízes profundas em Jinzhou, superando todos os deuses, budas e santos anteriores, tornando-se uma existência singular.

Os moradores nunca viram sua estátua ou templo, mas sentiam sua presença em todo lugar; o dragão, o xamã, os artesãos e o taoísta pareciam sombras sob sua luz espiritual.

Agora, um monge chegava.

— Ouvi dizer que aquele lugar se chama Artemísia, e o xamã do Senhor das Nuvens ordenou que as pessoas fossem lá desfrutar.

— Como é Artemísia?

— Dizem que tem tudo, sem preocupações com comida ou roupa, comendo pães gigantes três vezes ao dia.

— Tão bom assim? Eu também posso ir?

— Todo mundo pode ir?

— Só os bons podem entrar.

— E os maus?

— Os maus são levados para o inferno pelos demônios.

O monge entregou a mensagem dos artesãos mortos, mas o povo não o deixou partir, cercando-o.

— Mestre, se você pode andar entre os dois mundos, conte-nos como são o submundo e Artemísia.

— Sim, conte-nos, por favor!

Ali mesmo, o monge discursou novamente, explicando sua doutrina de causa e efeito.

Desta vez, parecia mais uma filosofia para incentivar a bondade.

Disse que fazer o bem traz bons frutos, e as futuras reencarnações são abençoadas.

Dizia que fazer o mal leva ao inferno.

Muitos acreditavam.

Mas sobre o inferno, poucos.

Agora, porém, ele falava com convicção, pois vira o submundo e os espíritos do além.

Por isso, não temia mais o descrédito, falava com firmeza.

Não acredita? Espere até ser levado ao submundo pelos demônios, eu estarei lá para ver se você acredita.

E não faça papel de fantasma chorão diante de mim.

O povo, após ouvir o monge, desejava conhecer o submundo e Artemísia, mas temia o inferno.

Era exatamente o efeito desejado pelo monge, que não só trazia a mensagem dos artesãos, mas também espalhava sua doutrina de causa e efeito.

Ao partir, o monge lembrou-se de algo e virou-se, unindo as mãos para perguntar à mulher:

— A ajuda governamental de alimentos e o dinheiro de compensação pelo trabalho nas barragens chegaram até você?

A mulher, uma camponesa simples que nunca saíra dali, respondeu:

— Que ajuda? Não recebi nada.

— Trabalhar na barragem é ser um guardião, sempre foi assim, e mesmo morto, não há solução, é o destino!

O monge compreendeu e juntou as mãos em prece.

— Parece que alguns logo experimentarão as punições dos demônios no inferno.

O monge seguiu rumo à foz do rio, onde o desastre fora mais severo.